Esta manhã do 2º dia do I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil trouxe contribuições signifiactivas para a discussão sobre a EAD.
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Os trabalhos foram iniciados com a palestra Mídia Educação e Educação a Distância na Formação dos Professores, sob a responsabilidade da Profa. Maria Luiza Belloni.
Sua principal contribuição foi no sentido de pensar a formação dos professores para acompanhar os avanços da cultura, numa convergência dos paradigmas educacionais.
Segundo a professora Belloni, é fundamental que os professores saibam atuar com as tecnologias e mídias para poder acompanhar seus alunos e fazê-los utilizar as mídias de forma crítica.
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Na segunda parte da manhã tivemos a mesa Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, sob a mediação da Profa. Maria Elizabeth Almeida (PUC-SP) e a participação das professoras Ana Maria Borreto (Chile) e Vani Kenski (USP).
A Professora Borreto apresentou um programa de formãção de tutores que é desenvolvido no Chile, baseado inclusive nos estudos de GillY Salmon. Segundo ela, percorre-se um caminho para a profissionalização do tutor.
Mudança e flexibilidade! Estas foram as duas palavras que marcaram a apresentação da Professora Kenski. Para ela avaliação e acompanhamento dependem do modelo de EAD. "É preciso entender a cultura online"!
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Após as apresentações seguiram-se alguns questionamentos e depois cada membro da mesa fez suas ponderações finais.
E para refletirmos: "É preciso pensar no currículo! Não somente no uso das TIC na edducação"! (Beth Almeida)
Observação: Professora Deise Juliana Francisco (UFAL) registra sua indignação a falta de comprimento dos horários... parece que temos os mesmos problemas em todos os lugares!
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