terça-feira, 23 de setembro de 2008

Dermeval Saviani proferirá palestra em Maceió

Do site da UFAL:


O Prof.º Dr.º Dermeval Saviani estará no auditório da Reitoria, no próximo dia 26, a partir das 8h, ministrando a conferência “Direito à educação: um problema brasileiro” e lançando seu mais recente livro “A pedagogia no Brasil: história e teoria”, primeiramente lançado na XX Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, no último mês de agosto.

O evento está sendo promovido pela coordenadoria regional do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), através da Prof.ª Dra.ª Ana Moura, professora aposentada da Ufal. Ela foi orientanda do Prof.º Saviani na Unicamp e contribuiu diretamente para formação dessa linha de pesquisa em 1986, em São Paulo.

“O Prof.º Saviani é, acima de tudo, um exemplo de dignidade, justiça e luta pela escolarização do povo brasileiro. A luta dele é um testemunho que todos os professores e estudantes, independentemente da área de conhecimento, devem assistir para aprender. Estamos muito satisfeitos pela oportunidade de tê-lo aqui”, recomenda a Prof.ª Ana Moura.


Biografia
O Prof.º Saviani é formado em Filosofia pela PUC-SP, doutor em Filosofia da Educação também pela PUC-SP e livre-docente em História da Educação, tendo realizado “estágio sênior” na Itália. Desde 1967, é professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCAR, PUC-SP e UNICAMP, diretor associado da Faculdade de Educação da UNICAMP, professor titular colaborador da USP (campus de Ribeirão Preto) e sócio-fundador da ANPED, CEDES, ANDE, CEDEC e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do HISTEDBR.

Nenhum comentário: