A produção científica sobre jogos digitais na educação física escolar: o que dizem os periódicos nacionais?
José Ricardo Lopes Ferreira (Estácio de Sá - Faculdade de Alagoas)
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (Universidade Federal de Alagoas)
Resumo: Este artigo se propõe debater a respeito da produção acadêmica-científica inerente aos jogos digitais e a Educação Física Escolar. Para tal, foram analisados artigos científicos publicados nos periódicos nacionais no campo da Educação Física. A pesquisa em tela possui um caráter qualitativo, já que opera uma Revisão Sistemática da Literatura. Como critério para a seleção dos periódicos estudados, foram priorizados aqueles voltados área de estratificação da Educação Física, com Qualis A e B de acordo com a avaliação da CAPES (2013-2016) no recorte temporal compreendido entre 2015 e 2019. Foram selecionados cinco artigos. Observa-se que os estudos empíricos apresentam uma predileção a jogos que possuem movimentos ativos, como exergames e jogos de realidade aumentada. Os estudos teóricos se ocupam em problematizar os jogos digitais como elementos culturais imateriais que possuem uma linguagem própria capaz de produzir sentidos e significados a partir dos processos interativos. Ademais, foi identificada a necessidade de desenvolver estudos nos âmbitos dos serious games e dos e-Sports. Por fim, sugere-se uma RSL mais abrangente, contemplando os anais de eventos e as teses e dissertações.
Palavras-chaves: Aprendizagem. Educação física escolar. Cultura digital. Educação básica.
Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2043
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