domingo, 21 de março de 2010

Chamada de Trabalhos para RBIE

Revista Online na área de Informática e Educação abre chamada de trabalhos:
.
A RBIE (Revista Brasileira de Informática na Educação -http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie) é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A partir de 2010, utilizará o processo de submissão de artigos em ***tempo contínuo***. A revista terá 4 números por ano, assim distribuidos:

Numero 1: Publicação no site em Maio/2010 (Melhores trabalhos do
concurso de Teses e Dissertações do SBIE e WIE)

Numero 2:
Data limite de envio para sair na edição N2: 30/Abril de 2010
Publicação no site em Julho/2010

Numero 3:
Data limite de envio para sair na edição N3: 30/Julho de 2010
Publicação no site em Setembro/2010

Numero 4:
Data limite de envio para sair na edição N4: 30/Outubro de 2010
Publicação no site em Dezembro/2010

A revista busca reunir os trabalhos dos profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação, procurando disseminar métodos e técnicas para o uso efetivo da informática no processo educativo, de acordo com a realidade brasileira.

A RBIE abre espaços para: Tutoriais, Resenhas e Artigos Técnicos

Tutoriais:
Trabalhos cujo principal objetivo é introduzir de forma didática um tema específico relacionado a IE. Este tipo de trabalho visa cobrir o estado da arte oferecendo ao leitor uma visão geral sobre os principais tópicos de pesquisa na área e apontando e promovendo pesquisas futuras e em andamento. Tutoriais são uma forma efetiva de educar e difundir conhecimento para um grupo de leitores que não conhecem o tema em questão.

Resenha:
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos, negativos e trazendo uma visão de futuro da área em estudo. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

Artigos Técnicos:
Sao trabalhos que expõe resultados de pesquisas na área de Informática na Educação, destacando as contribuições nas áreas da Computação e Educação, contemplando o momento atual de uma tecnologia, ferramentas, ambientes, sua evolução, arquiteturas, modelos, aprendizado, e demarcacão de tendências, com a indicacão de novos campos de pesquisa.

Por Edição serão publicados somente um tutorial e uma resenha.

Os principais objetivos da revista são:
- Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação na área de Aprendizado Enriquecido por Tecnologia;
- Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino que trabalham com Informática na Educação;
- Propiciar um espaço de reflexão acerca das questões do cotidiano da prática de ensino mediada pelo computador;
- Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área;
- Divulgar produtos de Informática aplicáveis à Educação.
.
.

2 comentários:

Midias Blog disse...

Gostaria de saber se para enviar artigos a essa revista, com a intenção de ser publicada, é preciso estar vinculada a universidade?

Atenciosamente,

Lúcia

Fernando SC Pimentel disse...

Olá Lucia, informe-se na página indicada, pois estamos apenas fazendo a divulgação e estes detalhes somente com a equipe da revista.

Um abraço.
Fernando Pimentel