Considerações sobre a enquete realizada no período de a 01 a 22 de dezembro de 2007.
Por qual motivo realizar uma enquete?
Uma enquete, sendo uma pesquisa metódica e baseada na opinião das pessoas, é um instrumento considerável quando precisamos verificar as intenções ou a opinião das pessoas sobre um determinado assunto ou tema.
Com uma pergunta breve e a disponibilização de quatro a cinco respostas, também curtas (e hipotéticas), uma enquete pode oferecer as pistas para uma investigação mais aprofundada sobre um determinado tema.
Qual a temática que nos conduziu a realizar esta enquete?
Com o avanço das TIC e a sua inclusão no meio educacional, muitas dúvidas surgem, principalmente entre os educadores e gestores. Decidimos então iniciar uma série de enquetes sobre as Novas Tecnologias aplicadas ao meio educacional, iniciando com o desejo de observar até que ponto as pessoas visualizam a inclusão das TIC como auxiliares do processo ensino-aprendizagem.
Evidentemente que uma enquete não é uma pesquisa aprofundada, e que muitos outros pontos devem ser observados para que possamos dar um ar de cientificidade ao tema e ao problema. Numa enquete é o senso comum que muitas vezes prevalece.
Outro ponto importante a ser analisado é que ainda existe certo “receio” por parte dos internautas, que se reservam de opinar ou de manifestar seu pensamento. É impressionante como se multiplicam os acessos e o tráfego de informações na Internet, mas ainda é pequeno o número de participações efetivas em enquetes, pesquisas, fóruns abertos e outros meios de promoção a interatividade – algo que a cada dia mais se busca, no meio da web.
A questão da enquete inicial foi: Você acha que as novas tecnologias facilitam o processo de aprendizagem?
No período de 01 a 22 de dezembro de 2007 tivemos a participação de 18 internautas, distribuindo suas opiniões nas respostas a seguir, que seguem comentadas:
1ª resposta: Sim. 11 Votos. (Equivalente a 61%). Esta resposta pode parecer muito simplista, mas reflete uma opinião muitas vezes superficial dos participantes. Mas por outro lado aponta o crédito que muitas pessoas estão dando para esta ferramenta.
2ª resposta: Não. Número de votos: 0 (Equivalente a 0%). Ninguém opinou nesta alternativa, mas devemos levar em conta o público que têm acesso a este tipo de informação ou recurso. Evidentemente que as camadas menos favorecidas da população têm (mesmo que em número reduzido) acesso a internet, mas suas opções não percorrem sites de formação. A maioria dos acessos em Lan House e Cyber Café é para sites de Games ou de comunidades de relacionamento (Orkut).
3ª resposta: Em alguns casos. Exige maturidade. 7 votos. (Correspondendo a 38%). Esta resposta, apesar de um percentual relativamente inferior a 1ª resposta, aponta para uma realidade: quem escolheu esta alternativa têm acesso e conhecimento da realidade brasileira sobre a questão proposta. O que se observa (e faremos uma enquete sobre isso) é que a maioria das pessoas (crianças, jovens e adultos) em alguma realidade escolar não consegue observar a Internet como um veículo de formação e informação, ou não consegue usar com eficiência esta ferramenta (se perdendo na “navegação”). A Internet, me muitos casos, é vista como mais um meio de entretenimento.
4ª resposta: Em poucos casos. Não estamos preparados. Número de votos: 0 (Equivalente a 0%). A participação nula nesta resposta também reflete o público participante da enquete. Como não há espaço para considerações ou justificativas, apenas para a escolha de uma resposta, podemos – hipoteticamente – pensar que os participantes são pessoas que têm certo conhecimento sobre a realidade do uso da Internet no meio educacional.
Considerando o tempo/espaço utilizado para a realização desta enquete podemos perceber que há um grande campo para pesquisa e investimento nesta área, já que as TIC estão se multiplicando (e os acessos também). Não há como fugir desta realidade.
Não podemos considerar esta questão encerrada, nem muito menos podemos dizer que já concluímos todas as considerações. Desejamos é que outros possam contribuir com suas observações...
Até a próxima enquete!
Por qual motivo realizar uma enquete?
Uma enquete, sendo uma pesquisa metódica e baseada na opinião das pessoas, é um instrumento considerável quando precisamos verificar as intenções ou a opinião das pessoas sobre um determinado assunto ou tema.
Com uma pergunta breve e a disponibilização de quatro a cinco respostas, também curtas (e hipotéticas), uma enquete pode oferecer as pistas para uma investigação mais aprofundada sobre um determinado tema.
Qual a temática que nos conduziu a realizar esta enquete?
Com o avanço das TIC e a sua inclusão no meio educacional, muitas dúvidas surgem, principalmente entre os educadores e gestores. Decidimos então iniciar uma série de enquetes sobre as Novas Tecnologias aplicadas ao meio educacional, iniciando com o desejo de observar até que ponto as pessoas visualizam a inclusão das TIC como auxiliares do processo ensino-aprendizagem.
Evidentemente que uma enquete não é uma pesquisa aprofundada, e que muitos outros pontos devem ser observados para que possamos dar um ar de cientificidade ao tema e ao problema. Numa enquete é o senso comum que muitas vezes prevalece.
Outro ponto importante a ser analisado é que ainda existe certo “receio” por parte dos internautas, que se reservam de opinar ou de manifestar seu pensamento. É impressionante como se multiplicam os acessos e o tráfego de informações na Internet, mas ainda é pequeno o número de participações efetivas em enquetes, pesquisas, fóruns abertos e outros meios de promoção a interatividade – algo que a cada dia mais se busca, no meio da web.
A questão da enquete inicial foi: Você acha que as novas tecnologias facilitam o processo de aprendizagem?
No período de 01 a 22 de dezembro de 2007 tivemos a participação de 18 internautas, distribuindo suas opiniões nas respostas a seguir, que seguem comentadas:
1ª resposta: Sim. 11 Votos. (Equivalente a 61%). Esta resposta pode parecer muito simplista, mas reflete uma opinião muitas vezes superficial dos participantes. Mas por outro lado aponta o crédito que muitas pessoas estão dando para esta ferramenta.
2ª resposta: Não. Número de votos: 0 (Equivalente a 0%). Ninguém opinou nesta alternativa, mas devemos levar em conta o público que têm acesso a este tipo de informação ou recurso. Evidentemente que as camadas menos favorecidas da população têm (mesmo que em número reduzido) acesso a internet, mas suas opções não percorrem sites de formação. A maioria dos acessos em Lan House e Cyber Café é para sites de Games ou de comunidades de relacionamento (Orkut).
3ª resposta: Em alguns casos. Exige maturidade. 7 votos. (Correspondendo a 38%). Esta resposta, apesar de um percentual relativamente inferior a 1ª resposta, aponta para uma realidade: quem escolheu esta alternativa têm acesso e conhecimento da realidade brasileira sobre a questão proposta. O que se observa (e faremos uma enquete sobre isso) é que a maioria das pessoas (crianças, jovens e adultos) em alguma realidade escolar não consegue observar a Internet como um veículo de formação e informação, ou não consegue usar com eficiência esta ferramenta (se perdendo na “navegação”). A Internet, me muitos casos, é vista como mais um meio de entretenimento.
4ª resposta: Em poucos casos. Não estamos preparados. Número de votos: 0 (Equivalente a 0%). A participação nula nesta resposta também reflete o público participante da enquete. Como não há espaço para considerações ou justificativas, apenas para a escolha de uma resposta, podemos – hipoteticamente – pensar que os participantes são pessoas que têm certo conhecimento sobre a realidade do uso da Internet no meio educacional.
Considerando o tempo/espaço utilizado para a realização desta enquete podemos perceber que há um grande campo para pesquisa e investimento nesta área, já que as TIC estão se multiplicando (e os acessos também). Não há como fugir desta realidade.
Não podemos considerar esta questão encerrada, nem muito menos podemos dizer que já concluímos todas as considerações. Desejamos é que outros possam contribuir com suas observações...
Até a próxima enquete!
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