segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Wikinomics - O que você acrescentaria a este post?

Wikinomics - O que você acrescentaria a este post?


Até que ponto já nos tornamos pessoas em colaboração?

Até quando as empresas continuaram investindo milhões de dólares em suas estruturas hierárquicas fechadas? Quantas empresas e instituições fecham (ou quebram) por não estarem abertas a idéias de seus colaboradores/funcionários ou clientes?

Nos últimos dias, estudando sobre processos de colaboração, aprendizagem colaborativa e interação colaborativa, me detive na leitura do livro WiKINOMICS: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio, de Don Tapscott e Anthony Williams.

O livro é interessante, até pelo fato de que os autores apresentam vários momentos históricos para demonstrar como a "cultura da colaboração" ou peering – "uma maneira de produzir bens e serviços que dependem totalmente de comunidades auto-organizadas e igualitárias de indivíduos que se unem voluntariamente para produzir um resultado compartilhado (p.89).


A visão de um negócio, de uma empresa, com seu código fonte aberto ou com a abertura para que pessoas não vinculadas a instituição é uma das idéias do livro que, no mínimo, nos faz questionar sobre a forma de como concebemos a nossa vida nesta planeta que denominamos TERRA.

Falando sobre os trabalhos desenvolvidos por meio da Wikipedia (http://www.wikipedia.com/), Tapscott e Williams apresentam o grande crescimento desta forma de socialização do conhecimento em colaboração, sem excluir seus prováveis erros e os diversos questionamentos da academia, ao mesmo tempo em que relata o caso de professores que estão construindo o conteúdo de suas disciplinas em colaboração – até mesmo com a colaboração de seus alunos – é uma revolução copernica!

Bem, gostaria de indicar o livro, mesmo para aqueles que não estão estudando sobre processos de interação e colaboração, mas principalmente para alunos de história e de pessoas envolvidas com gestão e gestão do conhecimento. No Brasil o livro está disponível pela editora Nova Fronteira (2007)

E aproveitando a idéia do professor de Inglês Matt Barton (St Cloud State Univertity) sobre colaboração, estou realizando um "teste" (uma pequena pesquisa) e abro espaço para os leitores deste blog com a seguinte pergunta:

O que você acrescentaria a este comentário deste blog?

O que temos a dizer sobre peering?

Vamos ver até que ponto já nos tornamos pessoas em colaboração?
Participe. Clique em COMENTÁRIOS, ou envie sua contribuição para:

Nenhum comentário: