Acabo de participar do I Simpósio Alagoano de Pesquisa em Ensino (I SIMAPE), uma ocasião singular de encontro entre pesquisadores, docentes e estudantes apaixonados por formação docente e inovação pedagógica. Minha participação ocorreu na mesa-redonda dedicada à pós-graduação em ensino na Ufal, um espaço de diálogo produtivo sobre caminhos, desafios e possibilidades da formação avançada na nossa instituição.
Ao meu lado, compuseram a mesa os seguintes docentes convidados: Profa. Dra. Ana Paula Fernandes, Prof. Dr. Ivanderson Pereira da Silva e Prof. Dra. Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque.
A troca de experiências foi rica e estimulante. Discutimos trajetórias de pesquisa, vigilantemente sobre a qualidade e relevância dos programas de pós-graduação em ensino, práticas metodológicas, interfaces entre ensino, pesquisa e extensão, bem como as perspectivas de formação de docentes para os cenários atuais e futuros. Foi especialmente significativo para mim, enquanto novo coordenador do polo Renoen na Ufal, experimentar esse momento de convivência intelectual: um espaço de escuta, questionamento e construção compartilhada de ideias que fortalecem nossa prática de coordenação, bem como o compromisso com a formação de professores que atuam com responsabilidade, criatividade e cuidado.
Notas sobre a mesa-redonda:
- Tópicos discutidos incluíram caminhos de formação, avaliação de impactos da pós-graduação no campo educacional, e estratégias para ampliar a articulação entre pesquisa acadêmica e prática pedagógica.
- As intervenções dos colegas trouxeram perspectivas diversas que enriqueceram a construção coletiva de políticas e práticas para a formação continuada de docentes.


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