domingo, 29 de novembro de 2009
Pesquisadores discutem EAD aos domingos no Twitter
Biblioteca Digital Mundial
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Mini-curso: Uso do blog na Educação
(mas você encontra outros na internet)
I Encontro UAB - manhã do 2º dia
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Encontro Internacional da UAB
- terceirização das atividades acadêmicas
- conteúdo, material didático e avaliação em desequilíbrio
- avaliação desconectada dos professores
- falta de apoio ao estudante e
- polos indignos
Internet para crianças e jovens
Quatro de cada dez jovens tem sua própria página na web ou é gerador de conteúdos digitais. 70% frequentam redes sociais na internet.
"Este estudio, fruto de la actividad realizada por el Foro Generaciones Interactivas desde su constitución el pasado año, muestra y caracteriza a los niños y adolescentes españoles, de edades comprendidas entre los 6 y los 18 años, como una generación que hace un uso intensivo de las nuevas tecnologías. Además, pone de manifiesto los numerosos retos educativos y sociales que se plantean y la necesidad de un compromiso global para fomentar y garantizar un uso adecuado y responsable de las pantallas por parte de los jóvenes."
Acompanhe toda a matéria em: http://www.generacionesinteractivas.org/?p=1616domingo, 22 de novembro de 2009
Número de alunos por Tutor
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
SIIE 2009
Esta é a apresentação que Cleber Nauber está utilizando em Coimbra, hoje mesmo, na apresentação do nosso artigo sobre Microblogs e seu potencial de uso em educação.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Virtual Educa 2009 - fotos
Fotos enviadas pelo mestrando Ibsen Bittencourt
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Refletindo sobre Edublogs
Então vamos lá!
.
1. Ter clareza nos objetivos
2. Oferecer instruções para atividades
3. Oferecer atividades complementares
4. Ter sugestão de avaliação ou finalização de atividade
5. Ter um nível de facilidade de leitura e compreensão da linguagem utilizada
6. Ter sugestão de questionamentos que estimula discussão
7. Ter sugestão de atividades onde o aluno precisa refletir com base em seus próprios conhecimentos
8. Indicar referências utilizadas e/ou referências sugeridas para pesquisa
9. Ter coerência entre animação (imagens, vídeos) e conteúdo.
10. Adequar tempo proposto para realização de atividades
11. Proporcionar facilidade de navegação
12. Ser acessível
13. Possibilitar utilização por outras disciplinas
14. POssibilitar interação nos post’s
15. Adequar os post’s ao tema geral do blog
16. Promover colaboração nas atividades
....Evidentemente que nem todas as características estarão em todos os blogs. Em breve estaremos comentando cada uma destas características. Por hora fica a nossa reflexão inicial.
....Um abraço!
Convite para banca de defesa
Professores da banca: Prof. Dr. Elton Casado Fireman - orientador (CEDU-UFAL)
Profa. Dra. Eliane Schlemmer (UNISINOS)
Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado (CEDU-UFAL)
Dia: 30/11/09 - 09:00 horas
Local: Auditório do CSAU
obs.: breve divulgaremos o resumo da pesquisa
domingo, 15 de novembro de 2009
Programação detalhada do SIIE 2009
Edublog...
Tenho uma visão um pouco diferente do autor, José Carlos Antonio, mas para não influenciar o leitor deste blog, vou colocar meu posicionamento num outro post, ainda esta semana. Por enquanto convido-os a ler o que está no blog Professor Digital , e depois conversamos. O texto tem algumas coisas que devemos levar em consideração, mas outras...
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Aprovado no Exame de Qualificação
O Exame de Qualificação no Mestrado tem por objetivo avaliar o conhecimento geral do aluno dentro da subárea de concentração, bem como sua capacidade de síntese e de transmissão de conhecimentos. No PPGE_UFAL, especificamente na linha de pesquisa que realizo meus estudos e investigações, este exame é realizado quando o aluno já tem seu referencial teórico construído (denominado de "estado da arte"), como também já fez a coleta de dados e iniciou a análise destes dados.
Nova programação do evento da UAB
Encontro internacional de educação a distância tem nova programação
Foram selecionados trabalhos nas temáticas modelos pedagógicos; avaliação da aprendizagem e sistemas de acompanhamento do estudante; institucionalização da EaD nas instituições de ensino superior públicas; gestão de polos; inovações tecnológicas; e produção de material didático. Os trabalhos serão apresentados nos formatos pôster, solução tecnológica e trabalho completo.
Para acrescentar experiências internacionais, estarão no evento Ana Maria Patiño, do Centro de Aperfeiçoamento, Experimentações e Pesquisas Pedagógicas do Chile (CPEIP), que participa de debate sobre avaliação; Jesús Martín Cordero, conselheiro de educação da embaixada da Espanha, fala sobre material didático; e Hermano Carmo, professor da Universidade Aberta de Portugal, que faz apresentação sobre limitações do e-learning.
Programação – o encontro terá conferências, mesas-redondas, pôsteres e um stand de soluções em tecnologia da informação e comunicação em educação.
Entre os temas a serem trabalhados estão o desenvolvimento da educação a distância (EaD) nas instituições de ensino superior públicas brasileiras; inovações na área; e os processos de institucionalização da UAB. O encontro pretende também partilhar os resultados da investigação científica e analisar os processos de formação de recursos humanos em EaD.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eventointernacional.uab@capes.gov.br
Confira a página do 1º Encontro Internacional da Universidade Aberta do Brasil.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Mestrado "profissionalizante" na UFAL
Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática coordenado pelo professor Elton Casado Fireman foi aprovado pelo CTC da CAPES/MEC.
O Comitê Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) aprovou o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na última reunião realizada no final de outubro.
O curso é dirigido a profissionais licenciados em biologia, física, matemática, pedagogia e química, que exercem a docência na Educação Básica e buscam uma prática educacional diferenciada. Segundo o coordenador do Mestrado, professor Elton Fireman, o curso tem o objetivo de qualificar os professores que ensinam ciências e matemática em Alagoas, visando intervir nas práticas de docência com inovações metodológicas e instrumentais.
O mestrado está previsto para começar em março de 2010, terá duração de dois anos e dispõe de até 15 vagas para professores que lecionam e possuem vínculo empregatício, mas os detalhes do edital ainda serão definidos pelo colegiado de curso este mês. As linhas de pesquisa são Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Tecnologia da Informação e Comunicação.
“Esse curso vem atender à demanda que existe há anos, de professores que querem se qualificar nessas áreas. O mestrado é uma nova proposta para melhorar o ensino das disciplinas consideradas duras; ciências e matemática.” afirma Amauri da Silva Barros, diretor do Instituto de Matemática.
O curso começou a ser articulado em 2007 e envolve o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e os institutos acadêmicos; de Matemática, Física, Química e Biotecnologia e de Ciências Biológicas e da Saúde, funcionará na sede da Usina Ciências, e utilizará o espaço físico destas unidades.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Congresso Acadêmico da UFAL
Universidade Federal de Alagoas estará realizando, nos dias 23 a 28 de novembro, o Congresso Acadêmico, com vários eventos simultâneos, mini-cursos, oficinas, apresentações de trabalhos...
Clique no site para mais informações e para se inscrever.
Site do evento: http://www.ufal.edu.br/congressoacademico
Estarei ministrando, junto com o Prof. Mestrando Ibsen Bittencourt, o mini-curso O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO na terça-feira, dia 24 de novembro. Horário: 08h às 12h.
Para se increver nos mini-cursos e oficinas: http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/inscricoes-1
.
Educação de Adultos em 10 anos...
Do site: EcoDiario.es , direto de Madri
terça-feira, 10 de novembro de 2009
"Educação a Distância - o estado da arte" ganha prêmio Jabuti 2009
O livro ficou em 3 lugar no Prêmio Jabuti deste ano, na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise, sendo que os 2 primeiros colocados são livros de Psicologia/Psicanálise.
Virtual Educa Online
Virtual Educa 2009 terá apresentações de trabalhos por meio de fóruns de discussão.
O trabalho Desafios do Orkut na pesquisa online, de Profa. Ms. Carmen Lúcia (UFAL), será apresentado nesta modalidade. O fórum para a apresentação já se encontra aberto no endereço: http://www.virtualeduca.info/fveducaarg.
Quem desejar participar do fórum precisará se inscrever.
sábado, 7 de novembro de 2009
Blog Webcurrículo
Novo Orkut
...e quem está estudando as redes sociais na Internet não pode deixar de ler a análise de Alex Primo sobre a interface do "novo" orkut em seu blog.
O novo orkut, que mais uma vez inicia a criação de redes a partir de convite, apresenta uma nova interface, mais jovial e as organizações de grupos (comunidades) parece estar mais usual do que antes.
Evidentemente que alguém depois deve analisar o impacto desta nova interface do orkut para as comunidades que estão utilizando esta possibilidade da web 2.0 para fins educacionais, intitucionais ou livres...
Pesquisa Webgráfica de GTI
Pesquisa Webgráfica
1) NAVEGUE PELOS LINKS ABAIXO E IDENTIFIQUE NO PERIÓDICO VISITADO OS SEGUINTES DADOS:
- Nome do Periódico
- Vinculado a qual instituição?
- Periodicidade?
- Principais critérios para submissão de artigos
- Número de publicações
- Há algum artigo no periódico direcionado a sua pesquisa ou ao tema que você está trabalhando?
2) INDIQUE MAIS 3 LINKS DE REVISTAS CIENTIFICAS NA ÁREA DE GESTÃO DE TI
Modelo para se referenciar uma revista (periódico), conforme a NBR 6023:
Os elementos essenciais são: título, local de publicação, editor, datas de início e de encerramento da publicação, se houver.
Exemplo:
REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-
Modelo para se referenciar um artigo publicado num periódico conforme a NBR 6023:
Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, quando se tratar de artigo ou matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (se houver).
Exemplos:
PIMENTEL, F.S.C. Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada de professores. Tecer Conhecimento, Recife, v.1, n. 2, p.55 - 63, 2007.
MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
Lista de links para a pesquisa webgráfica:
Anderson, Elton e Marbyo:
http://www.jistem.fea.usp.br/index.php/jistem/issue/archive
http://computerworld.uol.com.br/
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65551997000300005&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0104-530X&lng=pt&nrm=iso
Mario, Rogério, Sérgio e Wallasce:
http://publica.fesppr.br/index.php/rnti/
http://www.assevim.edu.br/agathos/3edicao/index.php
http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/contecsi/
Atenção: Disponibilize o resultado da pesquisa webgráfica clicando em comentários. Para cada periódico um comentário. Naõ esqueçam de identificar o grupo que realizou a pesquisa.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Revista Acadêmica dos Maristas
http://marista.edu.br/2009/10/16/revista-educcional-edicao-01/
Essa revista será publicada bimestralmente e para quem desejar ter seu trabalho acadêmico publicado, deve entrar em contato com Carla Floriana cfloriana@marista.edu.br, analista da Gerência Educacional responsável pelo editorial da Revista.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Usando o Nestor com o Firefox
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Beth Prado e Beth Almeida em Maceió
Olá internautas de plantão e visitantes deste blog!
Trago aqui neste post alguns comentários sobre a terceira mesa redonda ocorrida ontem no Seminário de Educação realizado na IV Bienal Internacional do Livro em Alagoas, onde tivemos a oportunidade de refletir sobre o uso das mídias na educação; sendo mediada pelo Prof. Luís Paulo Mercado e tendo as professoras Beth Prado e Beth Almeida como integrantes, apresentando seus artigos publicados na revista nº 79 do INEP, totalmente dedicado ao estudo da integração das mídias na educação.
A Profa. Beth Prado apresentou suas considerações a respeito da gestão das mídias nos espaços e contextos educativos, e sobre a necessidade da formação dos professores passar pela proposta da reflexão na e sobre a sua prática pedagógica. Segundo a pesquisadora, é fundamental que o uso das mídias pelos professores seja um meio para que a reflexão aconteça, visando a melhoria da educação e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens deve ser considerado a partir da gestão deste espaço como lócus da reflexão.
Beth Almeida, que já morou em Maceió e tem um filho alagoano, como ela mesma frisou no início de sua apresentação, buscou "acalmar" aqueles que ainda tem uma visão dicotomizada da educação a distância versus educação presencial. Cada MODALIDADE tem suas especificidades, mas buscam os mesmos objetivos. O que não é viável é usar as mídias e tecnologias para repetir os erros de algumas abordagens que tem sua origem na educação presencial.
O uso das mídias, segundo a professora, deve ser planejado e efetivado quando existem elementos que não podem ser realizados e aplicados sem o uso das mídias, ou seja, não se deve usar pelo simples fato de estarem em alta na "moda" ou no marketing dos grandes grupos educacionais, mas deve ser levado em conta a partir do contexto cultural que hoje vivenciamos. A escola não pode continuar preparando os alunos para um mundo que não existe mais. Precisamos olhar em volta e descobrir as potencialidades, como no próprio exemplo utilizado pela Profa. Beth Almeida: "O que os jovens fazem com o celular? Muita coisa! O que menos fazem é realizar chamadas... E como estamos utilizando esta realidade?" Eu mesmo já tinha realizado um comentário aqui no blog sobre isso, mas em relação ao uso dos aparelhos de MP3 em sala de aula.
No final da mesa redonda, abriu-se espaço para os participantes questionarem as professoras e tive a oportunidade de perguntar a Profa. Beth Prado qual a sua visão sobre o tutor no contexto atual da EAD.
Sua resposta, também compartilhada pela Profa. Beth Almeida, frisou bem que o tutor precisar ser percebido como um profissional docente, mas que ainda se percebe sua atuação como uma sub-categoria na "hierarquia" das equipes que elabora, os cursos e as disciplinas. A própria nomenclatura não colabora com o avanço do entendimento das funções pertinentes a este profissional, tanto é que (por opção) as duas pesquisadoras e tantos outros Brasil afora já não utilizam o vocábulo "tutor" para designar este profissional. Hoje fazem a opção por FORMADOR ou MEDIADOR.
Evidentemente que a realidade política está imposta: ainda teremos o "tutor' nos cursos, principalmente no atual modelo da UAB, mas as discussões não podem parar... particularmente desejo fomentar esta discussão, se houver espaço, no I Encontro Internacional do Sistema UAB, que acontecerá de 23 a 25 deste mês, em Brasília.
Parabéns ao PPGE_UFAL pela realização do evento. Esta mesa redonda trouxe grandes contribuições para as nossas pesquisas!
* Uma Ferramenta para Geração de Conteúdo Matemático Interativo para a Internet
* A Inclusão do Aluno com Deficiência na Universidade Federal de Alagoas na
Modalidade de Ead
* O Tutor e as Interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem
.
Para esta semana aguarda-se a divulgação dos trabalhos que serão apresentados em comunicações orais.
.
Seminário de Educação na IV Bienal
Parabéns ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, na pessoa do Prof. Luís Paulo Mercado, pela promoção do evento!