segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Encontro Internacional da UAB

Hoje deu-se início ao I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
.
Após a solenidade de abertura tivemos duas apresentações, sendo uma do Prof. Carlos Bielchowsky (SEED/MEC) e do Prof. Celso Costa (CAPES).
.
Gostaria de destacar alguns pontos da palestra do Prof. Carlos, sob o tema Políticas Nacionais de Educação a Distância.
.
Para o secretário, que apresentou vários indicadores (assim como da ABED e do ENADE), a EAD vem dando destaque a uma política de democratização do ensino, inclusive o ensino superior, quando cerca de quase um milhão de pessoas hoje fazem algum curso nesta modalidade de educação.
.
Mas a EAD não pode expandir em detrimento da qualidade. Para ele "o limite da expansão é a qualidade", e neste sentido a SEED vem acompanhando/supervisionando 38 IES, cerca de 80% da oferta de EAD no Brasil e os principais problemas encontrados são:
  • terceirização das atividades acadêmicas
  • conteúdo, material didático e avaliação em desequilíbrio
  • avaliação desconectada dos professores
  • falta de apoio ao estudante e
  • polos indignos


O Prof. Celso, em sua palestra sobre O Sistema Universidade Aberta do Brasil, fez uma retrospectiva histórica ao mesmo tempo em que apontou as perspectivas políticas para os próximos anos. Segundo ele estamos chegando ao tempo em que não mais iremos fazer distinção entre a modalidade presencial e a modalidade a distância.
.
Apresentando vários índices, ele evidenciou a meta do Governo para que, em média, nenhum brasileiro precise se deslocar mais de 100km para poder chegar a um polo da UAB, e para isso grandes investimentos estão sendo realizados.
.
A questão, para podermos chegar a esta meta, é recordar o que disse o Prof. Carlos e investir na formação dos formadores, inclusive investir na produção de materiais de qualidade, um sistema de tutoria eficaz e professores que saibam realmente fazer docência online...
.
Amanhã segue o evento e buscarei trazer as informações mais relevantes do evento.
Um abraço.

Um comentário:

Ivanderson Pereira da Silva disse...

Que bom professor que os senhor está nos mantendo informados deste evento para poucos e bons!

UM FORTE ABRAÇO MEU AMIGO!