quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Terminando 2009... iniciando 2010


Olá amigos e amigas blogueiros de plantão!
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Estamos terminando o ano de 2009 e gostaria de fazer um "balanço" das realizações, apesar de que muitas coisas não são contabilizadas.
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Neste ano nasceu meu filho Luís Felipe, vindo somar alegria com sua irmã Maria Fernanda para mim e para minha esposa Cátia em nossa casa, que desde julho é em novo endereço. Nossa família cresceu em número e em alegria!
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Este blog recebeu 325 postagens e 2009 foi um ano especial para este blog, que alcançou mais de 20 mil visitas a postagens (segundo o site ShinyStat) somente no 2º semestre do ano. Já para o Google Analytics foram mais de 25 mil visitantes durante o ano, visitando as postagens mais de 45 mil vezes. As visitas foram provenientes de 59 países/territórios diferentes.
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No Brasil cinco capitais ultrapassaram o registro de mil visitas, sendo inclusive um blog indicado em cursos de mestrado e doutorado para análise, estudos e acompanhamento das postagens sobre a EAD.
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Neste ano também realizamos as atividades propostas para o 1º ano do mestrado, culminando com a qualificação do texto dissertativo no começo de novembro. Uma grande vitória.

Na produção acadêmica foram 17 produções técnicas e 8 produções bibliográficas. A mais significativa talvez tenha sido a aprovação de nosso texto sobre Microblog no SIIE 2009, ocorrido em Portugal.
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Também começamos a participar do Twitter (http://twitter.com/educacaoonline) e temos participado de uma tag aos domingos discutindo a EAD por meio deste microblog.
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2009 realmente foi um ano ESPETACULAR! Mas 2010 já está chegando e muita coisa temos para fazer. Espero poder dar continuidade a este "veículo" de comunicação, formação e informação, discutindo com a comunidade acadêmica os temas relativos a Educação Online. Espero poder contar com sua amizade e sua participação crítica nas discussões que propomos em nosso blog. Você será sempre bem vindo.
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Desejo a todos um novo ano abençoado, e que Deus possa nos ajudar a ser aquilo que Ele deseja que sejamos.

Agora vamos tirar uns dias de férias, inclusive para poder trocar fraldas e dar banhos no novo membro da família...rsrsrs. Em 2010 nos veremos novamente.
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Bem, com certeza devo ter esquecido alguma coisa, por isso convido você a deixar registrado aqui nos comentários aquilo que você considera relevante ser registrado neste último post de 2009.
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terça-feira, 29 de dezembro de 2009

João Mattar lança livro sobre filosofia e computação

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Para onde está nos carregando a carruagem tecnológica? O progresso tecnológico facilita ou dificulta nossa busca pela felicidade? A comunicação virtual é mais rica ou mais pobre que a comunicação cara a cara? Seria ético construir um robô capaz de amar? É possível educar pela Internet? Como deve ser tratado o cyberestupro?

Neste livro, João Mattar reflete sobre os efeitos gerados pela computação e pelas tecnologias da informação em áreas como realidade virtual, inteligência artificial, linguagem, comunicação, educação, artes, ética, direitos autorais e administração. Fundamentado em uma ampla e diversificada bibliografia, Mattar explora os pontos de contato entre a filosofia, que surgiu com os pré-socráticos no século VI a.C., e a computação, que surge apenas no século XX. Onde, por exemplo, se encontram o Morfeu de Matrix e o filósofo francês René Descartes.

O livro é um convite a uma viagem para todos aqueles que se interessam por filosofia ou computação, além de servir de bibliografia para disciplinas que envolvam temas como Computadores e Sociedade, Direito e Legislação, Ética, Tecnologias aplicadas à Educação e EaD. Esses temas são visitados pelo olhar da filosofia, resultando numa leitura fascinante que explora filmes, músicas, sites, games, legislação e vários outros elementos da sociedade da informação.

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segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mestrado em ensino de Ciências e Matemática


Do site: www.ufal.br

Inscrições abertas para Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

De 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2010 estarão abertas as inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O número total de vagas ofertadas é de até 15, que serão preenchidas por ordem de classificação dos candidatos aprovados e ofertadas preferencialmente até três vagas para cada uma das cinco áreas de formação (Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia).

Poderão se inscrever candidatos com diplomas de Licenciatura Plena em cursos reconhecidos pelo Mec nas áreas citadas anteriormente. As aulas serão ministradas às quintas, sextas e sábados. Mais informações no site da Propep ou através dos telefones (82) 3221-8488 e 3326-4159.

sábado, 26 de dezembro de 2009

e-Book: estamos chegando a uma nova tendência?


Hoje li uma notícia que me fez repensar as mudanças que estamos vivenciando nestes últimos anos.
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Tenho acompanhado com atenção diversas notícias sobre a multiplicação dos "livros eletrônicos" (e-books). Fico a pensar em muitas coisas... até pelo motivo de gostar muito de ler meus livros e depois sair fazendo anotações nas laterais das páginas, rodapés, fazendo muitas referências a outras leituras.
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Os leitores portateis de livros e-book, como o Kindle ainda não atendem as minhas expectativas, mas com o avanço da tecnologia sei que breve teremos algo disponível.
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Segundo o site G1 a venda de livros nesta formatação superaram a venda de livros "tradicionais". Vejamos parte da notícia:
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"A loja de comércio eletrônico Amazon anunciou, neste sábado, que a comercialização de livros eletrônicos compatíveis com o leitor digital Kindle ultrapassou a venda de livros de papel. A primeira vez em que os e-books superaram os livros tradicionais, segundo a própria empresa, foi nesta sexta-feira (25), dia de Natal."
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E você, caro leitor deste blog, qual sua opinião sobre a multiplicação dos e-books? E qual será o futuro dos livros em papel? Seria o e-book a solução para evitar o desmatamento de tantas e tantas árvores?
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quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Nosso amado Luís Felipe

Nosso amado Luís Felipe... momentos de seu nascimento!

Cheguei

Eis Luís Felipe de Sousa Pimentel.
Chegou ao mundo as 22h57.
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Cheguei e não saio mais
(De Osvaldo Epifanio para o Luís)
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Nascer, surgir, aparecer.
Revelar-se ao mundo
Dizer: cheguei, estou aqui,
Venho dos desejos amados,
Dos amados pais,
Amantes e platéia de mim.
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Chego e grito aos campos dos meus
Dos sonhos, das vidas minhas:
Já sou parte do universo,
Sou filho permanente de Deus,
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Sou Luís Felipe,
Autor ainda pequeno
De uma história de enredo mágico.
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terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A espera do novo que vai chegar



Chegando no hospital...

Hoje, 22 de dezembro, nascerá Luís Felipe

Amados irmãos e irmãs,
amigos e amigas,

carinhosamente gostaríamos de comunicar que nosso amado Luís Felipe nascerá hoje,
dia 22 de dezembro de 2009.

Pedimos suas orações para este momento tão grandioso em nossas vidas.

Um abraço, e desde já boas festas para todos!

Fernando, Cátia e Maria Fernanda

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Revista EDaPECI lança 3º número

EDaPECI - vol. 3, No 3 (2009)

Sumário

Artigos

AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM E TUTORIA ONLINEPDF
Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira1-16
APRENDIZ ONLINE: ambiente telemático de aprendizagem cooperativaPDF
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, João Aureliano, Rafael André de Barros, Thalita Tavares Silva17-29
LIVRO DIDÁTICO IMPRESSO X LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: implicações para a educação e as novas abordagens didáticasPDF
Andréa Melo Silva Pereira, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Eneida da Silva Flôres30-40
APLICANDO NA PRÁTICA MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INTERATIVIDADE EDUCATIVA EM MEIO DIGITALPDF
Ruy Ferreira41-55
COMPARAÇÃO DA QUALIDADE E DA SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: Uma contribuição para a gestão educacionalPDF
Manoela Rösing Agostini, Elisa Helena Goldoni, Maria Emilia Camargo, Suzana Leitão Russo56-74
GESTÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB/UFsCAR: tentativa de uma construção coletiva e dialógicaPDF
Carolina Orquiza Cherfem, Ana Claudia Inacio, Claudia Raimundo Reyes75-84
GRUPOS DE INTERESSE, FOTOGRAFIA E ACOMPLAMENTO: o caso flickr.com. E como a educação pode tirar proveito dissoPDF
Glaucio José Couri Machado85-96

Bibliografia Comentada

Bibliografia ComentadaPDF
Luis Paulo Leopoldo Mercado97-104

UNIT abre inscrições para vestibular de cursos EAD

A Universidade Tiradentes abre processo seletivo para cursos na modalidade EAD em vários pólos, inclusive para Maceió.
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Na capital alagoana são oferecidos seis cursos.
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Mais informações:
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Revista EDaPECI lança novo número


A Revista Online EDaPECI lança seu 2º número.
A revista EDaPECI é um periódico quadrimestral apoiado por organismos de ensino e pesquisa das Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL).

Veja aqui o sumário:

Artigos

A QUESTÃO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO ONLINE: o que pensam os alunos virtuaisPDF
Jaqueline Leite Vaz de Barros, Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana, Tarciana Angélica Lopes Silva1-17
EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA ONLINEPDF
Alexandre Nogueira dos Santos18-28
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TIC: TV na Escola e os Desafios de HojePDF
Luís Paulo Leopoldo Mercado, Yara Pereira da Costa e Silva Neves, Myllena Calheiros Lopes29-55
DIDÁTICA E COMPETÊNCIAS DOCENTES: um estudo sobre tutorias no curso de Administração a Distância do Projeto Piloto UABPDF
Carolline de Souza Botelho, Fernando Rodrigues Maffra56-64
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPEPDF
Maria Vitoria Ribas Oliveira Lima, Danielle Maria Cesário de Barros, Renato Moraes65-82
SOFTWARE RACHAKUKA: definindo uma tecnologia assistiva para deficientes mentaisPDF
Indymar Oliveira Carvalho, Elaine Soeira83-89

Bibliografia Comentada

Bibliografia ComentadaPDF
Luis Paulo Leopoldo Mercado

sábado, 19 de dezembro de 2009

Sábado de atividades de EAD no CEDU

Este sábado foi marcado por duas atividades igualmente significativas para o Centro de Educação (CEDU) da UFAL.
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O primeiro evento foi a aula inaugural do curso de especialização lato sensu em Educação do Campo, coordenado pelo Prof. Cezar Candeias e que será ministrado pela 1ª vez na modalidade a distância pela UFAL. A primeira disciplina, que vai ambientar os alunos no Moodle e na EAD começa na 2ª quinzena de janeiro.
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O segundo evento que participamos e registramos foi o encontro presencial da disciplina Mídia Impressa (HQ, Charges e Cordel) do curso de especialização lato sensu Mídias na Educação, ministrado pela Profa. Elisangela Mercado. Este curso também é realizado na modalidade EAD, mas com momentos presenciais para avaliação dos alunos.
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20 mil páginas visitadas desde agosto de 2009

Segundo o site ShinyStat ultrapassamos a marca de 20 mil páginas visitadas.

Este serviço foi incorporado ao blog em 2 de agosto de 2009, e estes números se referem a este 2º semestre. Até o final do ano irei fazer um balanço e colocarei os dados de outro site de registros e verificação de navegação.

Obrigado pela sua visita!

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sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pontos de vista sobre EAD

Hoje tive a oportunidade de ler uma reportagem de Eliane Anjos (EAD Folha Dirigida) comentando a presença de Fredric Litto (presidente da Abed) no VII Workshop Núcleo de Pesquisa e Tecnologia (NPT) Educacional, realizado em Ribeirão Preto e vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Acontece que o presidente da Abed fez severas críticas contra a postura "conservadora e elitista" da USP em relação a EAD.
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Particularmente gostei dele ter aproveitado o momento para levantar estas críticas. Mas gostaria de frisar que não concordo com sua visão sobre o trabalho do tutor. Para Litto “cada instituição deve ser autônoma para formar o seu tutor, pois não existe um padrão”, e que o tutor não precisa de títulos acadêmicos para exercer esta função.
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Discordo: em cursos de graduação o tutor precisa sim de, no mínimo, ser graduado naquele curso que está atuando e ter especialização para atuar na docência superior, pois trata-se de uma função docente (também).
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Existem muitos cursos para a formação do tutor. Creio que precisamos formar sim, mas precisamos também verificar até que ponto o tutor é necessário no curso. Vai depender de curso para curso.
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Leia a reportagem completa em: http://ead.folhadirigida.com.br/?p=906
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terça-feira, 15 de dezembro de 2009

4ª Conferência sobre Mapas Conceituais


IHMC e Universidade do Chile já estão preparando a 4ª Conferência Internacional sobre Mapas Conceituais.

Chamada para submissão de artigos, simpósios e banner está aberta.

Vejamos a notícia que recebi do IHMC por e-mail:


CMC 2010 - Cuarto Congreso Internacional Sobre Mapas Conceptuales

Viña del Mar, Chile - 5, 6 ,7 de octubre 2010
Sheraton Miramar Hotel & Convention Center

Contacto: cmc2010@ihmc.us

El Cuarto Congreso Internacional Sobre Mapas Conceptuales sigue los éxitos de los primeros tres Congresos llevados a cabo en Pamplona, San José y Tallinn/Helsinki y tiene como objetivo reunir a académicos y practicantes interesados en el uso de la herramienta mapas conceptuales. Está siendo organizado por la Universidad de Chile y el Institute for Human and Machine Cognition, USA.

El Congreso está dirigido a todas las personas interesadas en el uso de mapas conceptuales (basados en el trabajo del Dr. Joseph Novak), incluyendo, pero no limitado a: facilitación del aprendizaje; captura y almacenamiento y utilización del conocimiento de expertos; gestión del conocimiento; diseño instruccional; evaluación de entendimientos "profundos"; planeamiento de la investigación; lluvias de ideas; modelaje colaborativo del conocimiento; creación de "portafolios de conocimiento"; y planeamiento y monitoreo administrativo. Anticipamos la participación de interesados en una amplia gama de campos de aplicación representando una gran variedad de investigaciones y usos de los mapas conceptuales.

Las ponencias deben presentar resultados originales sustanciales en estudios e investigaciones teóricas, empíricas y aplicadas, en todas las áreas de uso de mapas conceptuales. Todos los artículos deben presentarse en Español o Inglés. Las memorias del Congreso se publicarán en forma de libro, publicado por la Universidad de Chile. Además, copias electrónicas de los artículos serán publicados electrónicamente en el sitio Web del Congreso.

Se podrá remitir trabajos en forma electrónica en las siguientes modalidades:

• Artículo Completo: Son informes de investigaciones aceptadas por un panel de expertos y pares que serán publicados en las memorias. Hay tres categorías de Artículos: (a) investigación de campo (b) desarrollo de modelos o teoría, y (c) teorías basadas en la literatura. El tiempo asignado para cada presentación es de 30 minutos (20 minutos de presentación, 10 minutos de discusión). Se enfatiza la participación de la audiencia, como principio de la educación de adultos. Los Artículos Completos deberán tener una longitud de máximo 8 páginas.

• (*NUEVA*) Propuesta de Mesa Redonda de Investigación: La Mesa Redonda de Investigación provee la oportunidad de discutir investigación en camino y temas de investigación de forma informal con un grupo de participantes. En las memorias se publicará un resumen/ abstract de dos páginas. El tiempo asignado para cada sesión es de 50 minutos. Varias discusiones de mesa redonda se llevarán a cabo concurrentemente en la misma sala con una mesa asignada a cada presentador.

• (*NUEVA*) Propuesta de Simposios: Un simposio presenta perspectivas diversas o conflictivas sobre un tema o asunto de peso que es o debe ser preocupación de la comunidad de mapeadores. Un simposio NO debe ser simplemente una presentación de un conjunto de artículos relacionados. Los simposios deben incluir un artículo formal de 4 páginas y este artículo será publicado en las memorias. El tiempo asignado a cada sesión es de 50 minutos. Se espera alta participación de la audiencia.

• Presentación de Póster (con artículo): Los posters forman un despliegue visual preparado por los participantes de la conferencia describiendo una iniciativa de investigación, programa, modelo pedagógico y/o buena práctica de cómo utilizar los mapas conceptuales en diferentes escenarios. Las presentaciones de póster son un foro efectivo para intercambiar ideas y un medio de comunicar ideas, investigación y programas. Los artículos de póster deberán tener una longitud máxima de 4 páginas y serán publicados en las memorias.

• (*NUEVA*) Presentación de Póster (sin artículo). También se aceptarán pósters sin un artículo formal. Los participantes pueden enviar un resumen/abstract de 500 palabras si están interesados en presentar un póster sin escribir un artículo formal. Los resúmenes serán evaluados para su selección para la conferencia.

• (*NUEVA*) Pósters Electrónicos. Se aceptará un número limitado de pósters electrónicos en la conferencia. Los pósters electrónicos pueden ser pósters con ó sin artículo formal. El número de pósters electrónicos será determinado por el sitio de la conferencia, y la decisión se basará en espacio y costo.

Todos los artículos deben ser escritos y presentados en Español o Inglés.

Las Memorias de la Conferencia serán publicadas como libro por la Universidad de Chile y en el sitio Web de la Conferencia.

Todos los artículos de conferencias anteriores están disponibles en http://cmc.ihmc.us y se pueden buscar enhttp://www.cmappers.net.

Calendario de Envío de Propuestas

PLAZO PARA REMITIR ARTICULO/PROPUESTA INICIAL: 19 abril, 2010

Para enviar un artículo, mesa redonda, póster, simposio, o muestra vaya por favor al sitio Web: http://cmc.ihmc.us. Para cada tipo de presentación siga las instrucciones sobre número de páginas y formato ahí
descritas.

NOTIFICACION DE ACEPTACION: 7 junio 2010

VERSION FINAL DE ARTICULO PARA INCLUIR EN MEMORIAS: 19 julio 2010

FECHAS DE LA CONFERENCIA: 5, 6 y 7 de octubre 2010

domingo, 13 de dezembro de 2009

Folha Dirigida Educação a Distância


Folha Dirigida Educação a Distância
este é um novo portal com várias informações, inclusive sobre cursos de especialização promovidos por várias instituições.
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Há um link especial direcionado para professores que reúne muitas informações pertinentes e que nos ajudam a estar por dentro do que está acontecendo no Brasil.
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quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Call for papers

Do blog webcurrículo, por Renata Aquino

Chamada de Trabalhos Web Currículo: 1º a 29 de março de 2010

Dezembro 9, 2009 por renataaquino

O Web Currículo da PUC-SP receberá trabalhos de 1º a 29 de março de 2010 para sua segunda edição. O evento discute a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

Em 2008, a primeira edição do evento trouxe convidados internacionais e apoio de empresas que investem em tecnologias para a educação do Brasil e do mundo.

Doutorandos e mestrandos da PUC-SP, professores e docentes e discentes de várias instituições fazem parte da comissão organizadora do evento. Pesquisadores renomados em tecnologias na educação fazem parte da comissão científica do Web Currículo e são convidados também na segunda edição do evento.

Assim, como na primeira edição, o II Web Currículo terá oficinas que discutirão a prática da integração das tecnologias no currículo. Brevemente, será anunciado o recebimento de propostas para as oficinas.

CALL FOR PAPERS – CHAMADA DE TRABALHOS

O recebimento de trabalhos para o Web Currículo 2010 será de 1º a 29 de março de 2010. Os trabalhos podem ser enviados no formato de Comunicação Oral e Poster. Em breve serão divulgadas as normas atualizadas para o II Web Currículo.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tutoria em ambientes virtuais

Esta apresentação foi realizada pelas professoras Teresita Lo Prete y Mariela Svetlichich, docentes da Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração e tutoras no Programa de Formación de Formadores "Educación universitaria, Innovación, TIC", do Projeto TICUR.


Inclusão digital é tema de evento em Brasília

Com colaboração da Profa. Deise Francisco

O Workshop Desafios e Perspectivas da Inclusão Digital na Sociedade da Informação: Elementos para uma Estratégia Abrangente tem o objetivo reunir diferentes pontos de vista de gestores de iniciativas, pesquisadores e estudiosos, para debater temas relevantes, tais como: “Inclusão Digital e Mobilização Social”, “Integração de Ações do Governo para Inclusão Digital”, “Sustentabilidade em Inclusão Digital”, “A Inclusão Digital através das Redes Sociais”, “Pesquisas realizadas pelo IBICT/Mapa de Inclusão Digital”, dentre outros.

Realização IBICT
Local: Brasília / Biblioteca Nacional de Brasília
Período: 14 e 15 de dezembro de 2009
http://inclusao.ibict.br/index.php/pagina-inicial

PROGRAMA

14 DE DEZEMBRO

8h30 às 9h30 - Abertura do Evento
Emir Suaiden; Izalci Lucas; Christopher Coward; Antônio Miranda e Mercedes Caridad

9h30 às 10h40 - 1ª Sessão: Políticas Públicas do DF para Inclusão Digital
Palestrante: Izalci Lucas - “Políticas Públicas do DF para Inclusão Digital”
Palestrante: Maria Amélia – “Linhas de Pesquisa e Desenvolvimento para Inclusão Digital do Distrito Federal”
Moderador: Emir Suaiden
Relatora: Maria de Nazaré Freitas Pereira

11h às 12h30 - 2ª Sessão: Cooperação Internacional rumo à Sociedade da Informação
Palestrante: Mercedes Caridad Sebastian – “Evaluación de politicas publicas para reducir la brecha digital en Europa”
Palestrante: Mariana Balboni – “Observatório para a sociedade da informação na América Latina”
Palestrante: Elias Suaiden – “Estudo sobre Sociedade da Informação – Brasil e Espanha”
Moderador: Paulo Egler
Relator: Maria de Nazaré Freitas Pereira

14h30 às 16h - 3ª Sessão: Inclusão Digital: Centros de Acesso Pago & Gratuito
Palestrante: Maria de Nazaré Freitas Pereira – “Pesquisas Mapa da Inclusão Digital / IBICT Centros de Acesso Pago & Gratuito”
Palestrante: Marta Voecker - “Apenas computadores não representam acesso
Palestrante: Marcelo Caio - “Modelo Mixto: Telecentros e Lan Houses”
Moderador: Anaiza Caminha Gaspar
Relatora: Carolina Lucena

16h20 às 18h - 4ª Sessão: Sustentabilidade
Palestrante: Edgard Piccino – “Atuação do Agente de Inclusão Digital e o Dilema da Sustentabilidade”
Palestrante: Mário Brandão - “Participação da Iniciativa Privada na Inclusão Digital”
Moderador: Tadao Takahashi
Relator: Maria Nazaré Freitas Pereira

15 DE DEZEMBRO

8h30 às 10h - 1ª Sessão: A Inclusão Digital Através das Tecnologias da web 2.0
Palestrante: Rogério da Costa - "Reinserção dos jovens nos problemas do espaço urbano via redes sociais de comunicação"
Palestrante: Sérgio Amadeu – “Ambientes livres e usuários ativos: até onde vai a inclusão dos cidadãos na web 2.0”
Moderadora: Carolina Lucena
Relator: Maria de Nazaré Freitas Pereira

10h20 às 12h00 - 2ª Sessão: Integração de Ações de Governo para Inclusão Digital
Palestrante: Sérgio Mendes - “Políticas Públicas para Inclusão Digital na Área da Educação”
Palestrante: Geraldo Nunes – “Estímulo à Produção do Conhecimento em Inclusão Digital”
Moderador: Cecília Leite
Relator: Maria de Nazaré Freitas Pereira

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lançado livro sobre Moodle

Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada lançam livro sobre o Moodle e as estratégias pedagógicas com este AVA.

Mais informações: http://livromoodle.blogspot.com/

Veja o sumário:

APRESENTAÇÃO 7

APRESENTAÇÃO DOS CAPÍTULOS 9

MOODLE: USANDO COMUNIDADES DE APRENDIZES
PARA CRIAR UM SISTEMA DE FONTE ABERTA DE
GERENCIAMENTO DE CURSO 15
Martin Dougiamas e Peter C. Taylor

MOODLE: MODA, MANIA OU
INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO? 35
Luís Valente, Paulo Moreira e Paulo Dias

A INTERMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MÚLTIPLA
NO UNIVERSO DAS TIC E MOODLE 55
Saburo Okada

MAPAS ARGUMENTATIVOS COMO
ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM NO MOODLE 93
Alexandra Okada

OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOODLE 117
Daniela Melaré Vieira Barros

TECENDO SABERES NA REDE: O MOODLE
COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE LEITURA E ESCRITA 143
Odbália Ferraz

O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
NUMA PERSPECTIVA DE AUTOGESTÃO 165
Teresinha Fróes Burnham, Gabriela Rezende Pinto,
Nicia Cristina Rocha Riccio e Socorro Aparecida Cabral Pereira

UM OLHAR PEDAGÓGICO DAS
INTERFACES DO MOODLE 187
Lynn Alves

OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E SCORM
INTEGRAÇÃO NO MOODLE 203
Antonio Carlos dos S. Souza e Lynn Alves

A INTERFACE GLOSSÁRIO DO MOODLE
E CONSTRUÇÃO INTERATIVA DE CONTEÚDOS
ABERTOS EM CURSOS ONLINE 235
Edméa Oliveira dos Santos e Maristela Midlej Silva de Araújo

COMO PLANEJAR E DESENVOLVER
UM LABORATORIO VIRTUAL NO MOODLE? 257
João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho

DOCÊNCIA ONLINE INDEPENDENTE:
DO CONCEITO À PRÁTICA COM O MOODLE 293
Leonel Tractenberg e Régis Tractenberg

USO DE EAD SÍNCRONA INTEGRADA AO MOODLE 315
Giovanni Farias

EASY – FERRAMENTA PARA MEDIAR A
INTERAÇÃO ENTRE OS DEFICIENTES VISUAIS
E O AMBIENTE MOODLE 329
Andre Rezende

AMBIENTE MOODLE COMO APOIO AO ENSINO
EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. 347
Mário Sérgio da Silva Brito e Antonio Luis Lordelo Andrade

MOODLE: USING LEARNING COMMUNITIES
TO CREATE AN OPEN SOURCE COURSE
MANAGEMENT SYSTEM 365
Martin Dougiamas e Peter C. Taylor

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ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (Orgs.) Moodle: estratégias Pedagógicas e Estudo de Caso. Salvador: EDUNEB, 2009, 394p.

Mapa conceitual sobre mapa conceitual

Este é um dos mapas conceituais sobre a partir do texto Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais (Marco Antonio Moreira) e elaborado por Pedro Junior, aluno do Prof. Ivanderson Pereira.

Vale a pena conferir outros mapas no blog Formação com Autoria, by Ivanderson Pereira.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Novo livro de Manuel Castells

Novo livro de Manuel Castells (Comunicação e Poder) é apontado como referencial para quem estuda a Internet e as singularidades do "fenômeno" denomindado sociedade em rede.
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Segundo o blog DIGITALISMO (Hugo Kurlinski e Carlos Scolari) o livro será um referencial para os próximos dez anos, principalmente para quem estuda e pesquisa na área.
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"El trabajo de 648 páginas es un tratado sociológico que da un enfoque innovador para comprender la dinámica del poder en la sociedad red, donde el consenso se configura con la comunicación. El libro será una referencia en la década que comienza. Como ha sucedido con la trilogía La Era de la Información, me animo de decir que nadie escribe sobre Internet como Manuel Castells (y equipo): con tanta dedicación, obsesión y rigor científico. No avanza un paso en su escritura sin argumentos precisos. Y por eso, nos avisa que se trata de una teoría incompleta sobre el poder, ya que el poder político es sólo una dimensión de éste."
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Continue a ler em: http://www.digitalismo.com/
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obs.: O livro já está disponível em inglês na Livraria Cultura

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

1º Encontro Nacional de Professores em EAD

Com a presença confirmada de vários pesquisadores e estudiosos da área, a WR3 EaD Consultoria e a Wemídia Tecnologia Educacional estará realizando de 15 a 25 de janeiro de 2010 o 1º Encontro de Professores em EAD.

O evento será totalmente online e inscrições podem ser realizadas no site do evento:
http://www.enped.com.br/index.html



Evento é transmitido via Web Rádio



Aprendiz Online transmite, via Web Rádio, o II Encontro Alagoano de Ensino de Ciência & Matemática, que acontece em Maceió nos dias 02, 03 e 04 de Dezembro de 2009 na Universidade Federal de Alagoas.

Clique na imagem para ter acesso ao Aprendiz Online.

Web Rádio transmissora do evento:

mms://suaradio5.dyndns.ws/10231


Chat interativo:

http://chat.mhost2.net/?sala=Chat+

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Problemas da EAD: faz tempo que discutimos isso

Em contraposição ao post anterior sobre a expansão da educação, hoje venho trazer ao leitor deste blog sobre Educação a Distância, especificamente na busca de delinear a Educação Online, uma reportagem sobre alguns dos problemas reais que enfrentamos no Brasil.
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Estes problemas já são discutidos faz algum tempo, mas parece que o governo federal gosta de sustentar (a todo o custo) a imagem de sucesso e avanço da EAD e para isso faz questão de mostrar números e números. Mas como disse o Secretário Carlos Bielschowsky no evento da UAB no final do mês passado, "a expansão da EAD tem um limite. Este limite é a qualidade".
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Trago o que li na íntegra, com os créditos para o site da UFAL, comentando uma auditoria do Tribunal de Contas da União. Não traz muita novidade, mas nos faz querer continuar discutindo, estudando e lutando por uma educação (inclusive online) de VERDADE. Vejamos...

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Tribunal vê falhas em Ensino a Distância
Auditoria encontrou problemas na conexão de internet, principal ferramenta utilizada pelos 110 mil alunos dos cursos (Fonte: Andifes)

Na região Norte, estudantes demoram duas horas para enviar trabalhos; governo admite problemas e afirma trabalhar para corrigir erros

O projeto de ensino a distância do governo federal para formar professores tem falhas que causam "risco de sustentabilidade", aponta auditoria aprovada no mês passado pelo Tribunal de Contas da União.

A auditoria constatou, por exemplo, problemas na conexão de internet nos cursos, principal ferramenta utilizada pelos estudantes. A crítica foi feita por 42% dos tutores, espécie de docentes que acompanham os futuros professores.

O governo admite a existência de problemas, mas diz que são esperados em um programa de grande dimensão e relativamente recente (iniciado em 2005). Afirma também que está corrigindo as falhas (leia mais nesta página).

A Universidade Aberta do Brasil, como é chamado o programa de formação, é a principal aposta da gestão Lula para reduzir o número de professores sem a formação adequada que atuam na educação básica. Hoje, são 110 mil alunos matriculados no projeto.

A União estima que 300 mil docentes do país não têm ensino superior ou lecionam em área diferente de sua formação original. A melhora do magistério é apontada pelo próprio governo como o fator mais importante para aumentar a aprendizagem dos estudantes.

Um dos maiores problemas encontrados pelo tribunal foi a condição dos polos presenciais, locais onde os alunos participam de aulas obrigatórias e podem usar os computadores para atividades a distância, como trabalhos e videoconferências.

Como o projeto atende principalmente cidades com população de baixa renda, a maior parte dos alunos depende da estrutura do polo para estudar.

Conexão
Na apuração feita em Pacaraima (RR) e Moju (PA), constatou-se que os alunos demoram até duas horas para conseguir enviar um trabalho. Quando a conexão cai, o aluno perde toda a atividade.

Além da instabilidade na conexão, a fiscalização constatou também que diversos polos não possuem biblioteca ou laboratórios de áreas específicas.

Os problemas do projeto existem devido a uma falha de gestão do governo, afirma Mozart Neves, membro do Conselho Nacional de Educação.

Neves critica o fato de o governo federal ter delegado aos municípios a manutenção dos polos, a União gerencia o projeto e fornece a internet; as universidades são encarregadas do projeto pedagógico. "O programa é bem desenhado. A falha é o MEC ter deixado a estrutura com os municípios. Muitos prefeitos inauguram a obra e depois deixam de lado", diz.

A mesma auditoria do tribunal encontrou problemas no Pró-Letramento, programa federal que visa aperfeiçoar os professores de português e matemática, da 1ª à 4ª série.

Muitos dos tutores dos professores são escolhidos por meio de indicação política, apontam relatórios da Unicamp, UFMG (federal de Minas) e Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Além disso, 52% dos municípios que aderiram ao projeto não estão na relação de piores nas avaliações federais de qualidade, perfil que deveria ser prioritário, afirma o tribunal.

Ministério da Educação diz trabalhar para resolver erros
O Ministério da Educação afirma que já tomou medidas para sanar problemas da Universidade Aberta do Brasil.

Em relação à conexão à internet, a pasta diz que conversa com as operadoras Telefônica e Oi para que o serviço fique satisfatório imediatamente.

O prazo inicialmente estipulado para a melhoria é o final do ano que vem, mas o governo pretende encurtar o período para a Universidade Aberta do Brasil -o projeto engloba também conexão nas escolas públicas de educação básica.

"É uma operação grande, precisa implementar torres, fazer cabeamentos", afirma o secretário de Educação a Distância do governo federal, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Sobre os problemas de estrutura física dos polos, o ministério afirma que, "a priori, essa é uma responsabilidade de municípios e Estados".

Diz, porém, que tem dado apoio aos municípios com mais dificuldades. Exemplos: reforma de 110 polos em municípios com notas baixas; envio de 171 laboratórios de física, química e biologia; e envio de 600 mil livros às unidades presenciais.

"Os problemas estão sendo corrigidos. O modelo do programa, com a participação de prefeitos e governadores, é muito bom, já funciona na Espanha e no Rio [iniciativa estadual]. O envolvimento de todos dá sustentação política ao projeto", afirma o secretário de Educação a Distância.

A pasta afirma que 200 especialistas contratados percorreram todos os polos. A avaliação deles é que 384 das unidades estão satisfatórias, 111 regulares e 55 necessitam de melhorias urgentes.

Sobre a possibilidade de indicações políticas de tutores, o MEC afirma que a escolha precisa ser "técnica". A pasta diz que investigará as denúncias e, caso seja confirmado o problema, o órgão responsável pela contratação será penalizado.

Em relação à crítica da distribuição de municípios participantes do Pró-Letramento, o governo afirma que a decisão de aderir ao projeto cabe aos prefeitos. Ressalta que 82% dos municípios prioritários, segundo os critérios internos do MEC, estão contemplados.

A Undime (entidade que representa os secretários municipais de Educação) afirma que, por conta da crise econômica, as prefeituras estão com dificuldades orçamentárias neste ano, o que dificulta a manutenção dos polos. Segundo o presidente Carlos Eduardo Sanches, a previsão é que haja melhorias no ano que vem.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Expanção da educação

A EAD tem proporcionado a muitos brasileiros um encontro fantástico: encontrar-se com a possibilidade de estudar mesmo distante das cidades e metrópoles.
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E uma das metas da UAB é exatamente esta interiorização da Educação.
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Quer ver um exemplo? Veja a matéria do Portal G1:

Aldeia indígena no Pará ganha centro de informática

Com certeza a esperança desta índia brasileira e cidadã poderá ser concretizada. Isso se nossos políticos não continuarem a colocar dinheiros em meias ou ficarem "comprando panetones"...



Observatório SCOPEO

Pesquisadores e professores já podem contar com o serviço do OBSERVATÓRIO DA ATIVIDADE, DA INOVAÇÃO E DAS TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO EM REDE (SCOPEO)


O Observatório (SCOPEO), assume como sua missão ser a agência líder de opinião, credibilidade e rigor acadêmico, no desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre a Rede de Formação Espanha, com especial atenção para a dinâmica de penetração do mundo hispânico.

Visite o SCOPEO: http://scopeo.usal.es/