Nos últimos anos o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais Ufal tem se debruçado em investigações científicas com a temática dos jogos digitais e sua relação com a educação.
Aqui nesta postagem, atualizada em 8 de outubro de 2023, apresentamos os textos que publicamos, com resultados de pesquisas desenvolvidas.
Desejamos a todos boa leitura, e que possam (inclusive) discordar do que estamos apresentando, pois isso também é fazer ciência!
Artigos publicados
MELO, V. B.; COSTA, C. J. S. A.; SILVA, A. P.; PIMENTEL, F.
S. C. O papel do design de interação na construção de um modelo pedagógico na
EaD utilizando jogos digitais. Temática - Revista eletrônica de
publicação mensal, v. 18, p. 240-255, 2022. https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/61867
PIMENTEL, F. S. C.; SILVA, E. M. P.; SILVA, J. M. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de
Escape room (EER) no ensino superior. Temática - Revista eletrônica de
publicação mensal, v. 4, p. 230-246, 2022. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/62738
PIMENTEL, F.
S. C.; MARQUES, M. M. ; SALES JUNIOR, V. B. Learning strategies through digital
games in a university context. Comunicar, v. 30, p. 1-11, 2022. https://doi.org/10.3916/C73-2022-07
PIMENTEL, F. S. C.; RAMOS, D. K.; MARQUES, M. M.; SALES
JUNIOR, V. B. Estratégias de aprendizagem com jogos digitais no contexto
universitário: análise qualitativa descritiva. Video Journal of Social and Human Research, v. 1, p. 58-83, 2022. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.16
SALES JUNIOR, V. B.; PIMENTEL, F. S. C. Análise da
utilização do conhecimento metacognitivo nas estratégias de aprendizagem com
jogos digitais no Ensino Superior. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede
(ReTER), v. 3, p. 1-16, 2022. https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67572
AMORIM, D. C.; PIMENTEL, F. S. C. Contribuições do jogo
digital Resident Evil 3 Remaker para o ensino de Biologia: engajamento e
evidências. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 18,
p. 209-222, 2022. https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/64773/36325
RAMOS, D.
K.; CAMPOS, T. R.; PIMENTEL, F. S. C. Learning about pandemic: a study from the
game Plague inc and its players. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO
(ONLINE), v. 15, p. e17847, 2022. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17847
LOPES, A. T. R. S.; DE ALMEIDA, F. A.; PIMENTEL, F. S. C. Implicações
pedagógicas do uso de jogos digitais na contação de história na educação
infantil. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 71-86, 2022. https://doi.org/10.22456/1982-1654.118446
FERREIRA, J. R. L.; PIMENTEL, F. S. C. E-sports:
evidenciando a aprendizagem colaborativa na construção de um torneio de jogos
digitais. REVISTA PRÁTICA DOCENTE, v. 6, p. e011, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e011.id964
PIMENTEL, F. S. C.; ROCHA, J. S. A.; OLIVEIRA, J. V. C. B. Avaliação
do jogo digital Tríade por licenciandos em História. Temática - Revista
eletrônica de publicação mensal, v. 17, p. 232-248, 2021. https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/58914
FERREIRA, J. R. L.; PIMENTEL, F. S. C. A produção científica
sobre jogos digitais na educação física escolar: o que dizem os periódicos
nacionais? InterSaberes Revista Científica, v. 16, p. 352-366, 2021. https://doi.org/10.22169/revint.v16i37.2043
PIMENTEL, F. S. C.; CARDOSO, A. N. S.; ROCHA, J. S. A.;
SANTOS, J. A.; OLIVEIRA, J. V. C. B. A produção acadêmica brasileira sobre
jogos digitais. INTERNET
LATENT CORPUS JOURNAL,
v. 11, p. 95-110, 2021. https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i1.24520
PIMENTEL, F. S. C.; SILVA, L. T.; ALVES, M. D. F. Development of cognitive strategies
with digital games in non-formal education. EM TEIA - REVISTA DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 12, p. 1-14, 2021. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.251035
VIEIRA, A. B.; OLIVEIRA, E. A.; PIMENTEL, F. S. C. Games e
aprendizagem: a voz das crianças. Temática - Revista eletrônica de
publicação mensal, v. XVI, p. 276-292, 2020. https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/50705
PIMENTEL, F. S. C. Sobre games e violência, o que pensam os adolescentes?
DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 547, 2020. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p547-561
FERREIRA, J. R. L.; PIMENTEL, F. S. C. E-Sports na escola:
desafios e possibilidade para a Educação Física na cultura digital. REVISTA
EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E
INTERCULTURAIS, v. 18, p. 61-70, 2018. https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18541.61-70
Livros publicados/organizados ou edições
PIMENTEL, F. S. C.; FRANCISCO, D. J.; FERREIRA, A. R. (Org.).
Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões e propostas no
contexto da COVID-19. 1. ed. Maceió: Edufal, 2021. 160p. http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7841
PIMENTEL, F. S. C. Aprendizagem baseada em jogos digitais:
teoria e prática. 1. ed. Rio de Janeiro: BG Business Graphics Editora, 2021.
197p. https://www.researchgate.net/publication/351083230_Aprendizagem_baseada_em_jogos_digitais_teoria_e_pratica
Capítulos de livros publicados
PIMENTEL, F. S. C. Jogos digitais, inovação e ensino na Saúde.
In: PIMENTEL, F. S. C. SILVA, A. P. (Org.). Tecnologias digitais e inovação em
educação: abordagens, reflexões e experiências. 1ed.São Carlos: Pedro &
João Editores, 2023, v. 1, p. 23-42. https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/tecnologias-digitais-e-inovacao-em-educacao-abordagens-reflexoes-e-experiencias/
PIMENTEL, F. S. C.; SANTOS, D. H. B.; NUNES, N. S.; SALES
JUNIOR, V. B. Jogos digitais e mobilização de estratégias metacognitivas. In: PIMENTEL,
F. S. C. SILVA, A. P. (Org.). Tecnologias digitais e inovação em educação:
abordagens, reflexões e experiências. 1ed.São Carlos: Pedro & João
Editores, 2023, v. 1, p. 43-66. https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/tecnologias-digitais-e-inovacao-em-educacao-abordagens-reflexoes-e-experiencias/
DIAS, M. F.;
AMORIM, M.; PIMENTEL, F. S. C.; REUTER, J.; ENCARNACAO, R. Challenges in the
Application of Educational Escape Rooms in the Brazilian Context. In: RIVERA-TRIGUEROS,
I.; LÓPEZ-ALCARRIA, A.; RUIZ-PADILLO, D.; OLVERA-LOBO, M. D.; GUTIÉRREZ-PÉREZ,
J. (Org.). Handbook of
Research on Using Disruptive Methodologies and Game-Based Learning to Foster
Transversal Skills.
1ed.Hershey: IGI Global, 2022, v. 1, p. 423-441. https://www.igi-global.com/book/handbook-research-using-disruptive-methodologies/272192
RAMOS, D. K.;
BRITO, C. R.; PIMENTEL, F. S. C.; ANASTACIO, B. S.; SILVA, G. A. Integration of
Digital Games Into Pedagogical Practice: Contributions and Challenges to
Teacher Training. In: AFONSO, A.; MORGADO, L.; ROQUE, L. (Org.). Impact of Digital
Transformation in Teacher Training Models. 1ed.: IGI Global, 2022,
v. 1, p. 73-92. https://www.igi-global.com/book/impact-digital-transformation-teacher-training/279126
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Aprendizagem baseada
em jogos digitais: uma agenda de pesquisa. In: ALVES, L. (Org.). Plataformas
digitais, jogos digitais e produções científicas - pesquisas e práticas.
1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 79-98. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35659
RAMOS, D. K.; PIMENTEL, F. S. C. Cognição, Aprendizagem e
Jogos digitais. In: PIMENTEL F. S. C. (Org.). Aprendizagem baseada em jogos
digitais: teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: BG Business Graphics
Editora, 2021, v. 1, p. 13-27. https://www.researchgate.net/publication/351083230_Aprendizagem_baseada_em_jogos_digitais_teoria_e_pratica
PIMENTEL F.
S. C.; SALES JUNIOR, V. B. . Avaliação da consciência metacognitiva de
usuários de jogos digitais. In: PIMENTEL F. S. C. (Org.). Aprendizagem
baseada em jogos digitais: teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: BG
Business Graphics Editora, 2021, v. 1, p. 28-47. https://www.researchgate.net/publication/351083230_Aprendizagem_baseada_em_jogos_digitais_teoria_e_pratica
SILVA, G. B.; PIMENTEL F. S. C. Produção de material
didático através da aprendizagem baseada em jogos na Educação Infantil e no
Ensino Fundamental I. In: PIMENTEL F. S. C. (Org.). Aprendizagem baseada em
jogos digitais: teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: BG Business Graphics
Editora, 2021, v. 1, p. 90-105. https://www.researchgate.net/publication/351083230_Aprendizagem_baseada_em_jogos_digitais_teoria_e_pratica
RAMOS, D. K.; CRUZ, D. M.; ANASTACIO, B. S.; PIMENTEL F. S.
C.; BRITO, C. R.; CAMPOS, T. R. Metodologias de pesquisa em games: uma análise
da produção e das pesquisas do grupo Edumídia/UFSC/CNPq. In: Rafael Gué
Martini; Patricia Jantsch Fiuza; Ademilde Silveira Sartori. (Org.). Educomunicação
em Tempos de Pandemia: Práticas e Desafios. 1ed.São Paulo: Associação
Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, 2021, v. 1, p.
185-194. https://repositorio.usp.br/bitstreams/b4a3bacb-0e17-46c8-9496-2e00f2fe3be0
PIMENTEL F. S. C.; FERREIRA, J. R. L; MARTINS, J. C. D.;
BARROS, D. A. M. Games na educação básica: perspectivas de evidências. In: NUNES,
A. K. FERRETE, A. A. S. S. PIMENTEL F. S. C. (Org.). Transformações do
presente: experiências com a tecnologia para a educação do futuro.
1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. 1, p. 201-214. https://www.amazon.com.br/Transforma%C3%A7%C3%B5es-Presente-Experi%C3%AAncias-Tecnologia-Educa%C3%A7%C3%A3o/dp/8544431232
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