domingo, 28 de dezembro de 2008

O que acontece?

.....O que está acontecendo?

.....Hoje deparei-me com uma dúvida: eu estava fazendo o relatório do módulo introdutório do curso Mídias na Educação quando assustei-me com os índices apresentados no quadro estatístico, logo após o levantamento dos dados.
.
.....Vejamos o quadro:

.....Este quadro apresenta os dados referente a uma das turmas, todas compostas de 50 professores-cursistas. Inncrível não... cerca de 60% não participou das atividades... E a realidade não é exclusiva desta turma. Outros tutores apresentam as mesas dificuldades na gestão das turmas.
.
.....O que me me fez pensar foi o confronto com uma outra notícia: nesta última semana o governo de Pernambuco (estado vizinho ao nosso) liberou um "bonus" para que os professores da rede estadual possam adquirir notebooks. Veja a notícia no blog do Diário de Pernambuco:
.
.....Mas, se há tanta evasão num curso como o Mídias, que visa habilitar os professores para o exercício do magistério com o auxílio de novas tecnologias, o que os educadores iraõ fazer com estes equipamentos? O que está promovendo tanta evasão?
.
.....Como eu já tinha colocado num outro post, e como o Ministro Fernando Haddad, o importante não é apenas disponibilizar os equipamentos, mas também oferecer cursos para habilitar o exercício do uso das tecnologias, não pela tecnologia, pois deve ser apenas um dos recursos.
Mas o que fazer quando os próprios beneficiados não conseguem vislumbrar a importância da formação? Ou será que vislumbram a formação, mas não se dispõem a fazer o curso devido a grande carga de trabalho imposta?
E como diz a letra da música: "... vamos lá pra ver o que será!"

Nenhum comentário: