sexta-feira, 21 de agosto de 2020

A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino

 Novo artigo publicado:


A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino

A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino

Resumo:

A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo analisar o alcance do estado de flow a partir  do  desenvolvimento da estratégia  de  ensino  gamificada  em  uma  turma com  28 alunos  cursando nível  superior na  disciplina  de Planejamento,  Currículo  e  Avaliação, ofertada  para  os  cursos  de  graduação  em  Matemática  e  Química da  Universidade Federal de Alagoas. A metodologia, qualitativa, ancorou-se na abordagem do Estudo de Caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e um questionário online.Os  resultados  confirmam que  a  gamificação  promove  o  estado  de  flow através do engajamento, da motivação e imersão nas atividades, por conseguinte aumentando a capacidade em resolver problemas. Na análise dos dados verificou-se que a metodologia gamificada desenvolvida contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina e que  essa estratégia não  foi desenvolvida  ou apresentada  anteriormente  por  nenhum professor no contexto desta disciplina.

Palavras-chave: Estratégias gamificadas. Gamificação. Estado   de   fluxo. Flow. Metodologia Ativa. Educação. 

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/54411/31044



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