Prezados alunos do Curso de Matemática da UNIT,
realizada a leitura do artigo O COMPUTADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM, de Emílio Soares Ribeiro (na Revista Tecer Conhecimentos, p. 70 a 76),
leia o POST METODOLOGIA OU TECNOLOGIA
e responda a seguinte questão (fazendo uma análise comparativa entre os três textos):
COMO PODEMOS UTILIZAR O COMPUTADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA?
15 comentários:
O computador como mediador da aprendizagem, tem o papel de dinamizar o processo de ensino/aprendizagem, proporcionando uma aprendizagem colaborativa e construtivista, desenvolvendo entre os discentes a aprendizagem por descobertas. Mas para que o uso das tecnologias tragam sucesso no processo de ensino/aprendizagem é necessário que os docentes saibam utilizar as ferramentas e adéqüe sua metodologia de ensino de acordo com o uso de cada ferramenta, ou seja, de cada recurso didático.
Na educação matemática, o uso do computador seria de fundamental importância para poder mostrar aos alunos como podemos aplicar os conceitos matemáticos aprendidos. Porque na maioria das vezes fica na mente dos alunos o questionamento do por que tenho que estudar tal assunto? Pra que serve isto?
O uso de programas matemáticos irá ajudar bastante na resposta destas perguntas e também aproximar cada vez mais os assuntos com a realidade do dia-a-dia. Tornando assim o conhecimento mais sólido, visto que é construído e aplicado em mais de um ambiente e auxiliando na solução de problemas.
Ginaldi Ferro
Aluna de matemática - UNIT
A maioria das pessoas concordam que,o computador é uma excelente ferramenta tecnológica.Também concordo e acho brilhante a idéia de utilização de computadores como meios para intermediar ensino/aprendizagem.
Assim como mostra os textos,é preciso avançar com o mundo moderno, porém não adianta investimento tecnológico se não houver investimento para capacitar os professores,pois não podemos pensar em novos recursos com métodos antiquados.
Quanto ao ensino/prendizagem da Matemática, é no mínimo interessante,axiliando por exemplo na construção de desenhos geométricos e outros.Além de fazer a interação enter professores e alunos como "Forúm de Discussão" sobre equações.E tantas outras milhres de formas de utilização.Que seja feito da melhor forma para que todos ganhem com as novas tecnologias.
Daniele Silva
Aluna do curso de Matemática-UNIT
Com o crescimento populacional e os avanços tecnológicos o uso do computador passa a ser uma necessidade para o desenvolvimento da educação. Embora seja um "bicho de sete cabeças" para muitos. Acredito que o computador possa ser o mediador do ensino/aprendizagem para suprir a carência educacional, desde quer seja guiado por um tutor que possua conhecimentos adequados.
Alessandra B.Freire
aluna de matemática-unit
A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.
Na atualidade diante de todo arsenal tecnológico disponível o uso do computador no ensino da matemática faz com que a apredizagem ocorra de maneira colaborativa e participativa.Sendo necessária a ocorrência de mudanças nas metodologias de ensino para que se tenha um maior aproveitamento do uso do computador e de seus recursos.É importante que os profissionais sejam capacitados para que se tenha a possibilidade de aulas dinâmicas e inovadoras ocorrendo maior interação entre o professor e o aluno, interações essas que servirão de estimulo para os discentes, que deverão assumir uma postura de autonomia no processo de aprendizagem.
Maria Isabel
Aluna de Matemática da UNIT
A Matemática e o computador se unem na forma de laboratório virtual trazendo para os estudantes de hoje um prestigio que os estudantes de 20 anos atrás não tiveram, essa tecnologia vem trazendo muitos benefícios para o crescimento de estudantes de matemática principalmente aqueles que cursam a distância. Mesmo porque, a praticidade das informações e a globalização aproximam os alunos e professores em pesquisas, em resoluções de problemas que beneficia a agilidade e o dinamismo do conhecimento matemático.
Além da globalização que o computador propicia aos estudantes, também dispõem de ferramentas que facilitam a visualização de gráficos, imagens e os programas dedicados para cada assunto.
Que a tecnologia pode auxiliar na educação não há dúvida. A questão aqui é como ela pode ser utilizada.
Pesquisas realizadas com alunos de escolas públicas apontaram que aqueles que utilizavam o computador na realização das tarefas tiveram rendimento inferior aos que não utilizavam. Isso mostra a necessidade de, antes de levar os pc's pra sala de aula, capacitar os profissionais docentes.
Outra questão levantada pelo Fernando Pimentel em seu blog é: "Não é todo recurso que pode ser utilizado para o ensino de determinado assunto, e nem todo assunto pode ser trabalhado com o auxílio de qualquer recurso." Assim, se torna imprescindível que os professores conheçam à fundo os recursos didáticos (principalmentes os tecnológicos), bem como sua matéria de ensino.
O uso do computador como mediador da aprendizagem,tem um papel bastante aplo no ensino/aprendizagem .no qual ele possibilita vários meios de costruir a educação e ampliar os conhecimentos teóricos e tecnológicos.fasendo uso das diversas ferramentas existentes.mas segundo souza(2007,p111).O professor deve ter formação e competência para utilizar os recursos didáticos que estão ao seu alcance.
Em meios as novas tecnologias o computador vem sendo uma das ferramentas mais usadas por muitas pessoas no mundo inteiro.É indispensável o seu uso para diversos fins,mas toda essa facilidade tem suas limitações.precisamos conhece-lo bem para saber opera-lo com competência ,como recurso nos fins didáticos.
O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia, porém para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que o corpo docente tenha habilidades para tal,sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados.
Num sistema globalizado e com a rapidez com que as informaçõe fluem mundialmente,a aprendizagem também teria que se utilizar de um instrumento para acompanhar o ritmo desses acontecimentos.E como mediador entre as informaçõe e o ensino aprendizagem eis que surge o computador. Esse instrumento coloca o professor e o aluno diante das mais atualizadas informaçõs podendo até resgatar outras que anteriormente já eram consideradas ultrapassada mas que servem de suporte para novas pesquisas.Por isso é de grande importância que tanto professores como alunos, estejam sempre atentos para as novidades que surgem na informática,para usar com destreza e sabedoria esse fascinante mediador da aprendizagem.
O uso do computador como mediador da aprendizagem, é de fundamental importância , pois, interagem a aluno com as tecnologias do mundo moderno, abrindo leques de oportunidades para que os discentes construam seus conhecimentos e amplie novos horizontes. A tecnologia nos fornece horizontes metodóligicos que muitas vezes não encontramos nos livros e, por isso, acho necessário associar tecnologia e educação. Para tanto, é necessário que se dê condições para que os docentes se capacitem e tenham habilidades e conhecimentos para suas praticas pedagógicas, pois, sem isto nada valerá.
Com o surgimento destas novas tecnologias a escola passa a ter um endereço virtual. Na internet a rede liga a todos os usuários de computadores do planeta.
Uma observação importante é que podemos navegar pelo mundo em uma fração de segundos e acessar as mais variadas inforamções.
Abel firmino
FITS
Curso de Matemática
Em um país que vivemos com tanta tecnologia o computador é um excelente instrumento de se aprender matematica, porém depende do próprio aluno buscando vários conhecimentos atraves matemática.
Para um bom desempenho na matemática temos que pô ela em prática para que no futuro tenhamos a agilidade de desenvolver um trabalho eficiente.
Como toda ferramenta de ensino, o conhecimento prévio das capacidades do computador é fator promordial para uma boa utilização no ensino de qualquer matéria. A reciclagem continua dos profissionais da educação é de suma importancia para que interajam corretamente e na medida certa na aplicação de novas tecnologias ou novos métodos de ensino. Temos ai uma faca de dois gumes que se bem utilizada pode contribuir absurdamente no desenvolvimento intelectual, mais se usada incorretamente teremos mais um meio de distração e desconcentração que dificultará a aprendizagem e colocará o professor em sérias dificuldades de ensinar.
Antonio Neto
O computador 'e um grande aliado no processo de apredizagem, quando se sabe usa-lo, pois, tanto pode ele tomar um tempo m'inimo de aula como um tempo m'aximo, por isso devemos nos especializarmos antes de simplesmente utiliza-lo.
Observamos tambem que na educacao matematica, o computador 'e um dos mais importantes aliados para o processo de apredizagem, pois pode facilitar, e muito, o entendimento do nosso aluno, em tempo habil.
O computador pode, simplesmente, levar ao aluno o conhecimento real do problema matematico colocado no momento, atraves de alguns programas que facilitam essa ilustracao. Imagine como 'e gratificante mostrar a um aluno que a geometria sempre esteve ao seu redor, simulando no computador problemas geometricos, que o aluno antes so conseguia imaginar.
E se nao fosse o tal COMPUTADOR eu nao poderia, hoje, mandar o meu comentario.
Obrigado COMPUTADOR por me permitir bular a dist^ancia.
Postar um comentário