Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a utilização da gamificação por 9 estudantes, sujeitos participantes da pesquisa, como estratégia para realizar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido em uma disciplina a distância, apoiados pelos recursos digitais: aplicativo ZOOM, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o aplicativo WhatsApp. A metodologia é qualitativa e o tipo da pesquisa se trata de um estudo de caso, resultante da utilização da gamificação em uma atividade. Os recursos digitais utilizados foram o AVA e o Google Forms, onde foi desenvolvida a atividade gamificada. O fórum de discussão foi o instrumento utilizado para coleta de dados. Ao final, os resultados apontaram que, a estratégia de gamificação, desenvolvida em uma lógica sequenciada, possibilita realizar uma avalição processual, considerando todo o processo de uma disciplina on-line, mas, que é possível realizar outros tipos de avaliação como a diagnóstica e a mediadora.
Palavras-chave: Avaliação.Aprendizagem.Gamificação
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/56695
Nenhum comentário:
Postar um comentário