quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ufal realiza aula inaugural do I Mestrado Interinstitucional

Do site da UFAL (www.ufal.br)



Nesta segunda-feira, 04 de maio, foi realizada a aula inaugural do Mestrado Interinstitucional (Minter), que está sendo realizado pela Ufal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e contou com a apresentação do coral do IFPE, que tem como regente a professora e também aluna do mestrado Lucivanda de Sousa. Essa é a primeira turma do mestrado, formada por 18 servidores do IFPE, entre docentes e técnicos administrativos e contemplou servidores dos vários campi.

O Minter é um Programa da Capes que envolve parceria entre instituições para realização de Programa de Pós-Graduação e tem o objetivo de elevar a qualificação dos servidores, administrativos e docentes, da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Este é o primeiro mestrado interinstitucional da Ufal, participam do programa todos os 24 professores credenciados no Programa de Pós-graduação, orientando alunos e ministrando aulas nas diversas disciplinas que serão oferecidas. Além do Minter, o Centro de educação da Ufal tem uma ação semelhante com a Uneal, oferecendo uma turma de mestrado para 23 professores, visando a qualificação do corpo docente da instituição.

Para os alunos, o programa representa uma porta para o crescimento intelectual. A servidora administrativa, Ana Patrícia Santana, lotada no Campus de Vitória de Santo Antão, diz que essa oportunidade representa a realização de um sonho. “Vou me preparar e buscar ser agente transformador, contribuindo assim com a sociedade”, comenta a servidora.

Já para professora e agora aluna do mestrado, Maria de Fátima Figueiredo, fazer parte da primeira turma do mestrado, representa uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Essa oportunidade contribui com o desenvolvimento profissional de todos os servidores, e também trará um retorno significativo para instituição”, afirma Maria de Fátima.
Segundo Luis Paulo Mercado, a Ufal participa do mestrado com o investimento humano, a carga horária dos professores para aulas e orientação de mestrandos. “A Secretaria de Educação Tecnológica do MEC e o próprio IFPE farão investimentos na ordem de 280 mil reais para a oferta do Minter. Esses recursos são todos destinados para custear as bolsas dos alunos durante o estágio que realizarão na Ufal por um ano e também para pagamento de passagens e diárias dos professores que se deslocarão a Recife para as aulas e orientação. Esta é uma ação muito valorizada pela Capes porque envolve solidariedade entre instituições públicas de ensino e pesquisa”, explica.

Estiveram presentes na solenidade o reitor do IFPE, Sérgio Gaudêncio; a pró-reitora de pesquisa de pós-graduação do IFPE, Sófia Brandão; o pró-reitor de pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, Josealdo Tonholo; o coordenador do Minter, Luís Paulo Mercado; a diretora do Centro de Educação da Ufal, professora Adriana Sales; o representante dos discentes do Minter - Uneal/Ufal, professor Eraldo Ferraz; e a coordenadora acadêmica do programa, professora Neiza, além de professores e servidores das duas instituições parceiras.


Prof. Luís Paulo Mercado (Coordenador do MINTER)


Do site da UFAL

Nenhum comentário: