sábado, 14 de março de 2009

Vídeos para aula e reflexão

Este vídeo nos mostra que ainda podemos acreditar no ser humano e na força da coragem de não olhar se outros estão fazendo ou não aquilo que nós precisamos ou devemos fazer.

Poderíamos nos perguntar:

até que ponto eu estou fazendo a minha parte para que este mundo seja melhor?

Em nossa vida é fundamental que tenhamos METAS, mas também é de suma importância termos FOCO.

Assista o vídeo abaixo e comente se concorda ou não com a mensagem que o texto apresenta.

9 comentários:

Anônimo disse...

Vídeo 1: O vídeo me faz lembrar uma frase que diz: “Ninguém disse que não podia ser feito, e ele foi lá e fez...”. A aventura de tentar algo que à primeira vista parece impossível aumenta o sabor pela vitória. E se torna mais impressionante quando a atitude vem de alguém que subestimamos. O medo de tentar torna tudo mais difícil, no entanto, quando o primeiro passo é dado o resto parece fluir. Nem sempre o sucesso é garantido, mas só o fato de tentar algo que parecia impossível já aumenta a autoconfiança, quebrando as regras do “eu não posso”, “eu não consigo”. Desconhecer a dimensão do problema foi o fator preponderante para a ação da criança, levando com que outras se juntassem a ela. No entanto, a meu ver, o que motivou os adultos a colaborarem foi, talvez, a sensação de incompetência diante da cena, já que antes a sensação era de incapacidade e comodismo.

Anônimo disse...

Vídeo 02:
Concordo com o vídeo. Estabelecer metas e manter o foco é a principal receita para a conquista. Claro que nem sempre o sucesso é garantido, mas a probabilidade de ser alcançado é bem maior. Mas não basta definir a meta, ela tem que ser alcançável sob pena de se tornar uma frustração que pode minar a autoconfiança. Quando a meta é algo que podemos conseguir com determinação, manter o foco realmente faz com que tenhamos uma visão diferenciada do caminho. A mente trabalha sempre procurando soluções para os obstáculos que surgem. A visão do que se deseja toma conta do pensamento ocupando todos os espaços. Sacrifícios são justificáveis. Riscos são calculados. É impressionante como nosso cérebro trabalha de forma a tornar possível primeiro em nossa mente à meta almejada. Visualizamos de forma tão real que não aceitamos outro resultado que não seja o sucesso. É aí que entra a nossa fé. Acreditar e aceitar como real apenas visualizando o resultado esperado, usando essa imagem para manter o foco. Algo tão concreto que podemos quase tocar, sentir. Tudo vira apenas uma questão de tempo.

doris disse...

Achei muito interessante os dois vídeos. É comum encontrarmos pessoas que até acreditam ter uma meta, porém, ao sinal de entraves, recuam e muitas vezes desistem dos seus sonhos, ou seja, perdem totalmente o foco, se acomodam, se contentam com pouco e na pior das hipóteses se conformam com o "fracasso". O segundo vídeo mostra a importância da constante visualização do FOCO, não importa quantas barreiras possam haver no caminho a percorrer, não importa o perigo que possa representar, não importa o cansaço, tudo é superado se houver FÉ, se acreditarmos que podemos alcançar o objetivo. É uma chama que não deve se apagar, pode até eventualmente enfraquecer o seu brilho, mas nunca se apagar. Assim deverá ser conosco, após concluirmos nosso curso, devemos ter um foco e traçar metas para alcançá-lo.

J.W.Bonifácio disse...

Os dois vídeos nos mostra como devemos traçar nossos objetivos, de conclusão de curso e pós conclusão, pois iremos mergulhar em um oceano onde temos que focar e ter fé nos nossos objetivos, termos perseverença e humildade, e acima de tudo motivação e motivadores, por que ao sermos gestores de TI,passar confiança e saber lidar com obstaculos, pois sempre há obistaculos a serem ultrapassados e com união, fé e foco no objetivo é que podemos realizar um bim trabalho.

Anônimo disse...

Para que o gestor de TI possa promover a melhoria dos processos de uma empresa, muitas vezes ele terá que remover o enorme "tronco" que constitui a inércia de muitas pessoas, em aceitar a mudança e encarar essa mudança como algo bom. O gestor de TI terá que demolir coisas fortemente entrincheiradas na cultura da empresa e no modo de pensar das pessoas.
Fazer com que pessoas deixem de seguir uma tradição secular e aceitem um novo modo de pensar que irá trazer melhorias, não é uma tarefa fácil.

Mas o que é o foco? Podemos dizer que neste contexto, foco é a capacidade de não deixar que todas as coisas que nos rodeiam e disputam a nossa atenção façam com que percamos de vista o nosso objetivo. Por isso mesmo, uma das chaves do sucesso do gestor de TI é a perseverança. É necessário que em primeiro lugar o gestor acredite nele mesmo e na sua tarefa, sem nada duvidar. Ao estabelecer sua meta, ele precisa estar preparado para não desanimar, mesmo que de início muitos fiquem apenas parados observando. Na verdade, o gestor pode esperar até mesmo animosidade por parte daqueles que ele está tentando ajudar.

Talvez a maioria não aceite a mudança, mas se o gestor não perder o seu foco e mantiver a perseverança, muitos aceitarão.

Unknown disse...

Os vídeos nos remete a ter confiança e que iniciemos a caminhada rumo a vitória, pois se não dermos o primeiro passo não conseguiremos chegar a lugar algum. No primeiro vídeo o que vimos é que o menino saiu do ônibus com intuito de resolver o problema seja ele qual fosse, as outras pessoas quando viram a sua atitude ficaram divididas, mas logo foram ajudar a transpassar o problema. Já no segundo vimos o conceito de meta e foco, para mim o que precisamos balancear é, que temos que ter algumas metas e bastante foco para chegar aonde queremos. Em relação a Gestão de TI, temos que desvendar qual as reais metas propostas a TI para que conduzamos nós e os nossos colaboradores, com foco, para que possamos entregar os serviços solicitados e alcançar as almejadas metas.

Georginei disse...

O primeiro fala da iniciativa e o segundo da persistência. Através das imagens podemos ver que muitas vezes não precisamos dizer uma só palavra para motivar pessoas, pois todos se comprometem quando entendem que o objetivo é macro, e que o primeiro passo já foi dado, não importando por quem.
Vencer muitas vezes não nos faz o herói, porém dá-nos a condição de fazer parte da vitória. E podemos ver que os obstáculos que foram vencidos, não foram apenas a árvore e a conquista do avelã, mais a chuva, o iceberg, a indiferença e tudo mais, porém uma pessoa motivada e focada em uma meta pode remover motanhas. E Jesus disse: "Se creres verás a glória de DEUS". E no primeiro vídeo, quando todos se alegram com a vitória alcançada, o sol brilha e isso é fantástico, eu entendo que Jesus está em nossas vitórias.

Leila disse...

Belos vídeos... Gostaria muito de usá-los em minhas salas de aula. Como consigo fazer o download?
Obrigada. Leila

Fernando SC Pimentel disse...

Leila, envie sua solicitação para meu e-mail que lhe enviarei os vídeos.
e-maiL: prof.fernandoscp@gmail.com