terça-feira, 28 de setembro de 2010

Piloto do Projeto UCA em Alagoas

Hoje, no auditório da Associação do Municípios Alagoanos, na presença de várias autoridades da Universidade Federal de Alagoas, da PUC-SP, do Estado de Alagoas e da Undime, e professores formadores e pesquisadores, foi lançado o PILOTO do Projeto UCA (Um computador por Aluno) em Alagoas.



O projeto de implantação que vai durar 6 meses, deverá analisar a produção dos professores e alunos de escolas públicas contempladas nesta fase do projeto, que está sob a coordenação estadual do Prof. Dr. Luís Paulo Mercado.



A Universidade Tiradentes (Sergipe) promove na próxima semana (04 a 06 de outubro) a INFOEDUC – 1ª Semana de Informática na Educação.


O evento é uma organização das coordenações de Licenciatura em Informática EAD e Pedagogia EAD e presencial da Universidade Tiradentes. O objetivo do evento é Integrar as áreas de Informática e Educação para promover a expansão da inclusão digital versus educação através de palestras, apresentações de trabalhos e minicursos.

Mais informações: pedagogia_ead@unit.br
NEAD: (79) 3218-2186

domingo, 26 de setembro de 2010

XI SEFOPER - João Pessoa

Nos dias 23 a 25 estive em João Pessoa, participando com professores de todo o Brasil do XI SEFOPER - Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.



O evento aconteceu nas dependências da Universidade Federal da Paraíba, e o tema norteador dos estudos foi: Direitos Humanos, Diversidade Religiosa e Ensino Religioso: contextos, perspectivas e propostas. Após muitos estudos, discussões e propostas, realizamos um passeio pela parte histórica da cidade, concluindo com o famoso pôr do sol na Praia do Jacaré.

Mais informações no site do FONAPER: http://www.fonaper.com.br/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Periódicos Qualis...

Quando a "conversa" é pesquisa, um dos objetivos concentra-se na publicação de resultados, para que outras pessoas, pesquisadores ou instituições, possam usar estes resultados na melhoria da sua ação. No caso da educação seria na melhoria do processo ensino-aprendizagem.
.
Uma das formas de publicar os resultados é submetendo-os em forma de artigo científico para algum periódico especializado na área. Mas nem todo periódico é considerado científico. Como então saber se o que estamos lendo tem respaudo científico?
.
A CAPES é um dos órgãos que avalia os periódicos, conceituando-s com uma espécie de "certificado".
.
Para a CAPES, "Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados [...] para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero".
.
Ou seja, se o periódico que você está lendo ou publicando é Qualis A, então este periódico possui uma qualidade superior a um outro periódico que possua Qualis C. Isso é um "termômetro" para a comunidade científica.
.
Hoje, visitando o blog PESQUISA EM EDUCAÇÃO ONLINE, utilizado pelo Prof. Dr. Luís Paulo Mercado com seus alunos do mestrado, vi que ele postou uma relação dos periódicos analisados pela CAPES. Vale a pena visitar e conhecer estes periódicos, inclusive para alunos de mestrado e doutorado, ou para docentes as IES. Inclusive pela pontuação para o currículo... mas isso já é tema para outra postagem...
.
Visite o blog e conheça os periódicos Qualis A e B na área de Educação:

http://pesquisaonline.spaceblog.com.br/

domingo, 19 de setembro de 2010

O que é o Projeto UCA?


O Projeto UCA é uma iniciativa do Governo Federal que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação. A intenção do Programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país. É preciso preparar desde já os alunos para serem agentes criativos. Dentro desse contexto, acredita-se que o laptop seja uma ferramenta fundamental, já que auxilia o aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da interação na rede tecnológica. A constante troca de experiências e informações entre os próprios alunos e entre as crianças e suas comunidades poderá aproximar Escola e Comunidade, motivando os alunos a produzir conhecimento.

"O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil."

Para mais informações:

Laptops na escola... mudando paradigmas

Olá visitantes deste blog, iniciando esta semana, gostaria de convidá-los a visitar dois outros blogs, ambos que postagens sobre a mesma temática: o projeto UCA (Um computador por aluno).

No blog da Profa. Ana Beatriz (UFPE) ela apresenta relatos que precisamos ter conhecimento e analisar, como o seguinte trecho que transcrevo aqui...

