quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Que país é este?

Trago aqui, para nossa meditação e reflexão (e quem sabe ação), um comentário de um amigo: Côn. Henrique Soares, em seu blog (http://costa_hs.blog.uol.com.br/).
Obrigado, caríssimo padre! Que sua voz possa ecoar...


Renan absolvido! Viva! Viva!
Quanto à absolvição do Senador Renan Calheiros, algumas singelas observações:

1. O povo a merece, porque na eleição passada deixou claro que se pode roubar, corromper, pisar a lei e a moral pública e ficar tudo por isso mesmo. Que o digam os reeleitos: Maluf, Palocci, Genoino, Paulo Cunha, etc...

2. Interessante é o Senador afirmar que está “convencido de sua inocência”. É belo ver a capacidade do ser humano de se auto-sugestionar até convencer-se de uma irrealidade! Quando a gente é inocente não se convence, simplesmente se sabe e se experimenta inocente... Falar em estar convencido da próprio inocência é um ato falho de quem fez malabarismo com a realidade!

3. Vi, com tristeza e aprovação, num adesivo de automóvel os seguintes dizeres: “Viva a roubalheira! Viva a malandragem! Viva a gatunagem! Viva a pilantragem! Viva o Congresso Nacional!”

4. Em defesa de Renan Calheiros: Ele não é pior que a maioria dos que estão no Senado e na Câmara...

5. O mesmo povo que agora dá uma de indignado reelegerá, tranquilamente, a grande maioria dos senadores e deputados da atual legislatura. O Senador Renan pode dormir tranqüilo: será reeleito!

6. Viva a irresponsabilidade cívica! Viva a amnésia histórica! Viva a conivência com a malandragem na administração da coisa pública! Viva a propina! Viva o mensalão! Vivam os super-salários dos ministros do Governo pendurados às estatais! Viva o Povo brasileiro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fernando.



Sobre o texto eu concordo com o que foi relatado. Mas culpar o povo brasileiro é complicado, pois estamos falando de um povo carente em educação, saúde e segurança. E como você está vinculado à área da educação sabe que essa cultura anti-política vem dês da nossa era colonial, onde éramos subordinados a Portugal, e parece que o povo brasileiro no século 21 continua a pensar como uma colônia. Isso é um fato que me entristece bastante. Vejo o Brasil como um país com um povo trabalhador que se esforça para conseguir alcançar seus objetivos, porem o Estado brasileiro é mal administrado em decorrência disso a população fica sem acesso a algo que é fundamental a EDUCAÇÃO e o pior é que os políticos tentam suprir essa carência aprovado meios da população ter acesso as universidades da forma “mais fácil” criando programas e leis assistencialistas, onde na verdade falta é educação de base nesse país.E parece que o lema da minha geração é ver e não fazer nada.Mas não os culpo porque isto está ligado a ditadura militar 1968 , que retirou da grade escolar da população as matérias pensantes(filosofia,sociologia e logística), com isso a sociedade retrocedeu culturalmente.
Nós sabemos que o nosso estado vive um caos, e é conhecido no país como o estado dos políticos ladrões, mas nós sabemos que todo o país está corrompido, claro ainda existem políticos honestos, porem é minoria dentro do congresso brasileiro. Pensando um pouco o Brasil está atualmente nas mãos dos nordestinos isso é um fato a ser considerado temos 55 por cento do poder de voto para presidente do país. Como eleger políticos bons se a população não avalia as propostas principalmente no nordeste que possui “grandes feudos” governados por famílias, aqui ainda existe o velho coronelismo citado nos livros de história e temos a região com pior IDH do Brasil( Alagoas saiu de novo com o pior IDH do Brasil).Se não começamos a agir aqui no nordeste exigir nossos direitos, não sei onde o país vai caminhar.Sobre a parte centro-sul do país a população exige mais dos governantes, mas a roubalheira existe lá também, isso é fato , visto que o senado brasileiro não é composto só de nordestinos, e sim de políticos representantes dos 26 estado e do distrito federal.Com isso já da para ter uma idéia de como as coisas andam no Brasil, que mesmo com tantos furtos continua um país rico.Nós temos que mudar essa situação brasileira, mas como eu ainda não sei.


Beijos e otimo FDS para você.

Anônimo disse...

É isso aí, Annie, concordo com o que vc falou. Indíces baixíssimos de IDH, carência na educação, etc, não vou relacionar novamente os itens colocados por vc.
Porém com o afastamento do Renan foi aberta uma fresta e a Polícia Federal pôde entrar em nosso Estado (coisa que não fazia antes pois o Calheiros bloqueava), e grandes, gordas e velhas raposas políticas foram alvejadas pela Operação Taturana. Isto é um grande ponto no tocante a novos pensamentos, mostrar que "eles" são humanos, são tangíveis, também podem andar na viatura policial, serem algemados, é um novo tempo.
Eu acredito que acabar com tudo é um pouco difícil, mas, como disse antes, há uma luz no fim do túnel!
Há o outro lado, pode ser que sejam ações "pra inglês ver", mas ainda assim, se for este o caso, mesmo antes jamais houve algo parecido, mesmo que seja pra inglês ver.