É complexo para um docente desenvolver/planejar e executar uma escape room como uma proposta de aprendizagem?
Na última quinta-feira do mês de março, com mestrandos e doutorandos do PPGE e de outros programas de pós da Ufal, desenvolvi uma escape room que tinha como tema a tecnologia. É preciso registrar que na disciplina Recursos Digitais Educacionais (PPGE/Ufal), estamos utilizando como metodologia para a dinamização das aulas o Problem Based Learning (PBL), mas em todas as aulas, além da discussão e aprofundamento dos temas por meio do PBL, temos a experiência com vários recursos. E desta vez a escape room foi a escolhida, na perspectiva da aprendizagem baseada em jogos digitais.
Com alguns desafios, com algumas dicas, regras e uma "pitada" de entretenimento, os estudantes eram inseridos na proposta, com o tempo determinado de 30 minutos. Divididos em grupos, um deles conseguiu vencer os desafios propostos, restando 24 segundo para a conclusão do tempo. A imersão foi uma marca registrada, e o aprendizado foi relevante, articulando as leituras com a prática.
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