[...] Outra grande surpresa foi em Caetés, que está inserido no UCA Total e já se tornou uma realidade na cidade. Vejam só que depoimento fantástico da equipe de avaliação: A equipe de avaliação chegou à cidade em pleno feriado municipal e encontraram as crianças na praça usando o laptop para navegar na internet, fazer trabalhos da escola e acessar o orkut, é claro. Até na feira os laptops já circulam. Uma verdadeira revolução na cidade.Segundo depoimentos, existem alunos de outras cidades querendo estudar em Caetés e até mesmo alunos das escolas particulares da cidade migrando para a rede pública. À noite, inacreditavelmente, a escola estava aberta para os alunos poderem se conectar à internet e eles estavam lá, sem querer ir para casa. Todas essas experiências estão apontando para um resultado muito importante: a tecnologia bem empregada na educação, pode sim, fazer muita diferença! [...]

Muito significativo neste momento das primeiras impressões e avaliações é perceber o grau de motivação dos alunos, professores, gestores e demais envolvidos.

O outro blog é do grupo Webcurrículo, da PUC/SP, que sempre está postando sobre este tema e recentemente disponibilizou a apresentação do prof. J. A. Valente da Unicamp no 3º Encontro sobre Laptops na Educação.

Visite e confira:






quarta-feira, 15 de setembro de 2010

XVI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação

CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS está promovendo o XVI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação nos dias 7 a 10 de dezembro de 2010.

A chamada de trabalhos está aberta até 18 de outubro de 2010. E as temáticas são diversas (veja no site http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo16. Os trabalhos selecionados serão publicados na RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação (revista avaliada no sistema Qualis da CAPES)

Participantes remotos poderão apresentar suas palestras por videoconferência.

Maiores informações no site http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo16/

Expansão de polos de EAD em Alagoas

Do site da UFAL:
por Jhonathan Pino

Programa de Formação de Professores prevê mais de 2 mil vagas de EaD em Alagoas

A reitora Ana Dayse Dorea e os reitores Laudirege Fernandes, da Universidade Estadual de Alagoas(Uneal), Rozangela Wysomirska, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e Sérgio Costa, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), estiveram reunidos, no início desta semana, no gabinete da reitora da Ufal, com prefeitos de cidades interessadas na implantação de novos polos de Educação a Distância.

Os prefeitos Luciano Barbosa, de Arapiraca, Jasson Gonçalves, de Pão de Açúcar, o secretário de Educação de Penedo, Ronaldo Vicente, e representantes da Secretaria Estadual de Educação verificaram as possibilidades de aderir ao Programa de Formação de Professores, lançado pelo Ministério da Educação com o objetivo de proporcionar formação para cerca de 30 mil professores do ensino básico e médio em Alagoas.

As quatro Universidades envolvidas com Educação a Distância em Alagoas apontaram seis cidades para terem seus polos implantados já no ano de 2011. Juntas, as instituições podem oferecer até 2750 vagas, após investimentos de infraestrutura. De acordo com o Ministério da Educação, nessa parceria, as universidades entram com os programas de EaD e os municípios são responsáveis pela estrutura física das escolas onde serão implantados os polos.

“Esses seis polos identificados pelo MEC devem se juntar aos outros cinco já existentes no Estado alagoano: Santana do Ipanema, Maragogi, Olha d’Água das Flores, São José da Laje e Maceió, através de parceria entre as universidades, o Estado e os municípios”, explica a reitora Ana Dayse Dorea.

As dificuldades para implantação passam por investimentos de laboratórios para os cursos de Física, Biologia e Educação Física, que devem ser assumidos pelas prefeituras. “Os cursos já estão prontos e as universidades têm larga experiência em EaD, só faltam condições para que estes polos sejam implantados”, relata a reitora Rozangela Wysomirska.

Conforme levantamento feito pela Secretaria Estadual de Educação, essas vagas seriam distribuídas entre as cidades de Maceió (600), Teotônio Vilela (400), Piranhas (450), Arapiraca (700), Penedo (300) e Pão de açúcar (300), que receberiam os cursos e licenciatura em Física, Matemática, Biologia, Português, Geografia, Química, Pedagogia e Educação Física.

As cidades vão ser visitadas pelas comissões com representantes das quatro universidades para verificar a infraestrutura e definir a adesão dos municípios ao programa. “Quando o Governo Federal intensifica suas ações para a qualidade da educação, o primeiro passo é a formação de professores. É essencial que as cidades em desenvolvimento, como Arapiraca, invistam agora na educação”, ressalta Anamelea de Campos Pinto, coordenadora da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Congresso Acadêmico da UFAL

Do site da UFAL:

Excelência Acadêmica com Inclusão Social é o tema central do VII Congresso Acadêmico, que está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 15, e acontece entre os dias 18 e 23 de outubro com o objetivo de promover o intercâmbio científico entre os Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão da Universidade Federal de Alagoas.

A exemplo das edições anteriores, além da apresentação de estudos científicos em diversas áreas do conhecimento, o congresso constará também com programação artístico-cultural envolvendo em atividades simultâneas unidades acadêmicas e de Ensino a Distância (EaD) e polos de expansão de ensino superior da Universidade Federal de Alagoas.

As inscrições ocorrem até o dia 30 de setembro através do endereço eletrônico do Congresso Acadêmico. O login de acesso é o CPF e a senha é a mesma do Sistema Acadêmico (quem ainda não acessou o Sistema Acadêmico - a senha são os primeiros 6 dígitos). Qualquer dificuldade, entrar em contato com o NTI.

O congresso tem a coordenação geral do vice-reitor Eurico Lôbo, que semanalmente, às quintas-feiras, no horário da manhã, vem reunindo a comissão organizadora, formada por dois representantes de cada unidade acadêmica, de cada Unidade de ensino do interior, da EaD, representação estudantil, Programa de Estudantes/Convênio de Graduação (PEC-G ),Pró-reitoria de Extensão, Pró-reitoria Estudantil e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Também integra a Comissão, um representante do 5º Colóquio Nacional de Epistemologia da Educação Física, evento que será sediado no campus Maceió durante o evento.

“O Congresso Acadêmico é um evento consolidado, envolvendo a comunidade universitária e o público externo neste grande momento de aprendizagem, debates e troca de saberes”, diz Eurico Lôbo. Mais de dois mil trabalhos foram inscritos na edição 2009, distribuídos nas categorias de monografia, trabalho de extensão, pesquisa, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), palestra, mesarredonda, minicurso, oficina, dentre outras, totalizando mais de seis mil autores, entre apresentadores e orientadores.

Seminário de EAD em Pernambuco



IFPE realiza evento sobre Educação a Distância na próxima semana.
Confira programação e detalhes em: http://www.seminarioeadpe.com.br/

"Do livro impresso à hipermídia eletrônica, da máquina de ensinar à realidade virtual, e com a utilização das redes de computadores para aprendizagem e formação presencial ou a distância, as atuais tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação vêm modificando, substancialmente, as relações do homem com o mundo, no cotidiano, nas escolas, nas universidades, nas empresas. "

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

UNESA promove evento sobre TIC

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) há oito anos consecutivos vem promovendo, sob a responsabilidade de sua linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE), o evento:

Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (E-TIC).


O objetivo principal do E-TIC é divulgar e discutir trabalhos de alunos de cursos de pós-graduação stricto-sensu (PPG) e de mestres e doutores em educação e comunicação recém-titulados.

TICPE - UNESA

Foro de Innovaciones en Educación Superior

Se invita al conjunto de los universitarios y actores del sistema educativo nacional a participar en este Foro a través de la presentación de resultados de evaluación de experiencias y de estudios e investigaciones educativas sobre los tópicos previstos. *Ya se encuentra disponible en la página web el envío de resúmenes*

El *IV Foro de Innovaciones Educativas* se presenta este año integrado al *I Encuentro de Renovación de la Enseñanza*, al *II Foro de Experiencias Educativas Semi-presenciales* y a la *Muestra de Materiales Didácticos*.

Con esta iniciativa, y en el marco de las políticas de universalización de la educación superior y de la construcción del Sistema Nacional de Enseñanza Terciaria Pública, la Comisión Sectorial de Enseñanza busca generar un espacio de socialización y debate sobre experiencias educativas innovadoras promovidas por las comunidades académicas en los niveles terciario y universitario.

Las acciones desarrolladas en los últimos años para la ampliación del acceso a la educación superior, el estímulo a la permanencia y la continuidad de los estudios han sido múltiples y de naturaleza muy diversa.

En esta convocatoria se procura focalizar la mirada en los procesos de transformación curricular, de renovación de la enseñanza presencial, el uso educativo de las TIC y la producción de nuevos materiales didácticos.

Mais informações: http://ivforoinnova.cse.edu.uy

Nº 5 da Revista EDaPECI

Revista EDaPECI disponibiliza novo número, com novos artigos na área de TIC e Educação e Distância.



Veja o Sumário
Artigos
Mídias, espaços educativos e suas relações com a comunidade

Maria José Nascimento Soares, Roseli Pereira Nunes

Possibilidades do uso da mídia Internet a partir da interface blog para o mapeamento das interações online
Ivanderson Pereira Silva

Interações no ambiente virtual de aprendizagem
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

A presença social nos ambientes virtuais de aprendizagem: releituras
Lilian Gomes Azevedo, Glaucio José Couri Machado

Improving the believability in the interaction of synthetic virtual agents: Towards Personality in Group Dynamics
Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Danilo Reinert, Rui Prada, Jonas Bezerra, João Camilo

Rádio Educação: a trajetória do programa Rádio EDUC-SE
Deise Juliana Francisco, Soray Brito Dantas Sobral

Uso da Informática Educativa numa escola estadual do município de Maceió/AL
Claudete Ferreira dos santos

Tic em Blog na formação docente superior: narrativa de um formador
Luis Paulo Leopoldo Mercado

Educação a Distância: redimensionando as concepções teóricas sobre currículo
Paula Patrícia Barbosa Ventura

A propriedade intelectual na Universidade Federal de Sergipe
Cláudio Andrade Macedo, Suzana Leitão Russo

Bibliografia Comentada
Luis Paulo Leopoldo Mercado

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mestrado e Doutorado na UFAL - inscrições abertas

Do site da UFAL:

Ufal abre inscrições para pós-graduações

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) divulgou Edital para seleção de alunos de pós-graduação. São 439 vagas distribuídas entre 22 programas de pós-graduação nas categorias de Mestrado profissional, Mestrado acadêmico e Doutorado, que devem ter início no primeiro semestre de 2011.

Os cursos oferecidos abrangem as três áreas de conhecimento: Exatas, Humanas e Saúde. Apesar das inscrições serem realizadas na Propep, inclusive via correio expresso (Sedex), as datas de inscrição são diferenciadas para cada programa de pós-graduação.

Já no caso dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira, Matemática, Física da Matéria Condensada e de Doutorado em Materiais, os interessados devem se dirigir à respectiva Coordenação do Programa de Pós-Graduação, para o procedimento de pré-inscrição. No Doutorado em Materiais, o interessado, antes do ato da inscrição deve fazer sua pré-inscrição online através do formulário eletrônico.

Cursos com inscrições abertas

Neste segunda-feira, 6 de setembro, as inscrições já começaram para os programas de Ciências da Saúde, Economia, Educação e Meteorologia. Ainda em setembro, os cursos de Dinâmica do Espaço Habitado (Arquitetura), Engenharia Civil, Engenharia Química, Nutrição, Zootecnia, além de Recursos Hídricos e Saneamento iniciam o período de inscrições. Os programas de Mestrado e Doutorado em Matemática e Materiais têm fluxo contínuo no processo de inscrições.

Os resultados finais também serão divulgados de acordo com o calendário de cada curso e estarão disponíveis na página eletrônica da Propep. A previsão para o início das aulas é no dia 7 de março de 2011. Veja Edital em anexo.

Em breve a Ufal lançará também o Edital voltado para a capacitação institucional das ICT Públicas do Estado de Alagoas (Fapeal, Ufal, Ifal, Uneal e Uncisal) e o Edital para estudantes estrangeiros interessados em cursar mestrado e doutorado na Ufal.

Mais informações no site da Propep.

Tutor não é professor? - Provocando discussão...

Após as férias, a lista de discussão Lista de la Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (UNED):
http://www.uned.es/cued/ voltou com algumas temáticas, e diante de meus estudos, um questionamento tem se tornado bem particular: ¿Cómo evaluar al tutor de la WEB 2.0? (Como avaliar o tutor da web 2.0?).

