8° SENAED Seminário Nacional ABED de Educação a Distância “Capitalizando nos Interesses Comuns da EAD: Acadêmica, Corporativa e Geral” 27 a 29 de abril de 2011 - João Pessoa - Paraíba (Hotel Tambaú)
“Convergência” é um termo usado cada vez com maior frequência para se referir à aproximação crescente entre duas ou mais entidades ou fenômenos, levando a uma provável sobreposição ou fusão entre eles. Independente da sua taxa ou velocidade de aproximação, é possível observar que as suas “barreiras de entrada” estão diminuindo, e que, num processo de evolução, algo novo, composto de elementos antes separados, está emergindo. Por exemplo, temos a convergência por meio da qual várias tecnologias com funcionalidades distintas estão se juntando, para formar um sistema inovador, como, por exemplo, as indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações, mídia e produtos eletrônicos destinados ao consumidor. Ou, ainda, no caso de telecomunicações, a fusão cada vez maior de telefonia, televisão e computação, levando à oferta de serviços múltiplos por um fornecedor único.
Em aprendizagem a distância, ou educação flexível, já é possível observar a tendência de fusão por parte de instituições de ensino e entidades corporativas, uma vez que os desafios que elas enfrentam são similares, senão iguais: tecnologia, pedagogia, avaliação do aprendiz, preparação de recursos humanos (para criar e manter programas de estudo), bem como aspectos específicos de gerenciamento, finanças, legislação e propriedade intelectual.
A aprendizagem na instituição pós-secundária está cada vez menos humanística e mais profissionalizante; a aprendizagem na empresa ou órgão governamental está cada vez mais dedicada a questões mais abstratas (como ética, transparência e responsabilidade social), diminuindo a exigência de conhecimentos práticos como estatística e cálculos financeiros, já que temos disponíveis as ferramentas de informática para resolver questões nessas áreas.
Quer dizer, a universidade está progressivamente similar ao departamento de treinamento da organização, enquanto esta parece cada vez mais com uma universidade. Isso é conveniente? É inevitável? O processo oferece oportunidades? Oferece perigos? Colocando de lado os preconceitos históricos envolvidos nessa discussão, e considerando a possibilidade de a aprendizagem a distância vir a ser o primeiro setor educacional afetado significativamente por essa convergência, vamos perguntar: qual a probabilidade de a EAD possuir as características que conduzirão ao sucesso nas novas demandas da “ecologia de conhecimento”? Com a aproximação das duas comunidades mantidas distintas até agora, quais são as primeiras evidências dessa convergência? Será que vai ser bom para alguns e não para outros? Se nós não questionarmos o presente e não estudarmos o nosso próprio futuro, teremos que aceitar o que vier.
A aprendizagem na instituição pós-secundária está cada vez menos humanística e mais profissionalizante; a aprendizagem na empresa ou órgão governamental está cada vez mais dedicada a questões mais abstratas (como ética, transparência e responsabilidade social), diminuindo a exigência de conhecimentos práticos como estatística e cálculos financeiros, já que temos disponíveis as ferramentas de informática para resolver questões nessas áreas.
Quer dizer, a universidade está progressivamente similar ao departamento de treinamento da organização, enquanto esta parece cada vez mais com uma universidade. Isso é conveniente? É inevitável? O processo oferece oportunidades? Oferece perigos? Colocando de lado os preconceitos históricos envolvidos nessa discussão, e considerando a possibilidade de a aprendizagem a distância vir a ser o primeiro setor educacional afetado significativamente por essa convergência, vamos perguntar: qual a probabilidade de a EAD possuir as características que conduzirão ao sucesso nas novas demandas da “ecologia de conhecimento”? Com a aproximação das duas comunidades mantidas distintas até agora, quais são as primeiras evidências dessa convergência? Será que vai ser bom para alguns e não para outros? Se nós não questionarmos o presente e não estudarmos o nosso próprio futuro, teremos que aceitar o que vier.
Prof. Dr. Fredric Michael Litto Presidente da ABED
Programação Preliminar
• Consuelo Fernandes - Avaliação para EaD;
• Eliane Schlemmer - Dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem aos Mundos Digitais Virtuais em 3D: o que se mantêm e o que se modificou no contexto da EaD?
• Ivete Palange - Matéria Didático para EaD: Texto impresso, tablet, hipermídia : uma metamorfose ambulante;
• Léa Depresbiteris - Competência em EaD;
• Marcos Resende Vieira - Implantando uma universidade corporativa de sucesso;
• Marta de Campos Maia - Gestão em EAD: planejamento, estudo de viabilidade e implantação;
• Martin Restrepo - M-learning curso prático;
• Antonio Cassimiro Preto de Souza (aguardando confirmação)
• Vani Moreira Kensky - Design Instrucional;
• Representante do Ministério da Educação(aguardando confirmação)
• Eliane Schlemmer - Dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem aos Mundos Digitais Virtuais em 3D: o que se mantêm e o que se modificou no contexto da EaD?
• Ivete Palange - Matéria Didático para EaD: Texto impresso, tablet, hipermídia : uma metamorfose ambulante;
• Léa Depresbiteris - Competência em EaD;
• Marcos Resende Vieira - Implantando uma universidade corporativa de sucesso;
• Marta de Campos Maia - Gestão em EAD: planejamento, estudo de viabilidade e implantação;
• Martin Restrepo - M-learning curso prático;
• Antonio Cassimiro Preto de Souza (aguardando confirmação)
• Vani Moreira Kensky - Design Instrucional;
• Representante do Ministério da Educação(aguardando confirmação)
Inscrições
Via Internet no site da ABED: http://www2.abed.org.br/ seminário2011
O mailing completo das inscrições será disponibilizado aos patrocinadores.
O mailing completo das inscrições será disponibilizado aos patrocinadores.
Participe!
Acompanhe pelo site http://www.abed.org.br/ seminario2011/
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