domingo, 19 de junho de 2022

Gamificação e aprendizagem... diante da pandemia

Novo artigo publicado:

PIMENTEL, F. S. C.; MOURA, E. C. de M. Gamificação e aprendizagem: cognição e engajamento como possibilidades diante da pandemia. HOLOS, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10896. Acesso em: 19 jun. 2022.



RESUMO: Em um mundo praticamente estagnado por conta da COVID-19, essa pesquisa versa sobre a inter-relação entre a gamificação e a Teoria do Flow, seguindo um modelo de ensino híbrido, visto que que a aprendizagem não é inerente apenas à sala de aula. A gamificação e a Teoria do Flow possuem características que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem, descentralizando os espaços de ensino e oferecendo ao discente a oportunidade de controle de seus estudos, colocando-o no centro no processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, seria possível um discente atingir um estado de envolvimento e imersão total, seguindo um modelo de ensino híbrido em experiências gamificadas? O objetivo dessa pesquisa foi analisar o estado de flow de discentes do 4º período dos cursos de Matemática e Química de uma Instituição Pública de Ensino Superior, a partir de um estudo de caso em uma disciplina comum aos dois cursos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, coletando dados por meio da observação direta do comportamento dos discentes diante das propostas e aplicação de questionários. Os resultados encontrados foram considerados satisfatórios e apontaram que a utilização da gamificação como estratégia pedagógica dentro de um modelo de ensino híbrido pode promover maior engajamento e motivação dos discentes, com feedbacks imediatos de suas ações dentre as várias possibilidades de solucionar os desafios propostos, fazendo com que o discente atinja um grau de experiência ideal que o deixe totalmente envolvido e imerso nas experiências. Tais achados podem ser migrados para o contexto de uma educação em meio a pandemia, observando que o engajamento dos discentes em uma disciplina gamificada possibilita a continuidade dos estudos, sem necessariamente ser e sala de aula.

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