segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A contribuição da gamificação no processo de avaliação para a aprendizagem

 


Resumo: Esta  pesquisa  teve  o  objetivo  de  analisar a  utilização  da  gamificação  por  9  estudantes, sujeitos participantes da pesquisa, como estratégia para realizar a avaliação do processo de  ensino-aprendizagem.  O  estudo  foi  desenvolvido  em  uma  disciplina a  distância, apoiados  pelos  recursos  digitais:  aplicativo  ZOOM,  ambiente  virtual  de  aprendizagem (AVA)  e  o  aplicativo  WhatsApp.  A  metodologia  é  qualitativa  e  o  tipo  da  pesquisa  se trata  de  um  estudo  de  caso,  resultante  da  utilização  da  gamificação  em  uma  atividade. Os recursos digitais utilizados foram o AVA e o Google Forms, onde foi desenvolvida a atividade  gamificada.  O  fórum  de  discussão  foi  o  instrumento  utilizado  para  coleta  de dados. Ao final, os resultados apontaram que, a estratégia de gamificação, desenvolvida em  uma  lógica  sequenciada,  possibilita  realizar  uma avalição  processual,  considerando todo  o  processo  de  uma  disciplina  on-line,  mas,  que  é  possível  realizar  outros  tipos  de avaliação como a diagnóstica e a mediadora. 

Palavras-chave: Avaliação.Aprendizagem.Gamificação

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/56695

Nenhum comentário: