quinta-feira, 21 de abril de 2022

Planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room (EER) no ensino superior

Novo artigo publicado: PIMENTEL, F. S. C.; SILVA, E. M. P. ; SILVA, J. M. . Planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room (EER) no ensino superior. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 4, p. 230-246, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/62738

Resumo: Várias experiências com jogos estão sendo implementadas no ensino superior, como as Escape room (ER). Sendo caracterizada como um gênero dos com o uso de elementos como enigmas, desafios, ambientação e narrativa, na possibilidade de promover a motivação, colaboração e cooperação. Nesse sentido, essa Revisão Sistemática de Literatura tem o objetivo de identificar os processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room educacional no ensino superior. Para executar a RSL foram utilizados softwares de análise. 520 estudos foram extraídos de diversas bases de dados de conhecimento. Após os processos de identificação, triagem, seleção e qualidade, foi delimitado o número de 29 estudos. As experiências relatadas têm predominância para a área da saúde, engenharia, arquitetura e pedagogia, mas não se indica um caminho metodológico de planejamento e avaliação. Encontramos que 86% realizaram ER físicas. Há necessidade de estudos sobre as competências docentes e a ER para avaliação da aprendizagem.

Nenhum comentário: