domingo, 10 de maio de 2009

O papel do tutor na EAD, segundo o Secretário...


O papel do tutor na EAD, segundo Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do MEC , por Debora Thomé (repórter da Folha Dirigida).


O papel do tutor, nesse caso de adaptação ao sistema de ensino-aprendizagem, é muito importante...


Secretário: O papel do tutor transcende isso. Não é porque ele conquistou a autonomia que ele não vai interagir com o tutor. Mas nessa fase de transição o papel dele é muito importante, porque além de ele agilizar o processo de ensino-aprendizagem, de interação com as pessoas, ele também é responsável por ser motivador. Mas depois que a pessoa adquire autonomia o tutor é fundamental para a fixação de conteúdo, para quem tiver dificuldade em alguma coisa. É um ensino não-passivo. Ele é mais ativo do que no ensino presencial e isso está na origem do modelo. É, aliás, uma das grandes contribuições do ensino a distância como um todo, até para o presencial mesmo. As pessoas que participam do processo de ensino a distância na UFRJ, na UFMT, na Federal do Rio Grande do Norte, para citar algumas, passam a ter uma outra visão da pedagogia do processo a distância. Tem casos em que o tutor, porque é professor no modelo tradicional, quer dar aula. Então, isso não é bom, porque tutor não dá aula. Para ser tutor, na verdade, é preciso ter capacitação, e isso quem faz é a universidade. A pessoa é especializada naquela determinada área e é, então, capacitada para atuar no processo de ensino-aprendizagem. Esse é um elemento importante que nós estamos exigindo no nosso processo de regulação dos cursos a distância.
(Grifo nosso - para nossa discussão)!!!

Um comentário:

Débora Thomé disse...

Oi, Fernando! Gostaria apenas que você corrigisse o crédito: Débora Thomé é repórter da Folha Dirigida, onde essa matéria, cujo trecho você republicou no blog, foi publicada. Agradeço a correção. Quarquer dúvida (e/ou notificação), favor entra em contato por e-mail: deborathome@yahoo.com.br