quarta-feira, 27 de julho de 2022

A eficácia da gamificação para o envolvimento dos estudantes no ensino à distância

 A eficácia da gamificação para o envolvimento dos estudantes no ensino à distância


Novo capítulo de autoria de Fernando S. C. Pimentel (Universidade Federal de Alagoas, Brasil), Daniel A. M. de Barros (Universidade Federal de Alagoas, Brasil), Janaina M. da Silva (Universidade Federal de Alagoas, Brasil), Emerson M. P. da Silva (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) e Margarida M. Marques (Centro de Pesquisa em Didática e Tecnologia na Educação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal)

Capítulo disponível em: Handbook of Research on the Influence and Effectiveness of Gamification in Education (Manual de Pesquisa sobre a Influência e Eficácia da Gama na Educação)

Resumo: Este capítulo apresenta uma pesquisa quantitativa que analisa a eficácia da gamificação em um curso de graduação de matemática à distância. Primeiro, foi discutido o crescimento da cultura dos jogos digitais e o desenvolvimento da gamificação a partir de uma perspectiva metodológica. Em seguida, são apresentados os fundamentos relativos à gamificação no ensino à distância. Metodologicamente, a pesquisa seguiu os passos da pesquisa feita por Rahman, Ahmad e Hashim com algumas adaptações são indicadas neste capítulo. O instrumento de coleta de dados utilizado para esta investigação consistiu em um questionário para 37 estudantes. Os dados da pesquisa sugerem que a gamificação promoveu o engajamento dos estudantes no aprendizado. Conclui-se que as categorias apresentadas no estudo indicam que os estudantes percebem a gamificação como uma alternativa para criar aulas mais dinâmicas e promover o aprendizado.

Disponível em: https://doi.org/10.4018/978-1-6684-4287-6.ch006

Nenhum comentário: