quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mestrado "profissionalizante" na UFAL

Do site: http://www.cedu.ufal.br

Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática coordenado pelo professor Elton Casado Fireman foi aprovado pelo CTC da CAPES/MEC.


O Comitê Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) aprovou o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na última reunião realizada no final de outubro.

O curso é dirigido a profissionais licenciados em biologia, física, matemática, pedagogia e química, que exercem a docência na Educação Básica e buscam uma prática educacional diferenciada. Segundo o coordenador do Mestrado, professor Elton Fireman, o curso tem o objetivo de qualificar os professores que ensinam ciências e matemática em Alagoas, visando intervir nas práticas de docência com inovações metodológicas e instrumentais.

O mestrado está previsto para começar em março de 2010, terá duração de dois anos e dispõe de até 15 vagas para professores que lecionam e possuem vínculo empregatício, mas os detalhes do edital ainda serão definidos pelo colegiado de curso este mês. As linhas de pesquisa são Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Esse curso vem atender à demanda que existe há anos, de professores que querem se qualificar nessas áreas. O mestrado é uma nova proposta para melhorar o ensino das disciplinas consideradas duras; ciências e matemática.” afirma Amauri da Silva Barros, diretor do Instituto de Matemática.

O curso começou a ser articulado em 2007 e envolve o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e os institutos acadêmicos; de Matemática, Física, Química e Biotecnologia e de Ciências Biológicas e da Saúde, funcionará na sede da Usina Ciências, e utilizará o espaço físico destas unidades.
.
.

Nenhum comentário: