segunda-feira, 7 de março de 2022

Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2)

Após algumas tentativas, submetendo projeto de pesquisa aos editais do CNPq, no último dia 9 de fevereiro finalmente saiu o resultado do reconhecimento como Bolsista Produtividade (PQ 2) do órgão. A bolsa é destinada aos pesquisadores que se destacam entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq. O resultado é mais significativo pelo destaque entre a comunidade científica do que pelo valor da bolsa (menor que o salário mínimo atual).





A proposta a ser desenvolvida nos próximos 36 meses é uma continuidade da investigação realizada no pós-doc, sendo um desdobramento com o título Estratégias metacognitivas com jogos digitais no Ensino Superior.

O objetivo geral é investigar a mobilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem por meio dos jogos digitais em contexto universitário, contribuindo para tornar mais efetivo o uso destes artefatos e subsidiar processos de decisão de uso, integração, mediações pedagógicas e gestão de ensino-aprendizagem. 

Trata-se de uma pesquisa exploratória; segue uma abordagem dialética, e tem como abordagem o método misto com o Design Science Research (DSR). Os sujeitos serão estudantes universitários e professores que estudam sobre os jogos digitais, como também estudantes universitários usuários de tais jogos. 

Serão utilizados alguns instrumentos de coleta de dados, como o Metacognitive Awareness Inventory (MAI) e questionários, e utilizando-se de técnicas e softwares para a análise dos dados. Espera-se, enquanto desenvolvimento tecnológico ou de inovação, a criação de elementos que subsidiarão a formação de professores (framework, estudos, manuais, cartilhas), tendo em vista que os jogos digitais ainda não fazem parte do currículo formal da formação de licenciandos no Brasil. 

A investigação buscará indicar elementos que poderão ser incorporados pelos game designers no planejamento, criação e desenvolvimento de novos jogos digitais (educacionais ou não), pois serão indicados que aspectos dos jogos digitais podem mobilizar a metacognição..

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