sexta-feira, 4 de março de 2011

Alagoano receberá comenda da NASA

Do site: http://www.ifal.edu.br


O professor Emerson Lima, do Campus do Ifal em Palmeira dos Índios será um dos homenageados com a Comenda Científica Dr. Samuel Cunha  Filho, oferecida pelo   Núcleo Tecnológico do Agreste pelos  trabalhos em favor da ciência e tecnologia com Robótica no Instituto Federal de Alagoas. A homenagem ocorrerá em abril deste ano. Esta comenda é um reconhecimento do Núcleo Tecnológico do Agreste ao Dr. Samuel Cunha Filho, cientista pernambucano falecido em 2007, que dentre outras atividades, trabalhou para a NASA, participando de projetos como o da Apollo 11, missão do homem na lua e Apollo 13. A comenda é entregue de quatro em quatro anos pela Cientista Brasileira na NASA Drª Rosaly Lopes do JPL (Laboratório de Propulsão A jato da NASA na Califórnia USA. A Dra. Rosaly é Cientista da NASA mundialmente conhecida, inclusive sendo a única brasileira (o) a conquistar até hoje (2005) a conceituada “Medalha Carl Sagan” da prestigiada Sociedade Astronômica Americana. 
O grupo de Robótica do Campus Palmeira dos Índios é coordenador pelo Professor Emerson Lima desde 2009, com a colaboração do prof. Rodrigo Mero. Fazem e fizeram parte do grupo, alunos dos cursos técnicos em informática, edificações, eletrotécnica e tecnológico em sistemas elétricos, num total de 10 alunos. Atualmente, o grupo desenvolve três projetos de pesquisa envolvendo robótica, educação, prototipagem e educação física, além de um projeto de extensão com a comunidade de Palmeira de Fora.
No ano de 2010, o grupo participou de vários eventos em nível local, regional e nacional, apresentando palestras, artigos e mini-cursos, como o Encontro de Iniciação Científica, no Campus Palmeira dos Índios, Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) em Maceió, Escola Regional de Computação (ERBASE), Olimpíada Brasileira de Robótica, Congresso da SBPC e Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). Ainda em 2010, o grupo participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, onde teve destaque nacional em reportagens do Jornal Hoje, Jornal da Record e TV Escola, tendo recebido o prêmio de Inovação Tecnológica da Empresa National Instruments e sendo convidado a participar da Tenda Inovação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo MCT no Rio de Janeiro.  Em dezembro, fechando o produtivo ano de 2010, um dos projetos do grupo foi contemplado no “Concurso Pró-Inovação Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”.

Nenhum comentário: