sábado, 30 de janeiro de 2010

Estratégias de ensino colaborativas e cooperativas




Já publiquei aqui no blog, no ano passado (2009), o resultado de algumas pesquisas sobre educação cooperativa e educação colaborativa, inclusive com a postagem de mapas conceituais que estou utilizando em minha dissertação.
.
Hoje, por meio do Mestrando Paulo Simões (Pedagogia do E-Learning na Univ.Aberta - Portugal) via Twitter, encontrei uma experiência de estratégias para ensino cooperativo e colaborativo.
.
Destaco especificamente as definições para Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Colaborativa de JENNIFER JON FARR divulgadas pela Profa. Teresa Pombo por meio do seu Twitter:

A aprendizagem colaborativa é um método de ensino e de aprendizagem em que a equipe de alunos atua em conjunto para explorar uma questão importante ou criar um projeto significativo.

Aprendizagem cooperativa é um tipo específico de aprendizagem colaborativa. Na aprendizagem cooperativa, os alunos trabalham em pequenos grupos em uma atividade estruturada. Eles são responsáveis individualmente pelo seu trabalho, e o trabalho do grupo como um todo também é avaliado.
.
Para ler sobre as estratégias, e compreende-las visite o site: http://ow.ly/124Y9
.
Para conhecer trabalhos da Profa. Teresa Pombo: http://profteresa.net/blogue/

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Fernando... ;)
Eu?? professor??? Naaa.
Agradecia que fizesses uma correcção no teu "post" e retirasses a designação de professor.
Sou militar e estou a frequentar o Mestrado de Pedagogia do E-Learning na Univ.Aberta.
Obrigado

PS: Já agora aqui fica mais uma dica sobre cooperação e colaboração - http://www.studymentor.com/cooperative_freedom.pdf

Teresa Pombo disse...

Olá Fernando! Obrigada pela atenção que deu à minha mensagem de email e pela referência aqui. Parabéns pelo seu trabalho!

Unknown disse...

Obrigado pela correcção e um grande abraço desde Portugal ;)