terça-feira, 18 de outubro de 2022

A gamificação em aulas de Biologia no Ensino Médio: delineando o planejamento de uma sequência didática

Publicados os anais do VII Seminário Web Currículo


Nos anais está publicado o trabalho apresentado: A GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: DELINEANDO O PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Autores: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maviael Lucas da Silva Escola de Referência em Ensino Médio de Panelas (EREMPA) e Daniele Gonçalves Bezerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL) daniele.bezerra@icbs.ufal.br 

Resumo: Nos últimos anos a gamificação tem ganhado espaço nas atividades acadêmicas, seja em sua incorporação na sala de aula, seja nas investigações científicas em cursos de pós-graduação stricto sensu. Neste artigo, recorte de uma dissertação defendida junto a um programa de pós-graduação profissional em um estado do Nordeste, utiliza-se a gamificação enquanto estratégia metodológica, compreendendo que ela utiliza os elementos inerentes aos jogos digitais, dentro de um contexto externo a eles. Nesta investigação, a gamificação foi incorporada como uma metodologia de ensino de Biologia no ensino médio para o tema animais vertebrados. Aqui são apresentados os meios que permitiram o desenvolvimento da gamificação, como também a identificação de seus elementos. 

Palavras-chave: Gamificação. Metodologia. Inovação. Ensino de Biologia.


Disponível em: 


Nenhum comentário: