sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Formação em Tutoria Virtual - OEA


Pela quarta vez, a Organização dos Estados Americanos (OEA), oferece o Curso de Tutoria Online. Segundo especialistas e teóricos da área, este curso é o melhor que existe e com preço muito acessível (todos tem bolsa da OEA) e carga horária de mais de 400 horas.

O site para informações e inscrições: www.educoas.org - atenção para as ofertas, pois existe a oferta em português e a oferta em espanhol.

Outras informações:

Título: Formação em Tutoria Virtual – 4ta Edição

Modo de Estudo: O curso será dado inteiramente online (Internet) através da Aula Virtual do Portal Educacional das Américas e requer um compromisso semanal de, pelo menos, 15 horas, assim como habilidades informáticas.

Datas de início e término: 29 de Março a 29 de Junho de 2011.

Data limite para inscrição: 2 de Março de 2011 às 23:59 horas (horário da costa leste norte-americana).

Duração do curso: Quatorze (14) semanas.

Idioma: O curso será realizado em português.

Objetivo do curso: Formar potenciais tutores, com a finalidade de desenvolverem suas habilidades e destrezas pedagógicas em um ambiente de ensino e aprendizagem virtual “carente de sincronia”, de modo que alcancem orientar e facilitar atividades e oportunidades de aprendizagem, como guiar, apoiar e avaliar os avanços acadêmicos dos participantes em cada modalidade educativa.

Público alvo: Professores e/ou diretores de pré-escolar, primário ou secundário, do setor público, privado ou misto, ou formadores de educadores de nível primário ou secundário.

Programa: Este curso contempla o estudo e análise do modelo pedagógico que sustenta a proposta de formação online da Aula Virtual do Portal Educacional das Américas; as diferentes características às quais se referem o ambiente virtual de ensino e aprendizagem; os aspectos referidos para a consideração do contexto do destinatário; a organização do tempo e outras dimensões que vinculam ao conhecimento das ferramentas virtuais, comunicação eficiente e efetiva e etc.

BLOCO I

1. Sobre o Curso: finalidade, objetivos, alcances e limitações;
2. Sobre o participante: características, idade, conhecimentos e experiências prévios, idéias acerca das condições desejáveis em um participante;
3. Sobre o modelo pedagógico: conteúdos, atividades previstas (leitura, escrita, observação, simulação, avaliações, etc.). tipo de integração, grupos de colaboração (integração dos grupos de trabalho e temas a serem debatidos), organização do tempo;

4. Plano de estudos, calendário de atividades, papel do tutor;
5. Ambiente de ensino e aprendizagem virtual: características pedagógicas, características tecnológicas, possibilidades e limitações.

BLOCO II

1. A metodologia de colaboração;
2. Dinâmica dos fóruns e conversas;
3. Estratégias de tutoria nos cursos virtuais.
· O tutor
· Objetivos da tutoria
· Condutas desejáveis
· Responsabilidades: controle do curso, comunicação, retroalimentação;
4. A aula Virtual: ferramentas de integração e comunicação, ajudas e controles, avaliação e seguimento.

BLOCO III

Ingresso na Aula de Conteúdos Específicos (ACE): Qualidade da Educação Básica.

Metodologia de trabalho:

O curso de capacitação de tutores terá duração de quatorze (14) semanas e será dado com a supervisão acadêmica de tutores especializados, que atenderão aos participantes semanalmente, do principio ao fim do curso. O curso será regido por um calendário de atividades com horas e datas de entrega. Não existe horário de aulas, podendo o ingresso no curso ser realizado na hora e lugar que preferir. Não se esqueça que é necessário um compromisso mínimo de 15 horas semanais de participação nas atividades do curso. Em algumas ocasiões será necessário a reunião com os seus companheiros via chat e, para isso, os alunos junto ao Tutor, deverão acordar um dia e hora, já prevendo os câmbios horários entre os países. A Aula Virtual estará ativa durante as 24 horas do dia, durante as 14 semanas de duração do curso.

A formação se desenvolverá em duas aulas. No inicio da formação serão percorridos os conteúdos destacados nos Blocos I e II em uma Aula de Formação Geral (FG). Mais tarde, a partir da quarta semana, será aberto o Bloco III que levará à Aula de Conteúdos Específicos (ACE) destinado a conhecer e analisar o curso de Qualidade da Educação Básica, tanto como experimentar as ferramentas da administração.

Resultados esperados:

Ao término da formação, desenvolvida em 14 semanas, os participantes terão:

a. Capacidade para detectar os conhecimentos prévios dos futuros participantes e indagar o contexto em que se encontram os candidatos; b. Capacidade para selecionar, desenhar e facilitar oportunidades de aprendizagem;
c. Destreza e habilidade no uso pedagógico da aula virtual, em todas as dimensões que implicam uma comunicação virtual e os ambientes de aprendizagem on-line.
d. Auto-definir e auto-avaliar o rol de tarefas específicas do tutor virtual.

Nenhum comentário: