Disponibilizo aqui nesta postagem, com atualização em 08 de outubro de 2023, textos que foram publicados com a temática da gamificação no contexto da Educação, resultado de várias pesquisas desenvolvidas nos mais variados níveis educacionais.
Desejo boa leitura a todos.
Artigos publicados
FERNANDES, C. J. S. C.; PIMENTEL, F. S. C.; MERCADO, L. P. L.
Atividades gamificadas para aprender Biologia em contexto híbrido explorando
recursos digitais disponíveis na plataforma Wordwall. Revista De Educación
En Biología, v. 26, p. 24-38, 2023. https://doi.org/10.59524/2344-9225.v26.n1.38685
PIMENTEL, F. S. C.; MOURA, E. C. M. Gamificação e
aprendizagem: cognição e engajamento como possibilidades diante da pandemia. HOLOS
(NATAL. ONLINE), v. 1, p.
1-16, 2022. https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10896
SILVA, E. M. P.; PIMENTEL, F. S. C. A gamificação na
promoção da interação no Ensino Superior a Distância. Revista Tecnologias
Educacionais em Rede (ReTER), v. 3, p. 1-18, 2022. https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67986
FERREIRA, J. R. L.; PIMENTEL, F. S. C. Gamificação em foco:
uma experiência com a plataforma Symbaloo Learning Paths na pós-graduação. REVISTA
ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 29, p. 701-726, 2022. https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.9641
MARINHO, P.
M. T.; FERNANDES, P.; PIMENTEL, F. S. C. The digital portfolio as an assessment
strategy for learning in higher education. Distance Education, v.
42, p. 253-267, 2021. https://doi.org/10.1080/01587919.2021.1911628
BARROS, D. A. M.; PIMENTEL, F. S. C. Trilha de cores:
gamificação para o ensino de composição e projeto gráfico no curso de
Publicidade e Propaganda. Revista Plurais - Virtual, v. 11, p. 67-84,
2021. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11498
OLIVEIRA, J. K. C.; PIMENTEL, F. S. C. Epistemologias da
gamificação na educação: teorias de aprendizagem em evidência. REVISTA
FAEEBA, v. 29, p. 236-250, 2020. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p236-250
REGO, F. R. M. L.; SANTOS, L. R. L.; PIMENTEL, F. S. C. A
promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de
ensino. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. XVI, p.
318-335, 2020. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/54411
PIMENTEL, F. S. C.; NUNES, A. K. F.; SALES JUNIOR, V. B. Formação
de professores na cultura digital por meio da gamificação. EDUCAR EM REVISTA,
v. 36, p. 1-21, 2020. https://doi.org/10.1590/0104-4060.76125
CARDOSO, O. A. O.; COSTA, C. J. S. A.; PIMENTEL, F. S. C. A
contribuição da gamificação no processo de avaliação para a aprendizagem. Temática
- Revista eletrônica de publicação mensal, v. 16, p. 313-329, 2020. https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/56695
SOUZA, V. E. C.; PIMENTEL, F. S. C. Interação entre pares
simétricos no contexto da gamificação. REVISTA PLURAIS, v. 10, p.
400-420, 2020. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11495
PIMENTEL, F. S. C. As narrativas digitais como possibilidade
de aprendizagem personalizada numa disciplina gamificada. EM TEIA - REVISTA
DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 10, p. 1-13, 2019. https://doi.org/10.36397/emteia.v10i1.240020
MARTINS, J. C. D.; PIMENTEL, F. S. C. Ensino híbrido e
multimodalidade em contextos educacionais gamificados. REVISTA E-CURRICULUM
(PUCSP), v. 17, p. 646-672, 2019. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p646-672
Capítulos de livros publicados
PIMENTEL, F. S. C.; FERREIRA, A. R.; FREITAS, R. O. Gamificação
como estratégia pedagógica no combate à evasão: potencialidades da
implementação no Ensino Superior. In: PIMENTEL, F. S. C.; ROCHA, J. C.; MOURA,
E. C. M.; VIANA, M. A. P. SILVA, R. P. (Org.). A evasão discente em cursos
de graduação e pós-graduação da UAB/Ufal. 1ed.Maceió: Edufal, 2023, v. 1,
p. 42-57. https://www.edufal.com.br/produto/a-evasao-discente-em-cursos-de-graduacao-e-pos-graduacao-da-uab-ufal-e-book/
PIMENTEL, F. S. C.; BARROS, D. A. M.; SILVA, J. M.; SILVA,
E. M. P. ; MARQUES, M. M. . The
Efficacy of Gamification for the Involvement of Students in Distance Education.
In: BERNARDES, O.; AMORIM, V. MOREIRA, A. C. (Org.). Handbook of Research on the
Influence and Effectiveness of Gamification in Education. 1ed.Hershey: IGI
Global, 2022, v. 1, p. 108-129. https://www.igi-global.com/book/handbook-research-influence-effectiveness-gamification/288939
PIMENTEL, F. S. C.; CARDOSO, O. A. O.; MOURA, E. C. M.;
SILVA, J. M. Gamificação e game thinking como estratégias de enfrentamento à
desmotivação da aprendizagem no contexto da pandemia. In: PIMENTEL, F. S. C.;
FRANCISCO, D. J. FERREIRA, A. R. (Org.). Jogos digitais, tecnologias e
educação: reflexões e propostas no contexto da COVID-19. 1ed.Maceió:
Edufal, 2021, v. 1, p. 25-34. http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7841
OLIVEIRA, J. K. C.; FREITAS, R. O.; PIMENTEL, F. S. C.
Gamificação para o desenvolvimento dos multiletramentos no Ensino Superior. In:
PIMENTEL, F. S. C. (Org.). Aprendizagem baseada em jogos digitais:
teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: BG Business Graphics Editora, 2021, v. 1,
p. 140-158. https://www.researchgate.net/publication/351083230_Aprendizagem_baseada_em_jogos_digitais_teoria_e_pratica
PIMENTEL, F. S. C. Considerações do planejamento da
gamificação de uma disciplina no curso de Pedagogia. In: FOFONCA, E. BRITO, G.
S. ESTEVAM, M. CAMAS, N. P. V. (Org.). Metodologias pedagógicas inovadoras:
contextos da educação básica e da educação superior. 1ed.Curiitiba: Editora
IFPR, 2018, v. 1, p. 77-87. https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/E-book-Metodologias-Pedagogicas-Inovadoras-V.2_Editora-IFPR-2018.pdf
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