terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Internet em Alagoas é criticada por secretário de Estado

Foi matéria no jornal Tribuna Independente neste final de semana, e vale a pena conferir a entrevista com o novo secretário de estado para a pasta de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.

É para se observar que esta pasta, na gestão passada de Teotônio Vilela, não incluia o Ensino Superior... (fiquemos a pensar!!!)

Trago aqui apenas parte da entrevista, quando Eduardo Setton Sampaio da Silveira (professor da UFAL) responde sobre a Internet e sobre o ensino superior.

A entrevista completa pode ser lida clicando aqui.

(...)

T.I - E os seus projetos?

Setton - Uma das coisas que eu pretendo trabalhar é a integração das secretarias numa coisa que a gente precisa resolver definitivamente, que a internet em Alagoas. Não se concebe a qualidade do serviço que está sendo ofertado, não só no interior, mas em todo o Estado. Fala-se muito em inclusão digital, mas não só comprar computador. Para boa parte da população ainda está inacessível, mas não como era antigamente e nada adianta um projeto para levar computadores para um local sem ter internet. Em Pernambuco há uma internet de alta velocidade no Estado inteiro. Já marquei um encontro para saber mais detalhes.

(...)

T.I - A secretaria passou a coordenar o ensino superior. Como vai ficar organizada essa subordinação?

Setton - Na minha conversa com Vilela, eu questionei qual o objetivo de colocar o ensino superior na pasta. Ele, de forma franca, disse que o governo federal, por meio do Ministério da o ensino superior. O governador me disse que tentou a federalização, mas não deu certo porque o MEC não reconhece o ensino superior como atribuição dos Estados e por isso ele transferiu para a secretaria. A proposta agora é buscar soluções, procurando a melhor forma de resolver os problemas das universidades.



Nenhum comentário: