Olá professores estagiários do curso de Licenciatura em Física do Polo de Santana do Ipanema(UAB/Ufal)!
Nesta 2ª semana de andamento da nossa disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de Física 1, vamos discutir sobre o As Diretrizes Curriculares Nacionais. Para tanto, vamos recuperar alguns conceitos discutidos na disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação, tais como o conceito de Currículo Nacional. Para fundamentar a nossa discussão, sobre as DCN, sugerimos a leitura dos textos: Currículo Nacional: reflexões necessárias e o próprio texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Nesta 2ª semana de andamento da nossa disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de Física 1, vamos discutir sobre o As Diretrizes Curriculares Nacionais. Para tanto, vamos recuperar alguns conceitos discutidos na disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação, tais como o conceito de Currículo Nacional. Para fundamentar a nossa discussão, sobre as DCN, sugerimos a leitura dos textos: Currículo Nacional: reflexões necessárias e o próprio texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Aqui neste espaço do blog, vamos discutir acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta de uma formação comum para culturas diferentes como é o caso do Brasil. Para fundamentar a nossa discussão sobre este percurso é necessário fazer a leitura dos Textos. Como material de leitura complementar, sugerimos a leitura do Livro: Currículo Cultura e Sociedade, organizado por Antonio Flávio Moreira e Tomáz Tadeu da Silva. ´
As discussões terão como questões norteadoras:
A quem atende a idéia de um currículo nacional? Quais são as idéias pedagógicas por traz das DCN? Qual é o lugar do qual falam as DCN? Quais os ganhos e as perdas que o discursos das DCN acarretam para a Educação Nacional?
Vamos primar pelo conteúdo de nossas interações e pela fundamentação teórica nos argumentos utilizados. Temos que argumentar, mas argumentar com propriedade ok? Serão valorizadas e estimuladas as interações entre alunos(as) e alunos(as) e com o grupo.
Vamos interagir e construir juntos a nossa disciplina!!!!
Bons estudos e um forte abraço!
Prof. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Prof. Ivanderson Pereira da Silva.
A quem atende a idéia de um currículo nacional? Quais são as idéias pedagógicas por traz das DCN? Qual é o lugar do qual falam as DCN? Quais os ganhos e as perdas que o discursos das DCN acarretam para a Educação Nacional?
Vamos primar pelo conteúdo de nossas interações e pela fundamentação teórica nos argumentos utilizados. Temos que argumentar, mas argumentar com propriedade ok? Serão valorizadas e estimuladas as interações entre alunos(as) e alunos(as) e com o grupo.
Vamos interagir e construir juntos a nossa disciplina!!!!
Bons estudos e um forte abraço!
Prof. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Prof. Ivanderson Pereira da Silva.
.
8 comentários:
Olá pessoal. O que estão achando do texto sobre currículo e qual a impressão de vcs sobre o DCNEM?
Vamos lá gente, comentem e exponham suas opiniões, elas são importantes no processo de aprendizagem de vcs acerca do assunto.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços a todos.
Prof. Ana Paula Praxedes.
Acredito que atende a ideia de pessoas envolvidas com a educação, logo a ideia de DCNs, esta dentro da formação do cidadãos e para a preparação para o trabalho, assim as DCNs esta fundamentada dentro da LDB, que procura leva soluções e melhorias ao cenário educacional do nosso pais.
Acredito que atende a ideia de pessoas envolvidas com a educação, logo a ideeia de DCNs, esta dentro da formação de cidadãos e para a preparação para o trabalho e continuação dos estudos, assim as DCNs esta fundamentada a LDB, que procura leva soluções e melhorias ao cenário educacional.
jose Cícero, polo de Sanatana do Ipanema.
Olá José Cícero. Muito bom o seu comentário. Vamos expandir essa reflexão. Quais os benefícios e malefícios da implantação de um currículo nacional? Quais as consequências?
Abraços a todos.
Vamos lá pessoal, participem também. A discussão não é a mesma sem vcs! :)
Prof. Ana Paula Praxedes.
Olá pessoal!
Poquíssimos alunos entregaram a resenha crítica referente ao texto da primeira semana. Pessoal devo ressaltar que não entregar ficará sem nota. Adiamos o prazo e vcs tem até o dia 20/03 para entregar as duas resenhas críticas referentes aos textos da primeira e segunda semana de aula. Por favor pessoal, não deixem de entregar! Envie para o meu email ou de algum outro professor cujo email estás nos blogs que citarei abaixo. E qualquer dúvida estou a disposição de vcs. Quem estiver com dificuldade me envie uma email e tire suas dúvidas. Além disso gente, vcs já estão acessando o moodle? Pois não há comentários de vcs lá. Caso não estejam, acessem os blogs dos professores Ivanderson e Fernando:
http://ivandersonpereira.blogspot.com/
http://fernandoscpimentel.blogspot.com/
Pessoal, postem suas dúvidas e comentários. A participação de vcs é muito importante e poucos estão participando. Essa interação faz parte do processo de aprendizagem de vcs.
Abraços a todos.
Prof. Ana Paula Praxedes.
A proposta de um currículo nacional é importante para firmar as bases e diretrizes pedagógicas do contexto educacional. Porém deve-se levar em consideração o grande território, uma população com várias culturas e uma sociedade amplamente diversificada; de forma que, ocorra integração das partituras regionais do saber para o ensino médio. Com o objetivo de preparar essa diversidade de mentes em desenvolvimento para o mercado de trabalho, satisfação pessoal e níveis mais avançados do saber.
Aluno: Aldísio Alencar Gomes
Pólo: Santana do Ipanema
Olá Aldísio. Isso mesmo. Perceba a importância que o ensino médio recebe com aa DCNEM. Ela o eleva a formação básica, onde após finalizar o ensino médio o aluno estaria preparado para o trabalho e vida. Mas o interessante é que o DCNEM ele preza por uma base comum ao ensino médio nacional, mas não restringes as instituições de moldar essas bases para as necessidades de aprendizados de cada região. Ou seja, tenta homegeneizar a base de conteúdos do ensino médio mantendo a cultura de cada região. Isso é que é muito interessante.
Vamos lá pessoal, dialoguem entre si também nos fóruns.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços a todos.
Prof. Ana Paula Praxedes.
Olá pessoal!
Nosso Moodle está de volta, portanto solicito que transfiram o que já escreveram aqui para os tópicos do fórum da semana 2 do nosso ambiente virtual de aprendizagem.
Mas pedimos que não criem novos tópicos. Vamos interagir cada um no tópico de sua turma.
Se não conseguirem acesso informem as tutoras.
Nos vemos por lá.
Prof. Fernando Pimentel e
Prof. Ivanderson Pereira
Postar um comentário