quinta-feira, 15 de julho de 2010

Inscrições abertas para o 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação



Por Karla Vidal


O Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) e a Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte) promovem a terceira edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Programado para acontecer nos dias 02 e 03 de dezembro deste ano, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade, o evento abre espaço para apresentação de pesquisas empreendidas em diferentes áreas do conhecimento científico, sendo eixo central dos debates a relação entre Hipertexto e Educação.

Em 2010 o evento chega a sua terceira edição levando ao público o resultado de pesquisas concluídas e revelando os caminhos percorridos pelos estudos em andamento nas mais variadas áreas que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação para desenvolvimento de novas formas de aprendizagem. Com foco na utilização das Redes Sociais, como ferramentas potencializadoras do ensino e da aprendizagem, o Simpósio visa contribuir para o desenvolvimento de mais este tema específico de pesquisa.

Dirigido a professores, alunos e pesquisadores em geral, o Simpósio vai oferecer conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, além de minicursos e apresentação de pôsteres digitais.

Na ocasião, estarão presentes estudantes, professores e profissionais ligados às áreas de Letras, Educação e Informática de diversas universidades brasileiras. Entre os participantes confirmados estão os pesquisadores Antônio Carlos Xavier e Nelly Carvalho (UFPE); Luiz Fernando Gomes (UNISO) e; Ana Elisa Ribeiro (CEFET/MG), entre outros.

O Simpósio Hipertexto tem periodicidade bienal. Sua primeira edição aconteceu em 2006 e a segunda em 2008, ambas no campus da Universidade Federal de Pernambuco.

Inscrições - As inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas e podem ser feitas no site do evento, no endereço eletrônico http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010/index.html.

Os interessados podem efetuar a inscrição nas modalidades: sessão de comunicação (professores e estudantes de pós-graduação) e pôsteres (estudantes de graduação). Haverá premiação para o melhor pôster apresentado entre os alunos de graduação.

Como forma de estímulo à divulgação de pesquisas, todos os inscritos que tiverem trabalhos aprovados para o evento estarão automaticamente filiados à Abehte e terão a primeira anuidade subsidiada pelo valor da inscrição no evento. Sócios da Abehte, que efetivaram sua filiação até junho deste ano, terão desconto no valor da inscrição.

Mais Informações
Website: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010
Email: simposiohipertexto@gmail.com

Realização
Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NETHE/UFPE) e Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE).

Nenhum comentário: