quarta-feira, 7 de outubro de 2020

"Escola em todo lugar" foi registrado pelo INPI

Com muita alegria registramos que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) certificou o aplicativo "Escola em todo lugar", desenvolvido por  Cleber Tiago de Menezes, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Janaina Maria da Silva, Lucas Tadeu Moura de Santana e Maria da Paz Elias da Silva, como ação de extensão fomentada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas. 

O projeto tinha como meta o planejamento, desenvolvimento e implantação de um aplicativo para smartphone (app) para a comunicação das Secretarias de Saúde e Educação do município alagoano de Rio Largo com as crianças da  Escola Municipal de Educação Básica Industrial Luigi Bauducco, orientando para o combate ao Covid-19, como também possibilitando que professores dêem, de certa forma, continuidade às atividades de ensino com a proposta de temas e atividades do currículo essencial em elaboração pela Secretaria de Educação. 

No contexto do isolamento social imposto pela situação de pandemia, o foco do projeto está em colocar nas mãos das crianças, adolescentes e seus familiares, conteúdo informativo e formativo de qualidade. Se cada aluno do município recebe informações de qualidade no combate ao Covid-19, já se torna um disseminador de boas práticas. O app foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Educação, vinculados ao Curso de Pedagogia, como também aos Programas de Pós-graduação desta Unidade Acadêmica, além de bolsistas do Instituto de Computação e do Centro de Educação.

O registro do aplicativo pelo INPI significa o reconhecimento do compromisso que temos com a Educação, além do fato de garantir o registro no Brasil, e perante os demais 137 países membros do Acordo da União de Paris.

O Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais Ufal, entre suas atividades de pesquisa, investiga a relação entre os jogos digitais com a educação em seus diferentes níveis e setores de aplicação, desenvolvendo ações formativas, novos artefatos e pesquisas sobre os processos de construção do conhecimento contextos multi e interdisciplinar.

Conheça mais sobre o grupo de pesquisa clicando aqui.




Um comentário:

Unknown disse...

A palavra é gratidão seguida de uma satisfação enorme por ter contribuído para chegarmos até aqui. Ao coordenador do projeto, prof. Fernando meu muito obrigada e aos demais participante também.