sábado, 17 de julho de 2010

Apontamento de novas pesquisa na EAD

Está começando a estudar e pesquisar sobre EAD, especificamente sobre Educação Online? Então mire seus olhos para o "velho continente". Nossos amigos europeus estão, após anos a fio no desenvolvimento da Educação a Distância, debruçados em pesquisas sobre Personal Learning Environments (PLE), o que poderíamos traduzir como AMBIENTES PESSOAS DE APRENDIZAGEM.
.
No início do mês houve uma conferência tratando sobre esta temática em Barcelona, com a presença de vários estudiosos da área.
.
Veja aqui o que o site da conferência apresentou como motivação para estudos sobre PLE. E aí vai a dica: desenvolva estudos sobre esta temática!


Do site: http://pleconference.citilab.eu/cas/

Os Ambientes Pessoas de Aprendizagem (PLE) são constituídos de ferramentas, comunidades e serviços que compõem cada plataforma de aprendizagem utilizado para lhes permitir gerir o seu próprio processo de aprendizagem e alcançar seus objetivos de aprendizagem. A idéia do PLE representa uma mudança qualitativa no sistema educacional, representando os alunos passando de meros consumidores de informações que chegam até eles através de diversos canais (livros, bibliotecas, EVEAs, etc), e foi verificada/recomendado por outros, tornam-se gestores de informação, criando vínculos e conexões significativas entre os diferentes recursos que tenham seleccionado ou outros, que consideram relevantes, têm sido recomendadas.

Esta ênfase especial nas relações, que subjaz ao conceito de PLE não só entre os conteúdos de informação diferentes, mas entre as pessoas, permite o uso dessas permitindo a promoção da aprendizagem autêntica, incorporando a discussão e feedback como um valor acrescentado aos recursos e atividades de aprendizagem que possam surgir.

A PLE também coloca a responsabilidade pela aprendizagem nas mãos do candidato (aluno), que deve agora se preocupar apenas para aprender um determinado conteúdo, mas deve refletir sobre os recursos e ferramentas que ajudam a aprender. A responsabilidade pela criação e gestão do PLE reside inteiramente no aluno.

Nenhum comentário: