sexta-feira, 29 de abril de 2022

Afetividade nos processos de ensinar e aprender


No início das atividades do Programa Institucional de Fomento e Indução da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL) estarei hoje proferindo a Aula Inaugural no Auditório Graciliano Ramos da UFAL – Campus do Sertão (Sede).

 

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Escape room planning, development, and evaluation in higher education

New article published and available at: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/62738

Escape room (EER) planning, development, and evaluation in higher education

Abstract: Several experiences with games are being implemented in higher education, such as the Escape room (ER). Being characterized as a genre of games with the use of elements such as puzzles, challenges, setting and narrative, in the possibility of promoting motivation, collaboration and cooperation. In this sense, this Systematic Literature Review aims to identify the processes of planning, development and evaluation of Escape room in higher education. To perform the SLR analysis software was used. 520 studies were extracted from various knowledge databases. After the processes of identification, screening, selection and quality, the number of 29 studies was delimited. The experiences reported have a predominance for the area of health, engineering, architecture and pedagogy, but no methodological path for planning and evaluation is indicated. We found that 86% carried out physical ER. There is a need for studies on teaching competencies and ER for learning assessment.

Keywords: Systematic review. Escape room. Digital games. Learning.

Planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room (EER) no ensino superior

Novo artigo publicado: PIMENTEL, F. S. C.; SILVA, E. M. P. ; SILVA, J. M. . Planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room (EER) no ensino superior. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 4, p. 230-246, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/62738

Resumo: Várias experiências com jogos estão sendo implementadas no ensino superior, como as Escape room (ER). Sendo caracterizada como um gênero dos com o uso de elementos como enigmas, desafios, ambientação e narrativa, na possibilidade de promover a motivação, colaboração e cooperação. Nesse sentido, essa Revisão Sistemática de Literatura tem o objetivo de identificar os processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room educacional no ensino superior. Para executar a RSL foram utilizados softwares de análise. 520 estudos foram extraídos de diversas bases de dados de conhecimento. Após os processos de identificação, triagem, seleção e qualidade, foi delimitado o número de 29 estudos. As experiências relatadas têm predominância para a área da saúde, engenharia, arquitetura e pedagogia, mas não se indica um caminho metodológico de planejamento e avaliação. Encontramos que 86% realizaram ER físicas. Há necessidade de estudos sobre as competências docentes e a ER para avaliação da aprendizagem.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Call for papers - Indagatio Didactica


A Revista Online com revisão dupla e cega de pares
 Indagatio Didactica está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 14, número regular de julho de 2022.

Datas importantes:

– Submissão das propostas: até 6 de maio de 2022

– Notificações aos autores: até 9 de junho de 2022

– Submissão dos artigos finais: até 4 de julho de 2022

As Normas para os autores encontram-se em https://proa.ua.pt/index.php/id/about/submissions, assim como o template.

As submissões devem ser remetidas para o mail da Revista, de-indagatio.didactica@ua.pt, ou submetidas na plataforma PROA.

Link da revista: https://proa.ua.pt/index.php/id/index

Webinar | Valor educativo de jogos mobile – escala rápida de avaliação


No próximo dia 30 de abril, de 10h às 13h (Horário de Lisboa), a Profa. Dra. Margarida M. Marques irá dinamizar o webinar “Valor educativo de jogos mobile – estava rápida de avaliação”, onde apresentará e discutirá resultados de investigação alcançados no âmbito do projeto EduPARK.

Esta iniciativa insere-se na Unidade Curricular de Seminário de Orientação do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, e está aberta à comunidade, mediante inscrição através do seguinte URL: https://forms.gle/6msP9VAsNv13oMC1A  

domingo, 3 de abril de 2022

Escape Room na prática

É complexo para um docente desenvolver/planejar e executar uma escape room como uma proposta de aprendizagem?

Na última quinta-feira do mês de março, com mestrandos e doutorandos do PPGE e de outros programas de pós da Ufal, desenvolvi uma escape room que tinha como tema a tecnologia. É preciso registrar que na disciplina Recursos Digitais Educacionais (PPGE/Ufal), estamos utilizando como metodologia para a dinamização das aulas o Problem Based Learning (PBL), mas em todas as aulas, além da discussão e aprofundamento dos temas por meio do PBL, temos a experiência com vários recursos. E desta vez a escape room foi a escolhida, na perspectiva da aprendizagem baseada em jogos digitais.


Com alguns desafios, com algumas dicas, regras e uma "pitada" de entretenimento, os estudantes eram inseridos na proposta, com o tempo determinado de 30 minutos. Divididos em grupos, um deles conseguiu vencer os desafios propostos, restando 24 segundo para a conclusão do tempo. A imersão foi uma marca registrada, e o aprendizado foi relevante, articulando as leituras com a prática.

A dinâmica dos mapas conceituais na apropriação do conhecimento

Na semana passada dei início às minhas aulas na graduação em Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas, com a turma do primeiro período (os feras!).

Uma turma muito animada e participativa, no turno matutino, composta por 38 estudantes.

Nossa disciplina, que estuda sobre as possibilidades e os limites da integração das tecnologias digitais no contexto da sala de aula, segue uma dinâmica gamificada, tendo como narrativa a Liga da Justiça. E logo na primeira semana de aula os estudantes tiveram que encarar dois desafios, quando eles têm a possibilidade de mostrar que estão engajados nos objetivos propostos para a disciplina.

Como proposta de desafio, elaborei duas questões que deveriam culminar com a entrega de mapas conceituais sobre textos que indiquei a leitura. Tenho trabalhado com mapas conceituais faz muito tempo, mas sempre me encanto com as possibilidades, com o visual de como os estudantes percorrem os textos e como eles apresentam àquilo que estão aprendendo. E me encanta ver como, dos mesmos textos, não se produz nenhum mapa conceitual igual ao outro.

Aqui abaixo apresento alguns exemplos. O tema dos dois textos que deveriam ser lidos transitava entre currículo, tecnologia e cultura digital.






Amanhã temos aula, e novos desafios.