quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Momento transformador para a educação brasileira

Compartilho aqui o registro que, nos dias 15 a 17 de outubro de 2025, estive presente no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participando da 2ª Expo RIEH, evento promovido pela Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH) e 1º Encontro de Rede de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa integra a política nacional de recuperação das aprendizagens e busca impulsionar a combinação de atividades presenciais com estratégias digitais e inovadoras em âmbito nacional. Durante a abertura oficial do evento, tive a honra de representar o reitor da Ufal na mesa de abertura, contribuindo para as reflexões iniciais sobre os rumos da educação híbrida no país.

Na mesa de abertura, foram discutidos temas centrais para garantir o direito à educação a jovens do ensino médio, bem como os desafios e oportunidades da implementação da modalidade híbrida. A discussão enfatizou que a educação híbrida não compete com o trabalho dos professores, mas amplia o seu alcance, promovendo novos formatos pedagógicos e possibilidades de aprendizagem.



Entre os pontos destacados: 
  • A necessidade de políticas de formação continuada para que docentes possam mediar com segurança ambientes presenciais e virtuais; 
  • O entendimento de que a modalidade híbrida precisa ser planejada com coerência, para oferecer aos estudantes não apenas acesso à sala de aula física, mas também à pluralidade de caminhos que o digital permite; 
  • A relevância da RIEH como estratégia institucional consolidada nos decretos e portarias federais (Decreto n.º 11.079/2022, renovado pelo Decreto n.º 12.391/2025 e Portaria n.º 865/2022), que oferece suporte técnico, estrutural e tecnológico aos sistemas de ensino que aderem à iniciativa. 
Este momento reafirma a importância de estarmos engajados diretamente nas discussões e formulações de políticas públicas que efetivamente impactam a educação brasileira — especialmente em contextos tão transformadores como o híbrido. Estar à mesa mais uma vez representando a Ufal, foi uma responsabilidade que abracei com compromisso, pois acredito que, juntos, podemos alicerçar práticas educacionais mais inclusivas, flexíveis e de qualidade para o futuro do país.

Hoje e amanhã serão realizadas oficinas e debates temáticos que devem aprofundar ainda mais os conceitos e estratégias para implementação local.


Nenhum comentário: