terça-feira, 29 de dezembro de 2009

João Mattar lança livro sobre filosofia e computação

.

Para onde está nos carregando a carruagem tecnológica? O progresso tecnológico facilita ou dificulta nossa busca pela felicidade? A comunicação virtual é mais rica ou mais pobre que a comunicação cara a cara? Seria ético construir um robô capaz de amar? É possível educar pela Internet? Como deve ser tratado o cyberestupro?

Neste livro, João Mattar reflete sobre os efeitos gerados pela computação e pelas tecnologias da informação em áreas como realidade virtual, inteligência artificial, linguagem, comunicação, educação, artes, ética, direitos autorais e administração. Fundamentado em uma ampla e diversificada bibliografia, Mattar explora os pontos de contato entre a filosofia, que surgiu com os pré-socráticos no século VI a.C., e a computação, que surge apenas no século XX. Onde, por exemplo, se encontram o Morfeu de Matrix e o filósofo francês René Descartes.

O livro é um convite a uma viagem para todos aqueles que se interessam por filosofia ou computação, além de servir de bibliografia para disciplinas que envolvam temas como Computadores e Sociedade, Direito e Legislação, Ética, Tecnologias aplicadas à Educação e EaD. Esses temas são visitados pelo olhar da filosofia, resultando numa leitura fascinante que explora filmes, músicas, sites, games, legislação e vários outros elementos da sociedade da informação.

.

Nenhum comentário: