segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Refletindo sobre Edublogs

Ontem mencionei um texto que li sobre Edublogs, e comentei que nesta semana faria uma reflexão diante de um posicionamento do autor do texto que não concordo.
.
Então vamos lá!
.
Não basta a intenção para um blog ser um edublog.
.
....A intencionalidade pedagógoca é apenas um dos aspectos carcterizadores de um edublog. Mas além desta singularidade um edublog tem como característica um layout (designe) que promova ou direcione para o aprendizado. Ou seja, a interface é elaborada com a inserção de GADGETS que se complementam ou que facilitam a navegação, a hiperxtualidade e a ação hipermidiática.
.
....Em algumas experiências, um professor até pode utilizar um blog como um repositório de textos ou atividades de sua disciplina, criando um portfólio (ou webfólio), mas nos questionamos se não seria minimizar o potencial de uma ferramenta da web 2.0, que tem como princípio a co-construção... Mas na Internet as coisas sempre estão se re-criando. Talvez esta maleabilidade também nos permita usar um blog apenas como repositório, ou da forma como quisermos (?!)
.
....Poderíamos nos perguntar se esta "proliferação" e blogs, e muitos até então ditos educacionais, estão sendo um sinal de uma mudança paradigmática do modelo pedagógico ou se estão sendo utilizados para reproduzir o modelo tradicional de ensino, sem construção de significados e sem desenvolvimento cognitivo.
.
....Eis alguns pontos (características) que um blog deve ter, segundo o que tenho pesquisado e que tem proporcionado aprendizagem. Um edublog deve:
.

1. Ter clareza nos objetivos
2. Oferecer instruções para atividades
3. Oferecer atividades complementares
4. Ter sugestão de avaliação ou finalização de atividade
5. Ter um nível de facilidade de leitura e compreensão da linguagem utilizada
6. Ter sugestão de questionamentos que estimula discussão
7. Ter sugestão de atividades onde o aluno precisa refletir com base em seus próprios conhecimentos

8. Indicar referências utilizadas e/ou referências sugeridas para pesquisa
9. Ter coerência entre animação (imagens, vídeos) e conteúdo.
10. Adequar tempo proposto para realização de atividades
11. Proporcionar facilidade de navegação
12. Ser acessível

13. Possibilitar utilização por outras disciplinas
14. POssibilitar interação nos post’s
15. Adequar os post’s ao tema geral do blog
16. Promover colaboração nas atividades

....Evidentemente que nem todas as características estarão em todos os blogs. Em breve estaremos comentando cada uma destas características. Por hora fica a nossa reflexão inicial.

....Um abraço!

Nenhum comentário: