domingo, 22 de junho de 2008

Oficina sobre o Google Docs

Neste último sábado, 21 de junho de 2008, realizamos uma oficina sobre o GOOGLE DOCS com os alunos do curso de Graduação em Matemática e Graduação em Gestão da Tecnologia da Educação da Universidade Tiradentes no Pólo FITS (Maceió).

O objetivo da oficina foi familiarizar os alunos do 1º período destes dois cursos para que possam utilizar o Google Docs na construção de textos e na elaboração de atividades e trabalhos em grupo (colaboração).
.



Com a utilização desta ferramenta pelos alunos, inicia-se uma pesquisa (em colaboração e a convite da Prof. Maria Lucia Serafim - Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Campina Grande/PB Curso de Licenciatura em computação -CCT) objetivando analisar as contribuições da ferramenta Google Docs como ambiente promotor de aprendizagem colaborativa para alunos de graduação na modalidade EAD e presencial.

Também participaram da oficina, além dos alunos, o Gestor do Pólo Fits Fernando Tenório e o Professor-tutor Cláudio Arcanjo, do Curso de Matemática.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Fernando
Vi que já iniciou a pesquisa, com as experiêcias de campo colaborativo utilizando Docs. Pode acrescentar que meu interesse é porque venho desenvolvendo trabalhos com as ferramentas do Google aplicando-as ao ensino e aprendizagem, para tal desenvolvi neste final de período com 4 grupos de prática pedagógica de computação,após visita de campo a uma escola da cidade, relatório orientado em sala e construído utilizando a ferramenta Docs, foi uma experiência extremamente rica, pois orientava online e offline, e usavamos códigos para correções, os relatório seguiu estruturação metodológica científica, mas o mais significativo foi além da descrição, análise e sintese do trabalho realizado a luz do referencial teórico das práticas pedagógicas, o processo de colaboração, discussão e refazimento que esta ferramenta proporciona desde que o docente a conheça, se aproprie dela com olhar educativo construtivo.
Estou escrevendo este texto,para nossa participação no evento de Recife. Aguardo sua contribuição. Mando hoje ainda para seu email o convite do nosso docs para escritura do aritgo com as nossas 4 mãos cooperativas.
Abraços
Prof Maria Lúcia Serafim-Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Campina Grande/PB Curso de Licenciatura em computação -CCT