É com prazer que compartilho uma reflexão publicada recentemente na revista Saber Ufal. Intitulada Formar professores na dimensão da inteireza: arte, resistência e esperança no Ichica Ufal, a matéria oferece uma importante perspectiva sobre o compromisso da formação docente para além de técnicas e conteúdos, enfatizando a dimensão humana, ética e estética da profissão.
Nesta leitura, proponho pensar a formação de professores como um processo centrado na inteireza: a integração de saberes, saberes fazeres e saberes ser, entendida como prática emancipada, criativa e responsável. Reflito sobre como arte, resistência e esperança constroem caminhos possíveis para a atuação pedagógica, especialmente em tempos desafiadores, em que a educação precisa de vontade de transformar, cuidado com o outro e imaginação para sonhar novas formas de aprender e ensinar.
Convido você a acessar a matéria pelo link: https://www.seer.ufal.br/index.php/saberufal/issue/view/827/423
Por que ler?
- Aborda uma visão integrada da formação de docentes, conectando teoria, prática e ética pedagógica.
- Propõe um vocabulário rico para discutir questões de currículo, inclusão, diversidade e participação cidadã na escola.
- Oferece insights que podem embasar suas leituras, projetos de estágio, monografias e debates em tutoria.
Como você pode aproveitar:
- Compartilhar o artigo com colegas de curso, grupos de pesquisa e redes de educação que você acompanha.
- Anotar trechos que dialoguem com suas experiências de estágio ou com temas que você está desenvolvendo.
- Refletir sobre como incorporar, na sua prática, conceitos de arte, resistência e esperança, buscando uma formação mais plena e sensível.
Boa leitura a todos e até breve!


Nenhum comentário:
Postar um comentário