As respostas a esta questão tem sido bem pontuais, refletindo e discutindo que antes de avaliar é necessário perceber quem é o tutor e em que modelo de EAD ele se enquadra ou em que modelo de EAD ele foi formado, inclusive para atuar na prática docente.

Hoje pela manhã recebemos uma participação na lista bem intrigante (no mínimo), e que replico aqui para servir de provocação a nossos estudos e debates. Afinal de contas... quem é o tutor? Ele é professor ou não? Ele se enquadra na categoria docente?

Não vou responder no momento, até pelo fato de que já o fiz em outras postagens. Apenas deixo aqui o comentário da lista para que possamos pensar sobre nossas posições políticas diante da prática docente. Mas depois também leia o artigo: El papel del tutor en el aprendizaje virtual, de Javier Martínez (Chile). Será uma boa confrontação!

Nuestra Consultora viene trabajando desde hace varios años en la formación de profesores para los
procesos con medios digitales, en especial elaboramos un Modelo propio para el trabajo en esta
aulas.

Hoy dirigimos las aulas digitales de dos universidades y en estos momentos los profesores formados
han atendido a más de 35 mil estudiantes de varias carreras.

En nuestra opinión el profesor tiene que ser "profesor", es decir debe contar con preparación
pedagógica, debe disponer de experiencia docente y por ende dominar su contenido.

El Modelo que comento rechaza la idea que el profesor es facilitador, no facilitamos, organizamos.
Organizamos tanto las tareas de enseñanza como las de aprendizaje, por ello nos referimos a un
proceso pedagógico desarrollado en ambientes digitales.

El profesor debe contar con preparación en el campo tecnológico o de selección diseño y empleo de
los medios. Con tal fin desarrollamos desde hace algunos años un sistema de formación que se puede

Saludos

DrC. Carlos Bravo Reyes

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cadastro de Docentes para EAD - UFAL



A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/CIED convida docentes efetivos da Ufal e professores de outras instituições de ensino superior que atenda as exigências da lei de bolsa do FNDE, que possuam conhecimentos em Educação a Distância (EAD) e habilidades em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior, para compor o Grupo de Formação Continuada. Período de inscrição: 6 a 30 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário no link.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EAD em discussão


Comunidade acadêmica debate evolução da modalidade no país


Foz do Iguaçu (PR) — A melhoria da qualidade dos cursos de educação a distância, as novas tecnologias, os conteúdos e as práticas pedagógicas estarão em debate a partir desta quarta-feira, 1º, no 16º Congresso Internacional de Educação a Distância. O encontro reúne, até sexta-feira, 3, em Foz do Iguaçu (PR), 1,1 mil participantes da comunidade acadêmica do Brasil. Farão palestras representantes da França, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Venezuela, República Dominicana e Paraguai.

Na cerimônia de abertura, na noite de terça-feira, 31 de agosto, o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Fredric Litto, afirmou que o Ministério da Educação tem contribuído para a melhoria da qualidade dessa modalidade de ensino no país. Para ele, o canal de diálogo estabelecido por meio da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC tem sido fundamental para responder as questões da comunidade. A Abed é a promotora do encontro.

Em 2008, o MEC abriu processo de supervisão em 39 instituições de ensino superior para avaliar os cursos de graduação a distância e garantir a qualidade. O secretário de educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, salientou que o governo federal tem investido na modalidade. “A educação a distância é um processo que desenvolve o processo cognitivo do estudante, e isso tem sido demonstrado no desempenho positivo desses alunos”, analisou. “Ao inserir estudantes excluídos do processo educacional, principalmente por morarem em locais distantes dos grandes centros, conseguimos realizar essa inclusão.”

Nesta quarta-feira, 1º, o encontro tem prosseguimento com apresentações sobre a evolução da educação brasileira, avaliação e novos modelos educativos, entre outros temas. De manhã, o secretário Carlos Bielschowsky fala sobre a educação a distância no Brasil nos últimos anos. À tarde, das 14h30 à 16h30, participará de mesa-redonda com a comunidade para esclarecer dúvidas sobre regulação e supervisão de cursos.


Por Adriane Cunha