sábado, 17 de maio de 2008

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (?)



“O advento da Sociedade da Informação acarretou várias transformações na sociedade moderna, principalmente nas duas últimas décadas. As tecnologias que a humanidade criou, desde a roda até o computador, geraram modificações na forma de se comunicar, de produzir e reproduzir os meios da própria vivência humana”.(*)



Tendo como base esta reflexão de Maria Lúcia Serafim, e analisando as muitas informações a que somos “bombardeados” a cada dia, qual a sua opinião sobre a seguinte questão:



Quais os pontos positivos e os pontos negativos que o avanço tecnológico tem proporcionado para a aquisição e produção de conhecimento?



(*)SEFARIM, Maria Lúcia. A aprendizagem docente e a cultura informática: novos saberes de formação. Tecer Conhecimentos. Recife, ano 1, nº 1, p. 39-43, setembro de 2005


7 comentários:

PedrinhoMoraes disse...

É que tudo esta ficando muito facil e as pessoas estão se acomodando.


Pedro Moraes
7º D
Colégio Sta Úrsula

Anônimo disse...

O ponto positivo é que a modernidade facilitou muito a nossa vida; e o negativo é que as pessoas deixaram o prazer de criar novas brincadeiras como jogar pião, brincar de pega-pega, jogar bola com os amigos para ficarem na frente do computador jogando.

Anônimo disse...

O ponto positivo é que a modernidade dos tempos de hoje facilitou muito a nossa vida; e o negativo é que as pessoas não fazem mais as brincadeiras como de antigamente como; pular corda, jogar pião,brincar de pega-pega com os amigos, elas preferem brincar sozinhas no computador.


Pedro Henrique Omena
7º ano
Turma D
Colégio Santa Ùrsula

,

Anônimo disse...

O ponto positivo é que com o passar do tempo,a tecnologia foi avaçando facilitando a vida de várias pessoas,o ponto negativo é que isso aumentou o número de sequestros,golpes.


Jorge Alberto
7ºE
Colégio Santa Úrsula

Anônimo disse...

O ponto positivo é que com o passar do tempo a tecnologia foi avançando facilitando a vida de várias pessoas,o ponto negativo é isso aumentou o número de golpes,sequestros.

Anônimo disse...

Bom, na minha opinião o avanço da tecnologia é bom e ruim ao mesmo tempo, poís está ajudando muito na medicina ajudando a achar a cura para várias doenças e também outros pontos, mas, o avanço da tecnologia também vem deixando as pessoas sedentárias e isso é muito ruim, porque está se perdendo os costumes antigos para a modernidade.
Eu mesmo prefiro ficar na internet e nao ir fazer um passeio na praia uma caminhada.Outro exemplo também são os shoppings, a diversão dos jovens de hoje é ir ao shopping e pra mim isso nunca vai acabar vai sempre continuar assim o que é uma pena.....

7º Ano Turma "E"

Nyna de Cristo disse...

Cramba, muito legal isso aqui, até parece o blog da professora Lanara, da FSBA. Enfim. Respondendo sua questão, acredito que de positivo temos a praticidade e as facilidades trazidas pela tecnologia. Porém de negativo temos a ausência cada vez mais forte do que eu chamo de "humano", a presença humana, o contato, o olho a olho, o toque, estamos cada vez mais distantes mesmo que conectados. As relações interpessoais são cada vez mais frias. E acredito que nodia que aprendermos a usar a máquina sem que ela nos use seremos mais felizes e elas mais úteis.
Tereza Cristina
Pedagoga