XV Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas (SJEEC)
Dias: 15 a 16/04/2024
1. Chamada de trabalho
A chamada de trabalhos para o XV Seminário será divulgada nas redes sociais relacionadas com a temática dos jogos eletrônicos, e nos sites do Seminário, da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, do IHAC/UFBA, entre outras.
2. Trabalhos Científicos
2.1 Os Trabalhos encaminhados para serem apresentados nos Grupos de Trabalho serão apresentados ao Conselho Científico do Seminário, preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a lisura do processo de seleção de trabalhos.
2.2 Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.
2.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Grupos de Trabalho. Serão aceitos trabalhos tanto teóricos quanto empíricos que estejam relacionados aos seguintes GTs e suas respectivas ementas.
GT 1 – Jogos digitais, Cultura e Educação
Este GT recebe trabalhos de pesquisa que compreendam os jogos como um produto cultural que ressignifica as distintas concepções de cultura e Educação, bem como, os significados construídos socialmente entre games e cultura; games e sua relação com a educação, filosofia, psicologia, corpo, religião, gênero, entre outros temas.
GT 2 – Jogos digitais, saúde e esportes
Este GT recebe trabalhos que discutam a relação dos jogos digitais com a saúde, estimulação motora, E-sports, dentre outras modalidades esportivas.
GT 3 – Desenvolvimento de jogos digitais
Este GT aceita trabalhos que apresentem distintas perspectivas sobre os processos de desenvolvimento de jogos digitais para educação, saúde, entretenimento, dentre outros gêneros.
3.Submissão de Trabalhos Científicos:
3.1 Os pesquisadores que vem investigando os jogos eletrônicos e suas diferentes relações podem encaminhar trabalhos os GTs indicados anteriormente.
3.2 A submissão do trabalho deverá ser realizada de 01/11/2023 a 21/01/2024 através da revista dos Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: https://revistas.uneb.br/index.php/sjec/submissions.
3.3. Identificação dos Trabalhos
3.3.1. Os nomes dos autores e o nome da instituição a que estiver vinculado (s) o (s) autor (es), qualquer informação que possa identificar os autores (nome de jogos, instituições parceiras, etc.) devem ser substituídos por [BLINDREVIEW]
3.3.2. No caso de aprovação do artigo, os autores deverão eliminar os BLINDREVIEW e substituir com os dados dos autores e outras referências.
3.4 Ao receber a carta de aceitação o trabalho deve ser reenviado para a comissão com as devidas correções dadas pelos pareceristas e acompanhado de um “Termo de Compromisso de Apresentação” nos seguintes termos: “Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____ autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____ (nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica XV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas, a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição organizadora.
3.5 – Nota Importante: Trabalhos aprovados sem termo de compromisso não serão aceitos.
3.6 Os Trabalhos aprovados serão publicados nos anais e no site do seminário.
4. Formatação do artigo
4.1. Os Trabalhos devem ter entre 9 (nove) a 10 (dez) laudas
4.2. Deve possuir no máximo 3 autores.
4.3. O template com as devidas formatações está disponível. Clique aqui para baixar.
5.0 Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento
5.1 O evento conta com um comitê científico formado por pesquisadores doutores que atuam e desenvolvem pesquisas na área de games em instituições brasileiras, alemães e portuguesas, tendo, portanto, competência técnica e acadêmica para avaliar e selecionar os trabalhos que serão enviados para os seguintes Grupos de Trabalho:
Grupo de trabalho 01: Jogos digitais, Cultura e Educação
Grupo de trabalho 02: Jogos digitais, saúde e esportes
Grupo de trabalho 03: Desenvolvimento de jogos digitais
5.2 Cada Grupo de Trabalho será coordenado por um pesquisador que atue e/ou desenvolva pesquisas na área referenciada.
5.3 O presidente do comitê científico ficará responsável pelo encaminhamento dos trabalhos que serão avaliados pelos membros do comitê. É importante ressaltar que os trabalhos serão avaliados por pelo menos dois pareceristas.
5.4 No caso de haver divergências significativas nos pareceres de cada trabalho, o mesmo será enviado para um terceiro avaliador a fim de definir a recomendação ou não do trabalho. Os pesquisadores/autores enviarão os seus trabalhos através do site da revista dos anais que gerenciará o processo de recebimento e avaliação de artigos (https://revistas.uneb.br/index.php/sjec/submissions).
5.5 A avaliação será realizada através de um instrumento contendo aspectos como: Relevância, Originalidade, Metodologia, Contribuição e Qualidade da apresentação escrita, que serão avaliados considerando os seguintes critérios: Excelente, Bom, Moderado e Fraco. No formulário haverá ainda os seguintes campos: Recomendação final (concluída a análise, os avaliadores deverão indicar se o trabalho deve ou não ser aceito); Uma nota geral de 1 a 10; Confiança no julgamento (neste campo os avaliadores deverão indicar o grau de confiança do seu julgamento em termos de familiaridade/conhecimento do assunto tratado); Justificativa da avaliação (espaço onde deverá ser comentada a avaliação do examinador) e outro campo com informações para o presidente da comissão.
5.6 Os trabalhos que tiverem média igual ou superior a 8,0 serão selecionados para apresentação nos Grupos de Trabalho e publicação nos Anais.
5.7 Os autores receberão apenas o parecer dos avaliadores, sem nenhuma identificação, a fim de preservar a identidade dos pareceristas.
5.8 Assim, como, os pareceristas receberão os artigos na condição blind review. As normas para envio de trabalho estarão disponíveis na home page do evento.
5.9 Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, após a autorização dos autores e apresentados nos GTs durante o seminário. A chamada de trabalhos para o XV Seminário será divulgada nas redes sociais relacionadas com a temática dos jogos eletrônicos, e nos sites do Seminário, da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, do IHAC/UFBA, entre outras
7. Cronograma
Data máxima para encaminhamento dos Papers: 21/01/2024.
Notificação de aceitação dos papers: A partir de 01/03/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário