sábado, 24 de julho de 2010

Mapas Conceituais de GTI

Mapas conceituais (MC) elaborados pelos alunos do curso de GTI, da Universidade Tiradentes.






O uso de mapas conceituais tem sido uma prática bastante difundida no meio acadêmico, tornando-se uma metodologia de estudo e ensino, baseando-se na concepção da aprendizagem significativa (Ausubel).
Para este autor, a aprendizagem ocorre quando os novos conceitos se relaciona com um conhecimento anterior (conhecimento subsunçor), e o uso de mapas conceituais aprxima aquele que produz os MC no momento em que é capaz de agregar novos conceitos ou conceitos de outras aprendizagens ao mapa que está produzindo.


A produção de um MC pode ser um processo de aprendizagem muito individual e particular. E mesmo que mais de uma pessoa elabore um mapa conceitual sobre um mesmo tema, estas produções, ou o resultado destas produções - a aprendizagem - não será identico, pois cada pessoa aprende em seu próprio ritmo.
Apesar da pressuposta individualidade, o software CmapTools possibilita a seus usuários interagirem colaborativamente, seja online, seja offline, permitindo interação síncrona ou assíncrona.
Quando a proposta de elaboração de MC é de forma colaborativa, o papel da interação apresenta-se de considerável relevância ao considerar que cada interagente contribua significativamente, revendo seus próprios conceitos e trazendo para a apendizagem algo que lhe seja muito particular: seus conhecimentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Em minha sincera opinião o mapa conceitual não facilitou a minha aprendizagem sobre certos assuntos

emmerson disse...

Em minha sincera opinião o mapa conceitual não facilitou a minha aprendizagem sobre certos assuntos

gabriel disse...

acho que os mapas são muito bons para que nós possamos estudar mais facilmente