sábado, 10 de agosto de 2024

Metacognição e jogos digitais

 Os jogos digitais têm se mostrado ferramentas poderosas para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, que envolvem a capacidade dos alunos de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. Ao jogar, os alunos não apenas adquirem conhecimento sobre o conteúdo do jogo, mas também desenvolvem habilidades como planejamento, monitoramento e avaliação de suas ações. Isso ocorre porque muitos jogos exigem que os jogadores estabeleçam estratégias, tomem decisões críticas e ajustem suas abordagens com base nos resultados obtidos, o que são práticas diretamente relacionadas à metacognição.

Além disso, a natureza interativa e imersiva dos jogos digitais facilita o envolvimento dos alunos em ciclos de feedback contínuo. Esses ciclos permitem que os jogadores revisem e modifiquem suas estratégias em tempo real, promovendo um ambiente ideal para o desenvolvimento metacognitivo. Ao enfrentar desafios e refletir sobre suas ações dentro do jogo, os alunos aprendem a reconhecer suas próprias forças e fraquezas, melhorando sua capacidade de autorregulação e tornando-se mais conscientes de seu processo de aprendizagem.

Por fim, os jogos digitais também oferecem uma oportunidade única para a personalização da aprendizagem metacognitiva. Diferentes estilos de jogo e níveis de dificuldade podem ser adaptados para atender às necessidades individuais dos alunos, permitindo que cada um explore e desenvolva suas habilidades metacognitivas em seu próprio ritmo. Isso não apenas reforça o aprendizado, mas também incentiva os alunos a se tornarem aprendizes mais autônomos e proativos, habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional.


Com a imagem acima, buscamos representar a relação entre os jogos digitais e a metacognição. Ela mostra um jogador com um controle, e acima dele, um cérebro holográfico, conectado a ícones que simbolizam o pensamento estratégico, a tomada de decisões e a resolução de problemas. O fundo destaca o ambiente imersivo e interativo dos jogos digitais.

Texto baseado em:

Braad E, Degens N, Ijsselsteijn W. Towards a Framework for Metacognition in Game-Based Learning. Accessed August 12, 2024. https://core.ac.uk/download/pdf/232214345.pdf 

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