sexta-feira, 31 de maio de 2024

Uma proposta de política pública para evasão nos cursos de Licenciatura de Ciência da Natureza e Matemática

Resumo: A evasão no Ensino Superior é um fenômeno preocupante. Os cursos de Licenciatura de Ciências da Natureza e Matemática apresentam indicadores alarmantes. Assim sendo, neste trabalho, teve-se como objetivo apresentar uma proposta de política pública que contribui para a diminuição da evasão nos referidos cursos. A fundamentação teórica está baseada em três eixos estruturantes: literatura sobre evasão, Teoria da Mudança (TDM) e Diagrama de Ishikawa. Em termos metodológicos, parte-se do Design Science Research (DSR), e o artefato final é um diagrama estruturado e flexível para subsidiar a gestão pública. Foram utilizadas ferramentas para a delineação do problema e para a estruturação da proposta. A partir das ferramentas metodológicas, elaborou-se um desenho para a redução da evasão no Ensino Superior. O artefato foi criado e pensado para ser empregado por gestores que possam utilizá-lo como modelo de ideia para a sua aplicação, conforme sua realidade local.

Palavras-chave: Evasão. Teoria da Mudança. Política pública.



Nunes, N. da S., Antonelli-Ponti, M., Pimentel, F. S. C., & Silva, A. P. da. (2024). Uma proposta de política pública para evasão nos cursos de Licenciatura de Ciência da Natureza e Matemática. Práxis Educativa, 19, 1–21. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22737.053


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