quinta-feira, 24 de março de 2011

Bolsa do Sistema UAB - "bomba relógio"?

No recente número da Revista EAD Tutor (uma produção da Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância - ANATED) a matéria de capa anuncia: Bolsas de Estudos das UABs pode ser a bomba relógio do sistema público de EaD 

Como meu foco de pesquisas nos últimos anos tem relação direta com o assunto , busquei ler com bastante cuidado o que as páginas 48 a 51 da revista eletrônica apresenta.


 

Com citações de alguns ilustres acadêmicos da EAD no Brasil, e com depoimentos de alunos, a reportagem apresenta o problema (?) das bolsas no Brasil, pagas para professores e tutores do Sistema UAB.

Apesar de trazer um tom reivindicatório, o texto coloca-nos diante de muitas questões, entre elas a questão de "quem é o tutor no sistema UAB". Muitas vezes o sistema exige uma qualificação e uma dedicação de 20 horas (que na prática ultrapassa este tempo para quem faz seu trabalho de tutoria corretamente) ao mesmo tempo que não remunera adequadamente quem exerce esta função.

No modelo atual de EAD que temos nas UAB's, o tutor é fundamental, mas o tratamento que se dá a estas pessoas que tem a responsabilidade da interação do aluno com a instituição é precário.

Outro tema que poderíamos discutir é a própria questão do que seria esta bolsa... é ajuda de custo? é bolsa de estudo e pesquisa? e porque não pode ser concomitante com outras bolsas?

E outro ponto: pagar bolsa para o professor que ministra uma disciplina na EAD significa que este tempo que ele dedica não pode ser contabilizado na sua carga horária geral, dentro da Universidade?

Mas também trago a tona um ponto já observado por João Mattar (que também é citado na reportagem): quem está por trás desta ANATED? Quem financia a revista e a associação?

Bem, isso deixo para você, caro leitor deste blog, descobrir folheando a revista eletrônica... e depois deixe suas impressões aqui (se desejar, comentando esta postagem).

E continuemos discutindo sobre o Tutor na EAD...

Nenhum comentário: