sábado, 10 de dezembro de 2022

Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil

Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil


Arly Tenório Rijo da Silva Lopes
Fabiana Arruda de Almeida
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel


Resumo: A educação formal das gerações nascidas na cultura digital é desafiada a integralizar as Tecnologias Digitais (TD) à rotina das crianças na escola. Isso ocorre nas mais variadas atividades, como é o caso da contação de histórias para crianças pequenas. Nesta investigação o objetivo geral foi elencar implicações pedagógicas no uso dos jogos digitais da Disney na contação de história, no 2º período da educação infantil de uma escola municipal, em Maceió/AL. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças e a partir de um projeto de intervenção realizado em sala de aula, foram retratadas as reações das crianças durante os momentos de interação com a turma, a partir da contação de três histórias associadas aos jogos digitais. Partindo do pressuposto que jogos digitais são artefatos culturais, foi possível constatar que sua utilização no ambiente escolar foi favorável e contribuiu no processo de construção do conhecimento das crianças observadas.

DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.118446
Palavras-chave: Jogos Digitais, Contação de Histórias, Educação Infantil.

LOPES, A. T. R. da S.; DE ALMEIDA, F. A.; PIMENTEL, F. S. C. Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 71–86, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.118446. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/118446. 

Nenhum comentário: